Acne no verão: saiba como cuidar da sua pele e evitar as espinhas

Você sabe o que é acne solar? Ela aparece com mais frequência no verão, mas pode ser prevenida com alguns hábitos simples, como o uso de protetor solar. Nós separamos algumas dicas para você tratar sua pele nessa estação e garantir que ela fique livre da acne.

O que é a Acne Solar?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne solar é uma inflamação ocasionada pela mistura da oleosidade aumentada da pele e a exposição em excesso aos raios de sol. Ela se caracteriza por um quadro de espinhas que geralmente atingem áreas como o rosto, pescoço, ombros, tórax e costas.

O sol exerce um papel importante no surgimento deste tipo de acne, por isso ela recebe esse nome. A exposição em excesso aos raios solares agrava o quadro de acne porque faz a pele produzir mais oleosidade. Além disso, as queimaduras provocadas pela radiação diminuem as células de defesa e o uso de fotoprotetores não adequados para peles oleosas também agravam o quadro, como também destaca a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Como a exposição solar prejudica a pele?

Inicialmente, pode parecer que a exposição solar está fazendo bem para sua pele, mas as consequências podem aparecer a qualquer momento. Isso porque expor sua pele à radiação sem usar proteção, acaba a ressecando e logo depois vem o efeito rebote, que ocasiona a produção de sebo em excesso, como tentativa de reidratar a pele. Além disso, o suor, que aumenta nessa época, contribui para a obstrução dos poros e a inflamação cutânea, ocasionando a acne solar.

Como a acne solar pode se intensificar no verão?

Outro fator que pode causar a intensificação da acne solar no verão, além da exposição à radiação, é que acabamos passando mais tempo em piscinas e no mar. A água clorada e salgada também contribui para o ressecamento da pele, aumentam a produção de sebo e agravam os quadros de oleosidade. Por isso, é importante tomar uma ducha de água normal e hidratar a pele após sair da praia ou da piscina.

Como evitar que a acne surja no verão?

Os cuidados com proteção solar no verão devem ser redobrados, principalmente para quem já possui pele oleosa ou acneica. Evite exposição solar excessiva, de preferência para momentos de menor radiação solar (antes das dez e após as quatro da tarde). Use protetor solar de alto FPS e apropriado para seu tipo de pele, sempre reaplicando o produto a cada duas horas.

Além do uso de protetor solar, outros hábitos podem te ajudar a evitar que a acne surja nos dias quentes da estação. A higienização na medida certa e com um sabonete adequado, ajuda a remover o excesso de oleosidade e prevenir a acne. Hidratar a pele também é muito importante para mantê-la saudável e equilibrada. Não se esqueça que mesmo as peles oleosas precisam de hidratação (para saber mais sobre esse assunto, clique aqui).

Uma dieta saudável, com alimentos leves, baixo teor de açúcar e pouca gordura também ajuda a prevenir a acne solar. Vale lembrar que não espremer os cravos e as espinhas ajuda a não agravar as inflamações e deixar marcas.

Quais as melhores formas de tratar a acne que surge nessa estação?

O tratamento da acne solar geralmente é parecido com o da comum. O mais recomendado é procurar um dermatologista que será capaz de analisar o seu caso e indicar a melhor forma de cuidar da sua pele. Os produtos com texturas suaves, fluidas e em gel são os mais adequados para peles oleosas e acneicas. Ainda, alie aos seus hábitos de higienização e hidratação à tonificação e esfoliação da pele.

A aplicação de um protetor solar com toque seco, que ajude a controlar a oleosidade e com ativos seborreguladores, que aliam proteção e tratamento, pode ser uma ótima forma de tratar a acne que surge no verão e evitar que mais espinhas surjam. Também evite sobrecarregar seu rosto com produtos desnecessários ou com várias camadas de maquiagem e lembre-se de sempre removê-los de maneira adequada ao fim do dia.

Proteja e trate sua pele

Para proteger e tratar pele no verão, aposte nas texturas fluidas e na praticidade do pó compacto com fator de proteção. O Protetor Solar FPS 30 Fluid é ideal para as peles oleosas e acneicas, proporcionando redução da oleosidade e pele sem brilho por até 8h, além de possuir ativo seborregulador que auxilia no controle da acne. O Protetor Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto é perfeito para quem quer aliar proteção e efeito mate. Ele tem fórmula oil-free, é resistente à água, minimiza poros visíveis e linhas finas, previne o envelhecimento, as manchas e evita a desidratação da pele.

Acne Solution: poderosa ação no combate à acne

A linha Acne Solution, da ADCOS, reúne produtos que ajudam a combater à acne no verão e durante todo o ano. Desenvolvido especialmente para pele acneica ou com tendência à acne e espinha, o Tônico Secativo possui poderosa ação secativa e auxilia no controle da oleosidade. Para limpeza da pele, escolha o Sabonete Secativo, que higieniza, promove uma esfoliação suave, possui ação anti-inflamatória e antisseborreica. Aproveite, também, o Sabonete Antiacne, que previne e trata a acne, controla a oleosidade da pele sem ressecar e conta com poderosa ação secativa, cicatrizante e não resseca.

Tenha uma rotina de cuidados

Alguns produtos não podem deixar de fazer parte da sua rotina de cuidados com a pele para tratar a acne solar. Durante o dia, aplique a Loção Secativa FPS 30 Incolor, que além de proteger contra os efeitos da radiação na pele, atua em todas as etapas de formação da acne e excesso de sebo, tratando e prevenindo o aparecimento de novas lesões com toque ultra seco. À noite, utilize o Fluido Ultra Secativo, que promove renovação celular e melhora a textura da pele, controlando a oleosidade e desobstruindo os poros. Para reduzir rapidamente as imperfeições causadas pela acne, aplique o Gel Secativo Pontual diretamente sobre a acne duas vezes ao dia ou sempre que lavar o rosto.

Conheça outros conteúdos