Clean Beauty: você sabe o que é?

clean beauty adcos

Você sabe o que é clean beauty? Já ouviu falar sobre esse movimento que é tendência no mercado? Convidamos nossa gerente de Marketing Científico e farmacêutica Mirela Seixas para explicar sobre o tema e como ela impacta na nossa rotina de skincare.

O que é o conceito clean beauty?

A Clean Beauty é um movimento no mercado cosmético que engloba produtos livres de ingredientes controversos, ou seja, os produtos conhecidos como “free from”, que são livres de substâncias que podem, de alguma forma, causar danos à pele ou ao organismo dos usuários. Essas substâncias estão presentes em uma lista que está em constante evolução. Conforme novos estudos vão demonstrando a toxicidade de algum ativo cosmético, este passa a fazer parte da lista.

Como o clean beauty vai impactar o consumo dos brasileiros e as rotinas de pele?

Atualmente, os consumidores brasileiros estão cada vez mais atentos à composição dos produtos que eles consomem. Essa preocupação em saber a composição antes de comprar está muito consolidada para alimentos, mas vem migrando para os cosméticos e acredito que essa será a grande mudança: a busca por conhecimento e a identificação do que contém nos produtos dermocosméticos por parte dos consumidores brasileiros.

Quais as características positivas da “beleza limpa”?

O principal ponto positivo é que esse movimento vem estimulado tanto as indústrias cosméticas, mas principalmente as indústrias de matérias primas cosméticas, a conduzirem estudos cada vez mais robustos de segurança de uso dos ativos.

Na ADCOS, isso sempre foi um dos pilares de desenvolvimento, a segurança de uso, e nunca aceitamos trabalhar com ativos com dossiês de segurança incompletos ou superficiais, mas o movimento de beleza limpa está motivando todas as empresas a trabalharem desta forma. E isso é extremamente benéfico para os usuários.

Outro ponto importante é que os usuários de clean beauty cobram muito a transparência por parte das indústrias. Isso causou um movimento global no mercado dermocosmético para uma comunicação mais aberta da composição dos produtos e impactos na pele, a biocompatibilidade com nossas células, o impacto no meio ambiente, a comunicação de ações sociais…tudo isso vem crescendo muito e é devido ao movimento de beleza limpa.

Quais exemplos podemos citar de ingredientes que devemos questionar nas composições dos produtos?

Acredito que os ingredientes mais conhecidos e que desencadearam esse questionamento são os parabenos, substâncias utilizadas a muitos anos como conservantes de cosméticos, medicamentos e até alimentos. Estudos recentes mostraram que os parabenos podem estar associados a efeitos deletérios em nosso organismo. Outros exemplos são: triclosan, filtros como benzofenona-3 (que pode causar danos ao ambiente marinho), PABA, formol e BHA.

Como a ADCOS está se adaptando a essa realidade?

A ADCOS sempre desenvolve os produtos com base em três pilares: segurança, eficácia e qualidade, e isso acontece desde a fundação da companhia. Desta forma, alguns destes ingredientes já não utilizamos há anos, como o triclosan, PABA e benzofenona-3.

Outros que não adicionamos aos nossos produtos, mas que estão presentes em alguns ativos como conservantes, por exemplo os parabenos, estamos trabalhando junto com nossos parceiros para retirada e, em breve, todos nossos produtos estarão livres deles também.  Além disto, firmamos um comprometimento interno de estar sempre atualizados em relação a novos estudos que demonstrem efeitos danosos de ingredientes cosméticos e criamos uma lista interna que é viva. Atualizamos essa lista periodicamente e se os efeitos danosos são comprovamos, estabelecemos um prazo para retirada dos produtos, sem comprometer a eficácia e a qualidade, claro.

A ADCOS possui produtos já adaptados para a realidade de “beleza limpa”?

Sim, claro! A maior parte do nosso portfólio é clean, como a segurança é um compromisso da ADCOS desde a fundação, a maior parte de nossos produtos se enquadra nos conceitos de clean beauty. O movimento é recente por parte dos consumidores, mas para nós ele sempre foi base no desenvolvimento de nossos produtos.

Conheça alguns dos nossos dermocosméticos mais famosos que se encaixam em “clean beauty”:

Protetores Solares:

Protetor Solar Tonalizante FPS 55 Pó Compacto com Ácido Hialurônico

Protetor Solar Tonalizante Base Stick FPS 80

Filtro Solar Tonalizante FPS 55 Base Stick

Protetor Solar Mousse FPS 50

Loção Secativa FPS 30 Tonalizante

Óleo Seco Bio Bronze FPS 30

Filtro Solar Tonalizante FPS 50 Duo Cake

 

Produtos com Vitamina C:

Vitamina C 20

Vitamina C Área Olhos

Vitamina C 15 + Ácido Hialurônico

 

Antienvelhecimentos e outros:

Filler Up Concentrado Volumizador

Dense Filler 3D

Sabonete Glico-Ativo

Aqua Sérum

Hyalu Water Gel

Hyalu 6 Área Olhos

Conheça outros conteúdos