Exposição solar e a importância da Vitamina D para a saúde

O sol é a maior fonte de Vitamina D, por isso a exposição solar, com proteção, possui seus benefícios. Nesse momento em que muitos estão em isolamento devido à pandemia de Covid-19, é importante criar medidas para continuar usufruindo do bem que a Vitamina D traz à saúde. No conteúdo de hoje, o Beleza com Saúde da ADCOS irá reforçar sobre as boas práticas, horários recomendados e tempo de exposição recomendado por dia.

O que é a Vitamina D e como a falta dela pode prejudicar sua saúde?

Apesar do nome, a vitamina D não é uma vitamina e, sim um hormônio. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo, a Vitamina D regula o funcionamento de vários minerais em nosso corpo e níveis baixos estão associados a diversas doenças, como osteoporose, raquitismo, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares.

Sol e alimentação: fontes de Vitamina D para o organismo

Com apenas cinco ou dez minutos de exposição direta ao sol, o corpo absorve cerca de 3000 UI (unidade de medida internacional para vitaminas e hormônios), quantidade recomendada pelos especialistas, e que ajuda a fortalecer ossos, dentes e a pele, além de aumentar a imunidade.

Importante lembrar de alguns cuidados necessários, para que essa exposição ao sol não traga prejuízos à sua pele e saúde. Sempre utilize o protetor solar e prefira os horários antes das 10h e depois das 16h, como recomenda a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio de Janeiro. Esses são os momentos com menor radiação UVB, a responsável por provocar vermelhidão e queimaduras na pele.

Na alimentação, óleo de fígado de peixes, sardinha, salmão (selvagem), atum, gema de ovo e fígado são alguns exemplos que contêm Vitamina D. Para suplementação dessa vitamina, o ideal é ter a orientação de um médico ou nutricionista, já que o excesso dela pode acarretar problemas, como o sobrecarregamento dos rins.

Estou em home office, preciso usar protetor solar?

Sim, é necessário, mesmo em home office. Isso porque a luz visível, oriunda de aparelhos eletrônicos e da iluminação artificial, pode acelerar o envelhecimento da pele além de causar manchas. Com o protetor solar ideal para se proteger desse tipo de luz você mantém sua pele saudável e evita que manchas se formem. Os protetores solares com cor são os mais indicados para ambientes fechados, pois possuem em sua composição uma barreira que protege da luz visível, além da proteção contra os raios UVA e UVB.

O Protetor Solar Tonalizante FPS 40 Fluid possui textura fluida e sílicas antibrilho, que ajudam a controlar a oleosidade excessiva da pele e proporciona cobertura natural das imperfeições. Já o Protetor Solar Mousse FPS 50 deixa a face lisa, uniforme, aveludada e controla efetivamente a oleosidade durante 10 horas. É indicado especialmente para quem deseja redução do brilho e disfarce de imperfeições, poros e rugas na pele. Pode ser usado em todos os tipos de pele, especialmente as oleosas. Possui proteção 100% mineral com disfarce imediato das imperfeições e é ultraleve. Além de proteger dos danos causados pela poluição e luz visível, tem ação antiglicante (reduz a destruição do colágeno da pele).

O Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80 protege contra radiação UVB, UVA, UVA longo, infravermelho e luz visível, e foi desenvolvido para uso diário e para todos os tipos de pele. Com o dobro de resistência à água das texturas tradicionais, está disponível em cinco cores que se adaptam às diferentes tonalidades da pele, inclusive aquelas extremamente sensíveis a queimaduras solares. Ajuda no clareamento de manchas, tem efeito mate e toque seco. Com Ácido Hialurônico, que hidrata e preenche rugas, além da Vitamina C, que promove ação antioxidante, antienvelhecimento e antiglicante.

Aproveite também o Protetor Solar Pó Compacto FPS 50 Tonalizante, ideal para manter a pele sequinha durante o dia e para retoque do protetor solar, que deve ser reaplicado a cada 2 horas. Esse protetor foi desenvolvido com filtros solares 100% minerais, capazes de garantir alta proteção contra os efeitos imediatos e cumulativos causados pela exposição ao sol. Possui toque seco, efeito mate e cobertura natural da pele.

Conheça outros conteúdos