O que são antioxidantes

Os antioxidantes são moléculas capazes de neutralizar os radicais livres, átomos ou moléculas instáveis responsáveis pela oxidação das células, processo que causa os sinais da idade como as rugas e as linhas de expressão. Por isso, são muito importantes no combate ao envelhecimento da pele. Os antioxidantes também agem de outras formas contra os radicais livres, impedindo que eles ataquem as células e as lesionem. Ainda reparam os danos causados por essas moléculas, reconstituindo as células danificadas.

Existem dois tipos de antioxidantes: os enzimáticos, produzidos naturalmente pela pele, e os não enzimáticos, como as vitaminas C e E, o betacaroteno e os flavonoides. Além de agirem no combate ao envelhecimento cutâneo, essas substâncias também protegem a pele de agentes agressores externos como a poluição, a radiação infravermelha e a fotossensibilidade. Você pode encontrar antioxidantes em dermocosméticos e em alguns alimentos, que contribuem para manter sua pele saudável e jovem por muito mais tempo.

Os benefícios e a importância dos antioxidantes para a pele

Combater os radicais livres com antioxidantes é indispensável para ter uma pele com a aparência jovem por muito mais tempo e quanto mais cedo tiver início o uso de dermocosméticos com essa propriedade, melhores serão os resultados. Além disso, eles são ideais para todos os tipos de pele e têm um papel importantíssimo na prevenção ao fotoenvelhecimento.

Devido ao seu excelente potencial anti-idade, os dermocosméticos que contêm antioxidantes em suas fórmulas combatem o aparecimento de rugas e linhas de expressão precocemente e ainda atenuam os sinais do envelhecimento da pele. Escolha os produtos certos com a ajuda de um dermatologista e aproveite os benefícios que eles podem proporcionar.

Alie as funções de um bom antioxidante com a do protetor solar

Para melhores resultados contra os efeitos nocivos dos raios solares, o ideal é aliar um bom antioxidante ao uso do protetor. Assim como o uso do filtro solar deve ser um hábito diário, um dermocosmético com vitamina C, que é um poderoso antioxidante, é essencial para combater os malefícios causados pelos radicais livres.

O uso de produtos com substâncias antioxidantes em sua composição, junto ao protetor, potencializa a proteção e diminui os danos causados pelos raios ultravioletas, como as manchas e o envelhecimento precoce. Aplique o antioxidante sempre antes do protetor solar e mantenha sua pele muito mais protegida.

Aproveite alimentos ricos em antioxidantes

Manter uma dieta balanceada é muito importante para assegurar que nosso organismo funcione bem. Os alimentos antioxidantes são essenciais para a saúde, não só do nosso corpo, mas também da nossa pele. A vitamina C, por exemplo, que pode ser encontrada em frutas cítricas, protege a pele contra os danos causados pela exposição à radiação solar. Enquanto isso, a vitamina E, presente em grãos e sementes oleaginosas, pode impedir danos causados pelos radicais livres associados a doenças como artrite ou catarata.

Através de uma alimentação saudável, com frutas, legumes e verduras diversas, você consegue deixar sua pele bonita e seu corpo saudável. Os flavonoides, responsáveis pela eliminação dos radicais livres do nosso organismo, são capazes de prevenir doenças cardiovasculares e podem ser encontrados em sucos de uva e vinhos tintos. O betacaroteno, presente em alimentos de cor amarelada ou alaranjada e nos vegetais escuros, também age como antioxidante, protegendo as células dos efeitos nocivos dos radicais livres.