O que é luz visível e como ela afeta a pele

Você sabe o que é a luz visível e como ela influencia no envelhecimento da pele? Vamos falar sobre a importância de se proteger contra essa radiação e qual é o filtro solar ideal para evitar o impacto desse tipo de luz na saúde e beleza da sua pele. Confira!

O que é luz visível e como ela afeta a nossa pele?

A luz visível é a radiação proveniente do sol que traz a claridade, é a iluminação que somos capazes de enxergar, que é capaz de iluminar objetos tornando-os visíveis, que corresponde a cerca de 40% da radiação total que chega ao planeta. Além de ser uma radiação solar, a luz visível também é proveniente da iluminação por lâmpadas artificiais bem como equipamentos eletrônicos como TV, celular, computadores e tablets. Por este motivo, é importante se proteger mesmo sem se expor diretamente ao sol.

Como toda as radiações, a luz visível atinge o corpo humano e reage com nossas células iniciando diferentes reações no organismo. A principal reação benéfica da luz visível é estabelecer os ciclos circadianos, ou seja, ela estabiliza os processos naturais e internos do corpo que regula o dormir e o acordar, interferindo diretamente na saúde dos seres vivos.

Por ser uma radiação de médio poder energético, consegue atingir camadas intermediárias da pele onde é responsável por desencadear diferentes danos, como geração de radicais livres levando ao envelhecimento precoce e, principalmente, a pigmentação irregular. Vários estudos demonstram que a luz visível estimula a produção exacerbada de melanina na pele e tem um impacto negativo sobre o melasma.

Como prevenir os problemas causados pela luz visível?

A forma mais adequada de proteção contra a luz visível é a sombra, ou seja, uma proteção física que impeça o contato da radiação com o organismo. Para a proteção da pele os dermocosméticos também podem ajudar, basta escolher produtos que contenham ativos que também façam uma barreira física sobre a pele, como pigmentos de óxido de ferro, filtros solares minerais e até análogos à melanina, substância natural da nossa pele que nos protege contra as radiações.

Os óxidos de ferro são os pigmentos que dão cor à pele, presentes em maquiagens e produtos para os cuidados pessoais. Para uma proteção ideal contra a luz visível o mais adequado é buscar protetores solares com pigmentos, ou seja, produtos com cobertura de base, que além de proteger contra a luz visível vão garantir proteção contra todas as radiações solares. Quanto maior a concentração de pigmento, maior a cobertura sobre a pele, maior a proteção contra a luz visível. Além de uniformizar o tom da pele, protegê-la dos raios UV e substituir a base, os protetores solares com cor protegem a pele da radiação da luz visível devido à barreira física (cor) contida em sua fórmula. Por isso, opte sempre por um protetor solar com cor e o insira em sua rotina de cuidados diários, assim você estará protegida em ambientes abertos e fechados.

Os filtros minerais têm uma função parecida com os óxidos de ferro na proteção contra a luz visível, formam uma barreira física de proteção impedindo o contato da radiação com a pele. A diferença é que os principais filtros minerais (dióxido de titânio e óxido de zinco) formam uma barreira esbranquiçada sobre a pele.

Inovação para a proteção contra a luz visível

Uma inovação recente em proteção contra a luz visível são os análogos a melanina, ativos com uma estrutura molecular muito parecida com a proteção natural da pele, mas que não a deixam pigmentada. Os análogos a melanina deixam a fórmula dermocosmética com uma coloração amarronzada e tem sido muito utilizados como complementar aos ativos citados anteriormente para proteger a pele, além de poderem ser aplicados em produtos para os cuidados noturnos que não devem ter cobertura de base, mas precisam proteger contra a luz visível artificial.

Além disso, o protetor solar, quando inserido em seu dia a dia, traz inúmeros benefícios a pele, como evitar o envelhecimento precoce, mantendo-a mais jovem, iluminada e saudável, adiar o aparecimento de rugas e linhas de expressão, prevenir manchas, oleosidade excessiva, ressecamento e também o câncer da pele. A ADCOS possui uma variedade grande de protetores solares com cor que contêm inúmeros benefícios para a sua pele e que são feitos especialmente para a pele brasileira. Conheça eles!

Pó Compacto, Duo Cake, Mousse e Base Stick: carregue na bolsa!

luz visível protetor solar

A ADCOS tem protetores que são facilmente inseridos na sua rotina e fáceis de carregar e aplicar. O Protetor Solar Stick Tonalizante FPS 80 é um protetor em bastão com alta cobertura, alto FPS e com Ácido Hialurônico, que promove hidratação profunda e preenchimento de rugas e linhas de expressão. Tem resistência à água (ideal para quem pratica esportes), disfarça imperfeições, reduz manchas e melasma, com um toque sedoso e efeito mate. Sua aplicação é prática e fácil e sua textura não deixa pele oleosa e nem pegajosa

Já o Filtro Solar Tonalizante FPS 50 Duo Cake é um protetor solar anti-idade, com Ácido Hialurônico em sua composição e textura cremosa. Ele reduz e preenche rugas e linhas de expressão, não obstrui os poros, é muito resistente à água e pode ser usado por todos os tipos de pele, sendo ideal para peles maduras.

Filtro Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto é perfeito para retoque diário do seu protetor solar com alta cobertura. Ele tem toque seco, é resistente à água, minimiza os poros visíveis, não os obstrui e evita a desidratação da pele, além de absorver suor e oleosidade.

O Protetor Solar Mousse FPS 50 possui uma textura ultraleve, seca, cobertura natural e filtros 100% minerais. É indicado para todos os tipos de pele, especialmente para oleosas e sensíveis. Ele reduz o brilho e disfarça imperfeições, poros e rugas, deixando sua pele lisa, uniforme e aveludada, com efeito blur.

Gel Creme ou Fluid? Qual o melhor para a minha pele?

Ambos são indicados para todo tipo de pele, têm FPS 40, protegem a pele dos raios UV, IR e luz visível, possuem efeito mate, toque seco e rápida secagem, então vamos diferenciá-los para você escolher o melhor para sua pele.

Filtro Solar Tonalizante FPS 40 Gel Creme possui dupla ação antioxidante, cobertura natural e efeito hidratante. Ele também repara o colágeno, tem ação anti-idade, não possui parabenos e sua textura é em gel creme, com 5 tonalidades para você escolher qual combina mais com o seu tom de pele.

Já o Filtro Solar Tonalizante FPS 40 Fluid tem média cobertura, absorve a oleosidade da pele, reduz a aparência de rugas e linhas de expressão, protege o colágeno com ação antiglicante e desglicante, não obstrui os poros, é oil-free e tem textura fluida, sendo ideal para a pele oleosa. Com essas características definidas e 5 tonalidades diferentes, você pode escolher o que mais combina com as necessidades da sua pele e ainda se manter protegido da radiação solar.

Conheça outros conteúdos