Pele Mista: conheça os cuidados necessários para esse tipo de pele

A pele mista é aquela que não é oleosa nem seca. Sua principal característica é a oleosidade excessiva na zona T do rosto, que corresponde à testa, ao nariz e ao queixo, com poros dilatados nessa mesma região, e a normalidade ou ressecamento nas demais áreas da face. Por conta dessa diferença, ela requer cuidados especiais, e nós da ADCOS preparamos algumas dicas que você verá a seguir.

Como higienizar a pele mista

A higienização e tonificação são passos fundamentais para equilibrar a pele mista. A limpeza ajuda a desobstruir os poros e controlar a oleosidade da zona T, e o processo é recomendado duas vezes ao dia (de manhã e à noite). Para a pele mista é ideal encontrarmos sabonetes que hidratam ao mesmo tempo que controlam a oleosidade, devido a mistura de características que essa pele possui. Ou seja, não podemos nutrir demais esse tipo de pele e nem a ressecar, portanto, nada de extremos.

Os sabonetes líquidos ou em géis neutros são ideais para este tipo de pele. Uma ótima opção é o Gel de Limpeza Neutro, que remove resíduos de maquiagem (incluindo as resistentes à água), impurezas e protetor solar. Ele é livre de óleo, combate os radicais livres e não agride a pele. Outra opção é o Sabonete Iluminador com Vitamina C, um produto que refresca, hidrata e ilumina, com ação antioxidante, antienvelhecimento e antipoluição, retirando a oleosidade excessiva sem ressecar. Ele contém ativos hidratantes e agente de limpeza à base de Oliva, que promove suavidade e maciez, sendo ideal para peles desvitalizadas.

Equilíbrio do pH da pele

Para equilibrar a pele e prepará-la para a hidratação é indicado o uso de um tônico que equilibra o pH. Esse produto remove as impurezas mais profundas que ainda não foram removidas com a limpeza. Os tônicos devem ser aplicados com o auxílio de um algodão. Eles possuem ativos concentrados, e apenas algumas gotas fazem uma enorme diferença na pele, potencializando a ação do hidratante.

O Tônico Iluminador com Vitamina C revitaliza e ilumina a pele, estimulando o colágeno, prevenindo o envelhecimento e a flacidez da pele, além de equilibrar o pH. Possui ação antioxidante, combatendo os danos causados pelos radicais livres, controla a oleosidade da pele ao mesmo tempo que hidrata, devolve a radiância e reforça suas defesas naturais.

Pele Mista também necessita de hidratação

Após a tonificação da pele, o próximo passo é a hidratação da pele. Como a pele mista tem uma área oleosa e outra mais seca, é recomendado o uso de hidratantes que não aumentem a sua oleosidade (fórmulas livres de óleo), ao mesmo tempo que mantenham a região seca, hidratada. Ou seja, precisamos de um produto que equilibre essas características. Hidratar a pele estimula a renovação celular, evita o aparecimento de rugas e que sinais do envelhecimento precoce, além de ajudar a equilibrar a quantidade certa de água em nossa pele.

Para hidratar a região, basta aplicar o hidratante específico para o seu tipo de pele duas vezes ao dia, em movimentos circulares ascendentes sobre a pele do rosto, até completa absorção. Um hidratante super poderoso com Ácido Hialurônico em sua composição é o Aqua Sérum, uma ótima opção para peles mistas, pois sua textura aqua não é oleosa e ele ainda promove uma hidratação profunda de dentro para fora, restaurando a barreira natural da pele com 9 minerais e 10 aminoácidos hidratantes em sua fórmula.

Evite as linhas de expressão

Com o passar do tempo, a tendência é que a pele mista desidrate, perca a elasticidade e o viço. É comum também o aparecimento de linhas e rugas de expressão precocemente nas zonas mais secas deste tipo de pele. A epiderme acaba perdendo o brilho e a pele fica com a aparência envelhecida mais rápido, o que não é desejado. Essa é outra razão de porque a hidratação é fundamental. Nutrir a pele com produtos específicos com função hidratante é uma ótima alternativa, mas não se esqueça de consumir bastante água também.

Manter uma rotina de cuidados, seguindo todos os passos necessários para manter a pele bem tratada, retarda alguns sinais do envelhecimento da pele, como manchas, ressecamento, flacidez, rugas e linhas de expressão. Portanto, procure sempre seguir uma rotina com os passos essenciais para uma pele saudável e bonita.

Reduza os poros dilatados

Uma reclamação recorrente de quem tem pontos de oleosidade na pele são os poros dilatados aparentes. Isso ocorre porque o óleo, secretado pelas glândulas sebáceas e as células mortas, depositam-se ao redor dos poros, fazendo com que essa área fique inchada e os poros fiquem dilatados. No caso das pessoas que possuem a pele mista, a área oleosa (queixo, nariz e testa) tende a ter os poros visíveis e serem mais propícias a aparição de cravos e espinhas.

Você pode usar produtos que ajudam a reduzir e disfarçar os poros, como o Redutor de Poros da ADCOS. Este produto conta com uma moderna tecnologia que permite resultados visíveis logo após a primeira aplicação, desobstruindo os poros, reduzindo o brilho e conferindo efeito mate à pele.

Aplique máscaras faciais

As máscaras são uma ótima alternativa para hidratar peles mistas sem as deixar oleosas. A aplicação de máscaras hidratantes pode ocorrer 2 vezes na semana. Uma opção para quem tem esse tipo de pele é a Máscara de Safira, que deixa a epiderme visivelmente hidratada, iluminada e com aspecto saudável, além de ser apropriada para todos os tipos de pele. Ela contém a Ectoína, uma molécula super-resistente que promove hidratação imediata e persistente.

Use SEMPRE protetor solar

A exposição ao sol sem proteção pode ocasionar problemas de duas formas à pele mista. A área mais oleosa pode se tornar ainda mais sebosa quando exposta ao sol, porque a pele fica ressecada e as glândulas sebáceas tentam repor a hidratação, produzindo mais óleo. Já as áreas que são naturalmente mais secas podem tornar-se extremamente ressecadas. Esses são apenas dois problemas causados pela ausência do protetor, além de diversos outros que o sol sem proteção pode causar, como o câncer da pele. O uso do protetor solar torna-se, assim, indispensável, prevenindo o envelhecimento da pele e o aparecimento de manchas, formação precoce de rugas, linhas de expressão e também a flacidez.

Uma dica de protetor solar para peles mistas é a combinação Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80 e Protetor Solar Pó Compacto FPS 50 Tonalizante. Utilize o Stick FPS 80 antes de sair de casa para manter a uniformidade da pele e a alta proteção associada ao ácido hialurônico. No decorrer do dia, retoque o seu protetor solar com o Pó Compacto a cada 2 horas, reforçando assim a fotoproteção, além de deixar a pele sequinha, protegida e bonita.

Esfoliação

A esfoliação deve ser feita também em peles mistas e a frequência será sugerida pelo seu dermatologista, que costuma ser em torno de duas vezes na semana. É preciso tomar cuidado nas regiões secas e fazer esse passo com menos intensidade, porque esfoliar as áreas do rosto que são mais secas pode deixar a pele mais sensível e ressecada ou até provocar feridas. O Peeling de Hortelã Iluminador da ADCOS é um esfoliante físico que melhora a textura da pele, deixando-a mais lisa e luminosa. Ele é dermatologicamente testado e funciona em todos os tipos de pele.

Conheça outros conteúdos