Recupere a produção de colágeno da sua pele

A produção de colágeno é uma das preocupações que faz parte da vida das pessoas a partir dos 25 anos. Afinal de contas, nessa idade, a firmeza e sustentação da pele são reduzidos pela diminuição na produção de fibras elásticas como o colágeno e, somado às ações externas (como a radiação solar e os radicais livres), começam a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento.

Por este motivo, é necessário cuidar da pele diariamente desde cedo, para estimular a recuperação e produção do colágeno, impedindo que sinais como rugas, linhas de expressão e a flacidez nos acometam antes do tempo. Quer saber mais? A ADCOS te conta!

Como o colágeno age na pele?

O colágeno é uma proteína cujas principais funções são a sustentação da pele, além da manutenção do tônus, da firmeza e da resistência dela, por isso é um importante aliado no combate e na prevenção ao envelhecimento além de ser fundamental para manter a saúde da pele.

Segundo especialistas, após os 20 anos de idade, uma pessoa perde 1% de colágeno por ano; isso piora, entre as mulheres, nos primeiros 5 anos da menopausa: sobe para 30%.

Somado a isso, o tabagismo e a exposição solar excessiva também são de forte influência na pele, já que agem de forma intensa nas fibras de colágeno, podendo enfraquecê-las. Sendo assim, a tendência é que a pele tenha aparência envelhecida mais rapidamente.

Tipos de envelhecimento

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o envelhecimento da pele pode acontecer, principalmente, de duas maneiras: intrínseca ou extrinsecamente. O envelhecimento intrínseco, também conhecido como envelhecimento cronológico, como o nome sugere, acontece com o passar do tempo devido a processos naturais do metabolismo. Ele pode ser influenciado, principalmente, pela herança genética (ou seja, o que é passado de geração em geração de acordo com a predisposição do DNA).

Conforme a idade avança, as células diminuem sua capacidade de renovação e a produção de colágeno e elastina, que conferem firmeza e tonicidade à pele, tornando-a mais fina e flácida, propiciando o aparecimento de rugas e linhas de expressão, que se tornam cada vez mais aparentes.

Já o envelhecimento extrínseco é o envelhecimento relacionado a fatores externos, causado pela exposição excessiva ao sol, a poluição, pelo estilo de vida, a alimentação, o tabagismo e uso excessivo de álcool, por exemplo. Esses agressores externos têm efeito cumulativo na pele, potencializando e muitas vezes antecipando o surgimento de sinais de envelhecimento, conhecido como envelhecimento precoce.

Por isso, sempre ressaltamos a necessidade de ter um bom protetor solar na rotina de skincare. Além de ser uma forma de auxiliar no tratamento, o hábito de utilizá-lo todos os dias, de forma disciplinada, retarda os efeitos do envelhecimento. Explicamos tudo sobre isso nesse artigo aqui, com várias opções de acordo com o seu tipo de pele!

Como aumentar a produção de colágeno

Para auxiliar a pele na recuperação do colágeno e desacelerar as perdas que ocorrem conforme a idade aumenta, o ideal é realizar o tratamento com dermocosméticos que atuam com esse objetivo, sendo grandes aliados para um cuidado para ter a pele linda e saudável. Um exemplo disso é o novo Collagen Pescoço e Colo, formulado especialmente para estimular o colágeno, tratar e prevenir os sinais de envelhecimento na pele do pescoço e colo.

Além dele, o Tônico Tensor pode ser utilizado tanto na rotina matinal quanto noturna. Ele possui ação estimulante e firmante da pele, além de auxiliar no combate ao envelhecimento, proteger, nutrir e hidratar o rosto.

Desenvolvido com extratos de café, cafeína e ginkgo biloba, esse tônico melhora a microcirculação sanguínea na região facial, ativando o metabolismo celular e combatendo a ação dos radicais livres. Em sua fórmula está presente, também, o polissacarídeo de fonte 100% vegetal que, ao formar um filme sobre a pele, promove efeito lifting.

Após utilizar o tônico, experimente o Concentrado Volumizador! Esse é um gel creme anti-idade com efeito de rejuvenescimento visível, ideal para tratar a flacidez e firmar a pele do rosto. Desenvolvido a partir de peptídeos de colágeno, ele reequilibra o volume facial e recupera a densidade da pele. Sua fórmula contém, ainda, a pistacia grega, que aumenta a produção de proteínas de juventude e do colágeno, além de reparar os danos causados no DNA celular.

Esse gel creme também pode ser usado duas vezes ao dia, sempre com a pele higienizada e preparada. Para isso, aplique uma pequena quantidade sobre a pele, e então massageie até completa absorção.

Por fim, não esqueça da região do pescoço! Por ser uma pele mais fina e frágil, ela exige cuidados específicos, já que sofre mais intensamente os efeitos das agressões externas e do tempo. Para isso, utilize o Collagen Pescoço e Colo!

Ele garante firmeza e sustentação para a pele, concentrado com peptídeos pró-colágeno, bioestimuladores e tecnologia Lift-Y, que firma, reduz as rugas e melhora a sustentação da pele. Possui toque hidratante e rápida absorção, além de uniformizar o tom da pele, remodelar os contornos do pescoço e recuperar a elasticidade dessa área tão delicada.

Conheça outros conteúdos