A importância do colágeno para sua pele

O colágeno é uma proteína cujas principais funções são a sustentação da estrutura da pele, além da manutenção do tônus, da firmeza e da resistência dela, por isso é um importante aliado no combate e na prevenção ao envelhecimento. A partir dos 30 anos de idade, a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e elastina se inicia, acelerando o processo de envelhecimento da pele.

Aos 50 anos, a taxa de colágeno no corpo já é muito baixa e, então, o aumento de rugas, sulcos, flacidez e a alteração da textura da pele tornam-se comuns e mais visíveis. Você pode adotar alguns hábitos diários que estimulem a produção de colágeno para combater o envelhecimento cutâneo, como o uso de dermocosméticos anti-idade com tecnologias especiais para isso. Continue lendo!

Quais são os tipos de envelhecimento

O envelhecimento da pele pode acontecer, principalmente, de duas maneiras: extrinsecamente ou intrinsecamente. O envelhecimento intrínseco também é conhecido como cronológico, já que acontece com o passar do tempo devido a processos naturais do metabolismo.

Conforme a idade avança, as células diminuem sua capacidade de renovação e a produção de colágeno e elastina, que conferem firmeza e tonicidade à pele, tornando-a mais fina e flácida e propiciando o aparecimento de rugas e linhas de expressão, que se tornam cada vez mais aparentes.

Já o envelhecimento extrínseco também é conhecido como fotoenvelhecimento, pois uma de suas principais causas é a exposição ao sol, que tem efeito cumulativo na pele e potencializa o surgimento de rugas e manchas. Além disso, ele pode ser causado por outros fatores externos que interferem negativamente sobre a pele, como tabagismo, fatores ambientais – frio, vento e poluição -, consumo exagerado de álcool e carência de vitaminas.

Os benefícios das células-tronco para a pele

As células-tronco são partículas com a capacidade de se transformar em qualquer célula especializada do corpo. Por meio da divisão celular, elas podem se renovar e serem induzidas a formar células de tecidos e órgãos com funções especiais. Essa renovação é possível através das células-tronco adultas.

Na pele, a atividade das células-tronco adultas é estimulada pelos fatores de crescimento, que são diminuídos gradualmente. Com a idade, estresse e agressões externas, as células-tronco adultas tornam-se “velhas”, perdem sua vitalidade e capacidade de se dividir, então a renovação celular torna-se lenta, levando ao aparecimento das rugas que vão se aprofundando. Após a agressão da pele, o processo de cicatrização/cura é ativado sob o controle de uma molécula chamada Fator de Crescimento Endotelial, que estimula a divisão de células-tronco adultas no local afetado, a fim de reconstruir a pele.

Ao contrário das células-tronco novas, as adultas já estão diferenciadas, e não são capazes de formar todos os tipos de células e tecidos, somente queratinócitos. Uma vez estimuladas, elas se dividem para reconstruir falhas e, inclusive, atuar no combate ao envelhecimento. Aproveite esses benefícios anti-idade na sua pele com a nossa Linha Cell Complex!

A tecnologia da Linha Cell Complex

A linha Cell Complex tem como principais objetivos proteção e estimulação das células-tronco e atenuação das linhas e rugas através da ação preenchedora-like e do efeito lifting. Para isso, os produtos contam com diversos ativos capazes de deixar sua pele com a aparência saudável e rejuvenescida.

Um deles é o derivado marinho, Phycosaccharide Ai®, que promove estimulação da capacidade de divisão das células-tronco epidermais, reconstruindo a pele. Outro poderoso ativo presente nos produtos da linha Cell Complex é o Phycojuvenine®, que promove energização celular e revitalização tecidual, além de estimular a síntese de proteínas, trazendo como resultados a proteção celular contra os danos causados pelo estresse e a maior produção de colágeno.

Na composição dos produtos, você também encontra o Extrato de Myrtus Communis, que atua restaurando e estimulando, em fibroblastos envelhecidos, a síntese da proteína da longevidade (SIRT1), restaurando a vitalidade da pele. Confira outros benefícios e ativos da Linha Cell Complex logo abaixo aqui no Beleza com Saúde!