Insolação: entenda como tratar e evitar a queimadura solar

Insolação: entenda como tratar e evitar a queimadura solar | ADCOS

Dias solares e céus limpos são os favoritos para a maioria das pessoas. Programas ao ar livre, a possibilidade de usar roupas mais frescas e fugir da rotina das cidades são ótimas formas de desestressar e manter uma boa qualidade de vida. No entanto, há quem exagere um pouco e acabe sofrendo com consequências da exposição solar excessiva sem proteção. Esse é o caso da insolação, que pode surgir quando estamos atrás do bronze perfeito ou simplesmente esquecemos de usar um bom protetor solar. Pensando nisso, a ADCOS irá explicar e te ajudar a entender tudo sobre a insolação: como acontece, como tratar e evitar, e quais são suas consequências.

O que é a insolação?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) define a insolação como um processo inflamatório intenso. Assim, as queimaduras na pele podem ter diferentes estágios. Você provavelmente já foi à praia e, seja pelo horário ou por não usar o protetor solar de forma adequada, viu a pele ficar mais avermelhada e quente. Essa é a chamada “fase inicial”, uma queimadura de primeiro grau. Nesse caso, é comum a pele, também, arder com o toque.

Com a insolação, ocorre o processo de eliminação da pele morta de forma mais precoce, deixando as camadas mais profundas expostas. A partir daí, a pele começa a descascar, o que pode render um aspecto incômodo, tanto visual, quanto ao bem-estar corporal, e pode também deixar marcas.

Por isso, é de suma importância que você utilize diferentes métodos em conjunto para evitar a insolação. Afinal, a exposição solar frequente e sem proteção pode acarretar em problemas ainda mais graves, desde manchas, e até o câncer de pele, que pode ser fatal. Temos um conteúdo exclusivo sobre tudo sobre a doença, que ainda é tão frequente no Brasil, e você pode conferir em detalhes formas de prevenção clicando aqui!

Como cuidar da pele após insolação

Caso você já esteja sofrendo de insolação, a melhor opção é investir em muita hidratação. Por isso, recomendamos o Hidradefense Solution Bruma Hidratante, um hidratante facial em spray. Indicado para todos os tipos de pele, ele promove uma poderosa hidratação imediata e duradoura, com ação detox, refrescante, suavizante e que protege o colágeno da pele. Sua fórmula contém a ectoína, conhecida por ser a molécula da sobrevivência. Graças à ela, as células recebem uma explosão de vida, energizando a pele e garantindo proteção contra a poluição, stress e radiação solar.

Outra opção é o Hidrat Solution Leite Hidratante FPS 20, que, além de hidratar, também possui ação de proteção solar. Contém colágeno hidrolisado, aminoácidos essenciais, e pantenol, que deixa a pele mais hidratada. Assim, este dermocosmético auxilia no ressecamento (causado pela insolação) e envelhecimento precoce, conferindo uma textura macia e suave. Utilize após o banho, em todo o corpo, e massageie levemente até completa absorção.

Somada a hidratação, busque beber bastante água, e não esqueça de consultar o seu dermatologista de preferência para o tratamento e acompanhamento adequado da lesão.

Como evitar a insolação?

Como citado anteriormente, você deve investir em várias formas a fim de não sofrer com a insolação. A primeira delas é evitar horários de pico do sol, entre 10h e 15h. Programas ao ar livre, como caminhadas, prática de esportes e passeios em geral devem priorizar os horários com menor incidência solar (pela manhã, das 6h às 9h, e à tarde, das 16h às 18h). Essa dica deve ser seguida especialmente em épocas mais quentes do ano, como é o caso do verão.

Além disso, roupas e acessórios que cubram o corpo. Por exemplo, roupas de praia adaptadas para proteção solar. A SBD alerta para o tipo de tecido das roupas: o nylon, um tecido sintético, bloqueia somente 30% dos raios solares. Tanto para barracas de praia como vestimentas, o preferencial é que sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação UV. Existem, ainda, tecidos específicos para proteção solar com fator de proteção UV. Isso, é claro, sem abrir mão de chapéus e óculos de sol (que previnem cataratas e outras lesões nos olhos).

Inclua a fotoproteção na sua rotina diária para evitar a insolação | ADCOS

Inclua a fotoproteção na sua rotina diária para evitar a insolação | ADCOS

Use o protetor solar, sempre!

