A Evolução do uso de Maquiagem e Dermocosméticos: cuidados de skincare além do superficial

a evolução da maquiagem

Com o passar dos anos e maior acesso à informação, o cuidado com a pele tornou-se uma preocupação ainda mais frequente entre mulheres e homens cada vez mais jovens, os quais deixaram de olhar apenas para a beleza externa e passaram a optar por produtos que promovam beleza com saúde, investindo mais do seu tempo para cuidar da própria pele em busca de resultados visíveis.

Esse cuidado e rotinas cada vez mais personalizadas, proporcionam benefícios reais na saúde e autoestima dessas pessoas, colaborando na prevenção de doenças e do envelhecimento precoce. Considerando esse cenário de mudanças e novas preocupações por parte da população, convidamos a Dra. Daniella Sarkis, dermatologista, para nos contar um pouco da sua percepção sobre esse movimento de skincare que vem crescendo. Confira!

Quais foram as maiores mudanças observadas nos últimos anos em relação à inovação e evolução dos dermocosméticos, Dra. Daniella?

Foi um longo avanço. Nestes 30 anos de dermatologia observei inúmeras mudanças e muitos ganhos. Hoje temos produtos no mercado direcionados a todos os públicos e tipos de pele. Contamos com produtos dermocosméticos que auxiliam no tratamento de algumas afecções, como acne e rosácea, melhorando o aspecto estético (melhora do brilho e da textura) e também da qualidade (atenuando as rugas, melhorando a hidratação e o tônus) da pele.

De que forma uma rotina diária pode ajudar nos resultados dos procedimentos realizados no consultório?

A rotina diária é um ponto fundamental para obtermos os resultados que desejamos, e gera condição para manter os efeitos gerados com os procedimentos que realizamos no consultório por mais tempo.

Qual é a rotina básica mínima recomendada atualmente para uma pessoa que deseja envelhecer bem?

Primeiramente: escolher um protetor solar adequado a sua pele, de amplo espectro (que proteja a pele contra os raios UVA e UVB) e também contra a luz visível. É essencial para quem quer prevenir e tratar os sinais de envelhecimento.

Para prevenir, hidratar com ácido hialurônico e iluminar como uso de um antioxidante a base de vitamina C.

Para tratar as rugas, melhorar a textura e o tônus, um produto a base de Retinol ou ácidos que promovam a renovação da pele.

Associado a isto, uma higienização adequada para cada tipo de pele ou tratamento.

Os homens estão se cuidando mais atualmente?

Sim. Assim como as mulheres, os homens modernos estão atentos aos benefícios que o uso de produtos dermocosméticos podem proporcionar, que vão além da melhora estética, pois o tratamento muitas vezes traz mais conforto para aqueles que tem pele ressecada, oleosa, ou mesmo com acne.

Dra. Daniella, o que espera para os próximos anos em relação às tendências e novidades de skincare?

Acredito que o nosso mercado consumidor está sempre atento às novidades e a indústria de dermocosméticos investe em pesquisas para aprimorar os ativos e trazer sempre o que há de melhor para todos consumidores.

dermato

A Dra. Daniella Sarkis é dermatologista em Vitória/ES, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), possui residência médica pelo Hospital do Servidos Público de São Paulo (IAMSPE) e mestrado em dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Conheça outros conteúdos