Fumar prejudica a pele? Conheça os efeitos do cigarro

Fumar prejudica a pele? Conheça os efeitos do cigarro | ADCOS

Você sabia que fumar contribui para o envelhecimento precoce? O cigarro afeta, e muito, a saúde da pele, prejudicando a aparência de quem fuma. Vamos falar sobre as consequências de fumar para a beleza e a saúde da pele e alguns dermocosméticos que ajudam a amenizar esses efeitos.

O que o cigarro causa na pele?

Além do cigarro fazer mal à saúde e favorecer o aparecimento de alguns tipos de câncer, ele também interfere no funcionamento natural da pele, causando, por exemplo, envelhecimento precoce, flacidez, manchas e queda de cabelo. O tabagismo é prejudicial também à beleza da pele devido aos produtos químicos e tóxicos de sua composição.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o cigarro é uma grande fonte de toxinas e outras substâncias (como a nicotina) que aumentam a produção de radicais livres (as moléculas instáveis que agridem a pele, acelerando seu envelhecimento) e atrapalham o funcionamento natural da pele. Como o face possui uma pele mais fina e frágil, os sinais de agressão ficam visíveis rapidamente.

Por suas propriedades oxidativas, o tabagismo resulta em uma pele mais seca. Além disso, a maior produção de radicais livres inibe a produção de colágeno, proteína importante para hidratar e dar elasticidade à pele. Assim, um dos efeitos mais incômodos do cigarro para a pele são as rugas no rosto e ao redor dos olhos. Além disso, os poros também se tornam mais dilatados e com cravos mais visíveis

A SBD também alerta para uma manifestação mais evidente dos efeitos do cigarro sobre a pele: o surgimento de manchas amareladas, principalmente na ponta dos dedos. Com o contato da nicotina no local, a partir do calor do cigarro, as unhas também ficam completamente impregnadas com a substância.

Fumar causa manchas e danifica os cabelos

De acordo com a SBD, a nicotina deixa os vasos sanguíneos mais contraídos, fazendo com que o sangue com o oxigênio tenha dificuldade de passar por eles. Com isso, desfavorece o processo de cicatrização, uma vez que as substâncias hidratantes não encontram o caminho em meio aos vasos finos, prejudicando o processo de recuperação e regeneração da pele. O consumo de cigarros, além de trazer outros problemas para a saúde, acelera o envelhecimento da pele, deixa os cabelos opacos e sem vida.

São mais de 4 mil substâncias tóxicas no cigarro que influenciam na saúde do seu corpo e da sua pele. Interromper o tabagismo previne o agravamento de novas mudanças na pele. Parando de fumar, você evita que a produção de colágeno continue a ser reduzida além do normal. Além disso, para melhorar o aspecto envelhecido que foi alcançado com o tabagismo, as intervenções dermatológicas e os dermocosméticos fazem um ótimo papel, ajudando na compensação dos danos causados.

Invista na sua saúde e pele

O tabagismo é a causa mais comum de câncer. E, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo. Para se ter uma ideia, uma em cada seis mortes são relacionadas à doença. No entanto, o simples ato de não fumar um cigarro já faz uma diferença enorme para o organismo.

De acordo com o Instituto Vencer o Câncer, já após 20 minutos, o pulso e a pressão arterial voltam ao normal. Após 8 horas, o corpo já é capaz de liberar metade da nicotina e do monóxido de carbono, prejudiciais para o transporte de oxigênio nas células. E, após três meses sem fumar, os brônquios e os pulmões já ficam mais abertos, melhorando também o fluxo sanguíneo.

Porém, os danos na pele (como as rugas e linhas de expressão causadas pelo cigarro) são irreversíveis. Mas é possível melhorar a aparência dela com o tratamento com dermocosméticos voltados para a prevenção e tratamento do envelhecimento precoce e cuidados com manchas, por exemplo. Para melhorar a saúde da pele, você pode investir em produtos antipoluição, antioxidantes, como vitamina C, cremes à base de ácido retinóico e ácido hialurônico e peeling químico.

A ADCOS possui diversas soluções com esses ativos. Um deles é a Vitamina C 15 + Ácido Hialurônico, um dermocosmético antienvelhecimento em sérum que contém 15% de vitamina C e traz o ácido hialurônico em muito baixo peso molecular, potencializando a ação antirrugas, reduzindo linhas de expressão, e promovendo hidratação profunda e de longa duração. É recomendado para todos os tipos de pele, e garante tolerância especial para peles sensíveis e oleosas. Seu efeito clareador traz consigo o famoso efeito glow, melhorando o brilho e a luminosidade da pele.

Outra boa opção é o Derma Complex Concentrado Hyalu 6, um sérum que promove maior diversidade de estímulos, aumentando os níveis de ácido hialurônico. Esse sérum recupera a firmeza e o contorno facial, reduzindo rugas e aumentando a firmeza da pele. O Hyalu 6 estimula a produção de colágeno em 152% e aumenta a produção de ácido hialurônico em 98%, possuindo ação antipoluição, antiestresse e promovendo maior hidratação e preenchimento.

Além disso, é necessário manter uma boa alimentação, ingerindo vitaminas e minerais antioxidantes, que colaboram para resgatar a saúde da pele de uma pessoa ex-fumante. Procedimentos como toxina botulínica, preenchimentos e luz pulsada também são interessantes.

A importância da limpeza da pele

Retirar os vestígios de poluição da pele é muito importante para mantê-la saudável e longe de toxinas e sujeiras que tanto prejudicam sua saúde. A poluição acelera o envelhecimento e prejudica a elasticidade e firmeza, diminuindo o viço da pele. Por promover limpeza profunda sem agredir, a água micelar é ideal para inserir e manter em sua rotina e, por isso, faz tanto sucesso.

A poluição influencia ao ponto de contribuir para esgotar as defesas antioxidantes, deixando a pele mais vulnerável aos danos causados pelos radicais livres. Essas moléculas são instáveis e agridem as células do corpo, afetando o colágeno. Por isso é essencial retirar todas as impurezas quando chegamos em casa com uma boa higienização da pele. Lembre-se de sempre utilizar protetor solar e antioxidantes que reforcem a proteção da pele, evitando a ação dos radicais livres.

O rosto acumula produtos e maquiagens utilizados durante o dia que, se não forem removidos completamente, obstruem os poros e aumentam a oleosidade da pele, podendo até gerar espinhas. Não é possível bloquear o contato da poluição com a pele, mas podemos reduzir os danos causados por ela através de produtos antioxidantes, que diminuem a quantidade de radicais livres produzidos por esses agentes.

Para isso, a ADCOS conta com o Clean Solution Água Micelar, prático e eficaz para cuidados diários. Possui 9 benefícios para a pele: demaquila, limpa, tonifica, purifica, reequilibra, hidrata, regenera, acalma e protege, além de ser uma solução não oleosa e de rápida absorção. Esse produto conta com a tecnologia micelar e prebióticos em sua composição, deixando a pele mais bonita, bem cuidada e saudável, além da alantoína, que possui ação suavizante.

Temos um post especial sobre como limpar a pele corretamente, de acordo com o seu tipo, que você pode conferir clicando aqui. No entanto, temos uma dica rápida e muito boa: o Derma Complex Sabonete Iluminador Com Vitamina C é uma excelente pedida! É ideal para a higiene facial diária, com ação refrescante, hidratante e revitalizante. Além disso, protege e minimiza os efeitos das agressões diárias, iluminando e devolvendo a radiância e vitalidade da pele. O produto possui ação antioxidante, antipoluição e anti-idade.

Conheça outros conteúdos