Além das roupas e horários adequados, o protetor solar continua sendo a forma essencial para evitar a insolação. E, nisso, a ADCOS tem expertise de quase 30 anos no mercado para que você não sofra com queimaduras. Confira os produtos perfeitos para manter a proteção prolongada, e prevenir o fotoenvelhecimento, manchas e afins.

> Filtro Solar FPS 40 Gel Creme

Uma excelente opção incolor e em textura gel creme, o Filtro Solar FPS 40 Gel Creme é recomendado para as peles mistas, normais e secas. Possui efeito mate e alta cobertura, garantindo proteção prolongada contra as ações dos raios solares. Oil-free e não comedogênico, é um dermocosmético vegano, não testado em animais, e fotoestável por seis horas. Além disso, sua fórmula hidrata e auxilia no combate aos radicais livres.

> Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80

Para quem gosta de alta cobertura e procura um protetor que possui funcionalidade de maquiagem que não derrete, o Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80 é a melhor solução. Com alto fator de proteção, ele auxilia também no tratamento de manchas e melasma. E, como fator importante para a hidratação da pele, contém ácido hialurônico em sua fórmula, preenchendo, também, rugas e linhas de expressão.

> Protetor Solar Fluid Shield Protection FPS 70

Para quem possui pele mista, ou tem preferência por texturas mais fluidas, o Protetor Solar Fluid Shield Protection FPS 70 possui alta proteção e combate os danos da poluição na pele. Seu tonalizante possui fácil adaptabilidade em diferentes tons de pele, e, contendo vitamina C em sua fórmula, proporciona uma pele radiante e iluminada.

> Loção Secativa FPS 30

Para a pele oleosa e acneica, a Loção Secativa FPS 30 é perfeita por não ter aspecto pegajoso. Além disso, ela auxilia no tratamento das espinhas e comedões, por possuir ácido lactobiônico como um dos principais ativos em sua fórmula. Auxilia no controle da oleosidade, previne as manchas e possui ação anti-inflamatória e antisséptica.

#FicaADica!

Nunca esqueça que o protetor solar deve ser aplicado, ao menos, 30 minutos antes da exposição ao sol. E, também, que ele deve ser sempre reaplicado após sudorese intensa ou contato com a água, mesmo que possua essa resistência. Isso garante que você aproveitará ao máximo toda a proteção indicada pelo dermocosmético.

É necessário também lembrar que os lábios necessitam de atenção especial com relação à proteção para isso. Para isso, a ADCOS conta como solução o Filtro Solar FPS 30 Labial, que possui alta proteção e de rápida absorção. Esse protetor labial proporciona ação antioxidante e hidratação profunda, além de ser resistente à água e ajudar na prevenção de enfermidades como a herpes labial. Ele age contra os raios nocivos do sol e das agressões diárias que provocam o ressecamento e envelhecimento dos lábios.

Óleo Seco é indicado para manter um bronzeado bonito e saudável | ADCOS

Óleo Seco é indicado para manter um bronzeado bonito e saudável | ADCOS

Para aqueles que procuram o bronzeado ideal e de forma saudável, o Sun Care Bio Bronze FPS 30, além de ser um protetor solar de alta proteção, também oferece um bronzeado seguro para a pele. Ele ativa e realça o bronzeado, com textura acetinada, e auxilia na hidratação da pele, deixando-a mais iluminada. Possui, ainda, ação anti-idade, antioxidante e antiglicante, sendo resistente à água, livre de óleos, fotoestável e indicado para todos os tipos de pele.

Para manter o bronzeado por igual, experimente também o Bio Bronze Natural Glow, especialmente para a pele do rosto. Esse dermocosmético proporciona um aspecto de bronzeado natural à pele, e sem a necessidade da exposição ao sol. Mas, não esqueça que, para a utilização, você deve lavar as mãos logo após a aplicação, evitando manchas indesejadas. Com o tempo, o bronzeado desaparece naturalmente e gradualmente, conforme o processo de renovação da pele.

E, por fim, não esqueça do Sun Care Óleo Seco Bio Bronze FPS 30! Esse é um protetor solar desenvolvido, também, para todos os tipos de pele. Ele cuida enquanto estimula o bronzeado natural, com ação anti-idade, textura em óleo com toque seco e rápida absorção. Seu resultado é uma pele hidratada e iluminada, perfeito para os dias típicos de verão.

Conheça outros conteúdos