O que é a Acne Solar?

A acne solar é uma inflamação ocasionada pela exposição em excesso aos raios de sol. Ela se caracteriza por um quadro de espinhas que geralmente atingem áreas como o rosto, pescoço, ombros, tórax e costas. As erupções resultantes da acne solar geralmente surgem alguns dias após a exposição intensa dessas regiões ao sol.

O sol exerce um papel importante no surgimento deste tipo de acne, por isso ela recebe esse nome. A exposição em excesso aos raios solares agrave o quadro de acne porque faz a pele produzir mais oleosidade. Além disso, as queimaduras provocadas pela radiação diminuem as células de defesa e o uso de fotoprotetores não adequados para peles oleosas também agravam o quadro.

Como ela prejudica a pele e como ela pode se intensificar no verão?

Inicialmente, pode parecer que a exposição solar está fazendo bem para sua pele, mas as consequências podem aparecer a qualquer momento. Isso porque expor sua pele à radiação sem usar proteção, acaba a ressecando e logo depois vem o efeito rebote, que ocasiona a produção de sebo em excesso, como tentativa de reidratar a pele. Além disso, o suor, que aumenta nessa época, contribui para a obstrução dos poros e a inflamação cutânea, ocasionando a acne solar.

Outro fator que pode causar a intensificação da acne solar no verão, além da exposição à radiação, é que acabamos passando mais tempo em piscinas e no mar. A água clorada e salgada também contribuem para o ressecamento da pele, aumentam a produção de sebo e agravam os quadros de oleosidade. Por isso, é importante tomar uma ducha de água doce e hidratar a pele, após sair da praia ou da piscina.

Como evitar que a acne surja no verão?

Devemos nos expor à radiação com muito cuidado e proteção, principalmente durante o verão e quem já possui pele oleosa ou acneica. Os melhores horários para tomar sol nessa época são antes das dez da manhã ou depois das quatro da tarde. Mesmo nesses períodos do dia, é imprescindível o uso de filtros solares apropriados para seu tipo de pele, sempre reaplicando o produto a cada duas horas.

Além do uso de protetor solar, outros hábitos podem te ajudar a evitar que a acne surja nos dias quentes da estação. A higienização na medida certa e com um sabonete adequado, ajuda a remover o excesso de oleosidade e prevenir a acneHidratar a pele também é muito importante para mantê-la saudável e equilibrada. Não se esqueça que mesmo as peles oleosas precisam de hidratação!

Uma dieta saudável, com alimentos leves, baixo teor de açúcar e pouca gordura também ajuda a prevenir a acne solar. Vale lembrar que não espremer os cravos e as espinhas ajuda a não agravar as inflamações.

Quais as melhores formas de tratar a acne que surge nessa estação?

O tratamento da acne solar geralmente é parecido com o da comum. O mais recomendado é procurar um dermatologista, que será capaz de analisar o seu caso e indicar a melhor forma de cuidar da sua pele. Os produtos com texturas suaves e em gel são os mais adequados para peles oleosas e acneicas. Ainda, alie aos seus hábitos de higienização e hidratação, à tonificação e esfoliação da pele.

A aplicação de um filtro solar com toque seco e com ativos seborreguladores, que aliam proteção e tratamento, pode ser uma ótima forma de tratar a acne que surge no verão e evitar que mais espinhas surjam. Também evite sobrecarregar seu rosto com produtos desnecessários ou com várias camadas de maquiagem e lembre-se de sempre removê-los de maneira adequada ao fim do dia.