Envelhecimento precoce: quais as causas e como evitar?

ENVELHECIMENTO PRECOCE_ADCOS

O envelhecimento da pele é um processo natural do organismo. No entanto, se não nos protegermos desde cedo utilizando protetor solar e antioxidantes, este fenômeno atinge a pele antecipadamente e afeta a sua aparência. Vamos falar aqui no Beleza com Saúde sobre o envelhecimento precoce da pele e entender quais são as causas, como evitá-lo e recomendar os produtos ADCOS mais indicados para isso.

Você sabe o que é o envelhecimento precoce? Como evitá-lo?

O envelhecimento precoce da pele é o resultado de uma séria de reações, provocadas por exposição a agressores externos como sol, poluição e alimentação, que geram basicamente oxidação das células. Este processo causa danos celulares, diminui a produção de colágeno e das fibras elásticas, retarda a renovação celular e estimula as células que produzem melanina, produzindo manchas e irregularidades na pele e antecipando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

A herança genética também é importante para determinar o quão cedo envelhecemos. Porém, fatores como a exposição excessiva ao sol e aos radicais livres, por exemplo, interferem diretamente na aparência da pele, gerando manchas e rugas. Igualmente, a poluição ambiental e hábitos como o consumo de álcool e cigarro, o estresse, o sedentarismo e a má alimentação também são determinantes para o envelhecimento precoce da pele.

Para evitar o adiantamento desse fenômeno, mantenha uma alimentação rica em verduras, fibras e frutas e busque sempre moderar o carboidrato. Outras medidas fundamentais para a saúde e a beleza da pele são os exercícios físicos e o descanso. Do mesmo modo, evite situações de estresse e ansiedade, já que a saúde mental tem impacto direto na aparência.

Além disso, lembre-se de realizar um tratamento antienvelhecimento, como, por exemplo, utilizar sempre o protetor solar no rosto. Neste sentido, siga também os três passos essenciais da rotina de beleza: limpar, tonificar e hidratar a pele.

Outros conteúdos sobre o assunto: O Processo de Envelhecimento da Pele e como evitar e também O Poder dos Antioxidantes no combate ao Envelhecimento. Confira!

O protetor solar é o seu melhor amigo

O protetor solar é o principal aliado da sua pele na luta contra o envelhecimento precoce. Atualmente, o mercado oferece produtos que reúnem em um rótulo tudo o que sua pele precisa: hidratação, proteção do DNA celular e poder antioxidante. Você encontra todos esses cuidados  essenciais para a saúde da pele nos protetores solares dermocosméticos da ADCOS. Confira clicando aqui!

Lembre-se: é essencial utilizar algum fator de proteção solar mesmo em dias nublados e até mesmo em locais fechados, já que estamos constantemente expostos à radiação do sol. Outro fator que merece atenção é a luz visível, que pode ser protegida com a aplicação de um protetor solar com cor.

Especialistas afirmam que bebês acima de 6 meses já podem começar a utilizar protetor solar. Nestes casos, existem produtos prescritos por dermatologistas feitos especificamente para as crianças (filtros físicos).

Por essa razão, quanto mais cedo começarmos a nos proteger, melhor para a pele se manter sempre saudável. Segundo as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o ideal é aplicar o protetor solar 20 minutos antes de se expor ao sol e reaplicar novas camadas do protetor a cada duas horas. Confira aqui qual o Protetor Solar para o Rosto é o melhor para você.

Antioxidantes protegem a pele

Os antioxidantes são indispensáveis no tratamento e prevenção do envelhecimento da pele, dentre eles a Vitamina C é referência. Estes ativos retardam a oxidação das células e minimizam rugas, linhas de expressão e a flacidez. Além disso, são eficientes para proteger a pele contra os agentes externos (poluição e radiação) e para aumentar a defesa do organismo contra os radicais livres, o que evita danos na pele.

Do mesmo modo, os antioxidantes utilizados em conjunto com o protetor solar potencializam a proteção, diminuindo o impacto da radiação na pele. Outro ponto positivo dos antioxidantes é ajudar a reparar o colágeno, estimulando a produção de novas fibras que reduzem a flacidez facial.

