Adcos

Hábitos que aceleram a perda do colágeno na pele

O colágeno é uma proteína fundamental para a saúde e beleza da pele. A partir dos 25 anos, nosso corpo diminui sua produção, o que contribui para o envelhecimento cutâneo. No entanto, você pode evitar certos hábitos que aceleram a perda de colágeno e ainda adquirir outros para repor a substância. Saiba mais!

 

O que é o colágeno e qual a sua principal função?

O colágeno representa 70% de toda a proteína da pele e é uma substância que as células produzem naturalmente. Ele é responsável por manter a estrutura, a firmeza e a elasticidade da cútis, sendo um grande aliado de sua saúde e beleza. A partir dos 25 anos de idade, a produção do colágeno vai diminuindo, o que contribui para o aparecimento da flacidez, das rugas e linhas finas.

Além de ser responsável por manter as células da pele firmes, o colágeno também é muito importante para os cabelos, unhas, músculos, ligamentos, tendões e articulações. A proteína também pode ser encontrada em alguns alimentos como carne, gelatina, em dermocosméticos e suplementos alimentares.  Continue lendo e saiba mais sobre o colágeno!

O que acelera a perda de colágeno na pele?

Além da perda natural que acontece após os 25 anos, a quantidade de colágeno da pele pode ser afetada e acelerada por diversos fatores intrínsecos ou extrínsecos. É possível ter menos colágeno, por exemplo, ao fazer dietas restritivas e ingerir poucas fontes de proteína como carnes brancas e vermelhas, ou por não estimular a produção da substância através do uso de dermocosméticos.

Hábitos como o consumo exagerado de açúcar, tabagismo, exposição ao sol sem proteção e até mesmo o estresse também podem acelerar a perda de colágeno. Os principais sinais poderão ser percebidos nos cabelos, que ficam mais finos, na flacidez e perda de elasticidade da pele, no surgimento de rugas e linhas de expressão, no afinamento e desidratação da pele. Além disso, as unhas ficam mais fracas e podem aparecer estrias.

Cuidados necessários para evitar a perda dessa proteína

Apesar da perda de colágeno ser um processo natural, é possível retardar sua redução e manter a pele jovem por mais tempo. O primeiro passo é evitar a exposição solar, principalmente sem proteção, para prevenir o envelhecimento, o câncer da pele, as manchas e o nosso principal assunto: a perda do colágeno. Os raios solares destroem as fibras colágenas através de um processo denominado elastose solar, deixando a pele mais fina, amarelada, com vasos e poros dilatados, além de rugas.

Outro hábito que deve ser evitado é o tabagismo. Quem tem o costume de fumar possui menos fibras colágenas na pele e ainda está mais suscetível ao envelhecimento precoce. O tabagismo diminui os níveis de Vitamina C e gera radicais livres que destroem e impedem a formação de novas fibras de colágeno. Também é muito importante comer menos açúcar para evitar o processo de glicação, que quebra as fibras colágenas.

Como estimular o colágeno na pele e como recuperá-lo

Há diversas formas de estimular a produção de colágeno e repor a substância na pele através de uma alimentação nutritiva e do uso de dermocosméticos, por exemplo, ou até mesmo de forma injetável, procedimento que deve ser realizado por um médico dermatologista. Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas.

O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos. Além disso, os tratamentos noturnos podem ser seus grandes aliados, principalmente no caso de peles maduras que contêm pouco colágeno. Escolha dermocosméticos com antioxidantes, Ácido Hialurônico e Ácido Glicólico, capazes de impedir a destruição e estimular a produção de colágeno.

Mais dicas

Ação anti-idade e ultrafirmante para sua pele

Ação anti-idade e ultrafirmante para sua pele

A linha Cell Complex, da ADCOS, foi desenvolvida com tecnologia que proporciona ação anti-idade e ultrafirmante para sua pele. O Cell Complex Gel Creme Intensivo protege e estimula as células-tronco, além de atenuar as linhas de expressão e rugas através da ação preenchedora e do efeito lifting, remodelando o contorno facial. Enquanto isso, o Cell Complex Área dos Olhos é um ultraconcentrado para a delicada região dos olhos com ativos que suavizam rugas e linhas de expressão por meio da ação ultrafirmante do THPE.

Redução de rugas e efeito lifting imediato

Redução de rugas e efeito lifting imediato

O Filler Up Concentrado Volumizador é um gel creme com efeito de rejuvenescimento visível, ideal para tratar a flacidez e firmar a pele do rosto. Ele reequilibra os volumes e recupera a densidade através de um peptídeo volumizador e dos sacarídeos da peônia. As rugas são reduzidas, os contornos do rosto são redefinidos e a pele recupera tonicidade e firmeza. Já o Tônico Tensor, é desenvolvido com extratos de café enriquecido em cafeína, ação estimulante e firmante da pele. Contém, ainda, Pullulan, responsável por formar um filme hidratante e tensor, proporcionando efeito lifting visível e imediato.

Combatendo a flacidez corporal

Combatendo a flacidez corporal

A pele corporal também sofre com a perda de colágeno. Foi pensando nisso que a ADCOS criou a linha Nutralift. O Nutralift Concentrado para Interno de Coxas e Braços é formulado especialmente para essas áreas. O produto contém peptídeos firmantes superconcentrados que remodelam e reduzem os efeitos visíveis da gravidade na pele, recuperando sua tonicidade e reduzindo o acúmulo de gordura. Aproveite também o Nutralift Creme Corporal Firmante e Anticelulite com alta concentração de DMAE, capaz de combater a flacidez corporal, promover o tônus da pele e dos músculos e minimizar o aspecto celulítico.

Conheça outros conteúdos