Por isso mesmo, os antioxidantes também são ótimos aliados à preservação da área ao redor dos olhos. Você sabia que ela é a primeira região a apresentar sinais de envelhecimento da pele? A explicação está no fato de que os músculos do local fazem movimentos constantes que favorecem seu envelhecimento precoce.

Portanto, para esta região que possui a pele com espessura mais fina, é essencial utilizar um produto específico com ativos que melhoram a parte vascular e reduzem os pigmentos da região, além de firmar, clarear e combater a oxidação celular. Confira como prevenir e amenizar os sinais de envelhecimento na área dos olhos aqui no Beleza com Saúde!

Envelhecimento do corpo

Assim como a face, o corpo também passa pelo mesmo processo de envelhecimento. Os efeitos são mais intensos nas áreas expostas como, por exemplo, mãos, braços, colo e pescoço. Conforme o corpo vai diminuindo a produção de colágeno, a flacidez corporal se torna uma das características mais comuns do envelhecimento.

Para evitar o envelhecimento corporal é importante praticar atividades físicas, equilibrar a alimentação e manter o corpo hidratado. Inclusive, não esquecer do protetor solar para o corpo é fundamental.

O Bio Bronze FPS 30 é um protetor solar corporal em loção e protege contra os danos causados pela radiação UVA/UVB. Possui textura acetinada, hidrata e ilumina visivelmente a pele, proporcionando uma aparência saudável e natural.

 

Mais dicas

Utilize sempre o Protetor Solar

O protetor solar é o maior defensor da sua pele contra o fotoenvelhecimento. O Filtro Solar FPS 55 Base Stick é ideal para combater efeitos imediatos e cumulativos da exposição ao sol. Além de promover uma alta cobertura de maquiagem, o produto está disponível cinco tonalidades diferentes para se adaptar perfeitamente a sua pele. Já o Protetor Solar Stick Ultraleve FPS 50 oferece uma textura ultraleve aveludada em 3 tonalidades diferentes e também conta com sua versão incolor, que  é perfeita para quem precisa de um produto eficiente para fotoproteção, mas não deseja aplicar nenhum tipo de cor ou pigmentação no rosto.

Do mesmo modo, o Filtro Solar Tonalizante FPS 50 Duo Cake com base compacta é excelente para fazer os retoques diários. Ele possui cinco tonalidades e também protege a pele da luz visível. Sua composição conta com ativos antioxidantes, é oil-free, protege o DNA celular e deixa a pele macia e suave.

Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante muito recomendado pelos dermatologistas, já que possui ação clareadora, combate os radicais livres e retarda o envelhecimento da pele.

Neste sentido, o Derma Complex Concentrado Vitamina C 20 é feito para todos os tipos de pele, principalmente peles maduras. Ele revela a luminosidade, estimula a produção de colágeno e uniformiza o tom. Caso sua pele seja oleosa, o Derma Complex Vitamina C 20 é ideal, já que é oil-free feito especialmente para esse tipo de pele.

Para o corpo, utilize o Derma Complex Anti-aging Corporal, que tem Vitamina C e Ácido Hialurônico em sua composição. Essa combinação melhora a firmeza, a hidratação e a elasticidade da pele.

Área dos olhos

A área dos olhos é muito sensível e precisa de produtos específicos para a região, que foram oftalmologicamente testados. O Derma Complex Retinol Área Olhos é um anti-idade que renova, reduz rugas e deixa a pele iluminada. Possui retinol e ácido hialurônico em sua composição, substâncias que aumentam a síntese de colágeno e favorecem a hidratação, melhorando visivelmente a elasticidade e firmeza da pele.

Se você procura uma vitamina C específica para essa região, o Derma Complex Vitamina C Área Olhos é ideal. Ele reduz olheiras e bolsas através de ativos que diminuem o inchaço e o aspecto de cansaço.

Conheça outros conteúdos