Qual o melhor protetor solar facial para a minha pele?

O uso de protetor solar facial é extremamente importante porque ajuda a combater os danos causados pelos raios UV, agentes oxidantes, poluentes, pele ressecada, oleosidade e doenças de pele.
Assim, você ganha benefícios estéticos e uma pele radiante com uma aparência incrível.
Você sabe qual o melhor protetor para o rosto? Ou quais texturas são mais eficazes para cada tipo de pele? Tem algumas dúvidas a respeito de FPS, raios UVA e UVB?
Pensando nisso, a ADCOS separou algumas dicas para você não errar na hora de levar seu protetor para casa!
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), o fator de proteção solar (FPS) é a principal medida de eficácia de um protetor solar para o rosto, quantificando o quanto o produto é capaz de ampliar a proteção contra a queimadura solar.
Porém, vale ressaltar que a proteção oferecida diminui ao entrar em contato com a água e suor. Então, é sempre recomendado a reaplicação de protetor solar ao longo do dia, de preferência a cada 2 horas quando em contato com água e suor
A radiação UVA penetra mais profundamente e é a principal causa do câncer da pele e do fotoenvelhecimento.
A SBD recomenda que o protetor solar seja reaplicado a cada 2 horas para máxima proteção, e que seu fator mínimo para qualquer tipo de pele seja FPS 30, inclusive para peles negras. Peles claras e sensíveis ao sol devem optar por fatores maiores.
Outro ponto importante é que o FP-UVA, conforme a legislação, deve ser sempre, no mínimo, um terço do valor do FPS.
Escolher a textura ideal do protetor solar para a face é muito importante para seu contínuo confortável e eficiente. Produtos incompatíveis com o seu tipo de pele podem causar, por exemplo, excesso de oleosidade ou até mesmo ressecar a pele.
Pessoas com pele mista e com pele oleosa podem preferir uma textura fluida e oil-free, que além de não deixar resíduo oleoso, ajudam no controle da produção excessiva de sebo.
É importante que o produto seja não comedogênico, evitando o acúmulo dos seus componentes nos poros, sua obstrução e, consequentemente, a formação de espinhas.
O Protetor Solar Mousse Tonalizante – FPS 50 – Mineral é um protetor solar rosto toque seco, efeito mate, com cor, feito pela ADCOS especialmente para as peles brasileiras.
Este protetor apresenta textura inovadora, promove disfarce imediato de imperfeições, poros e rugas.
Com alto fator de proteção solar, possui 5 tonalidades com média cobertura e conta com a textura mousse, que é ultraleve e a mesma do Redutor de Poros.
Esse protetor solar foi criado com 100% de filtros minerais (filtros inorgânicos) e é indicado para todos os tipos de pele, principalmente as oleosas.
As peles mistas podem sofrer com dois problemas: o excesso de oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo), enquanto outras regiões da face podem ficar mais secas.
Por isso, o protetor solar para pele mista oil-free continua sendo a melhor opção. Porém, é possível explorar protetores gel-creme, que possuem rápida absorção, mas que também dão um boost na hidratação.
Um excelente protetor solar para pele mista é o Protetor Solar Fluid Colors FPS 70 – Shield Protection com textura fluida, alta proteção solar, combate os danos da poluição na pele. Contém em sua fórmula a Vitamina C, que proporciona uma pele radiante e iluminada.
A pele acneica, assim como a pele oleosa, é uma das mais difíceis de controlar o brilho ao longo do dia. O protetor solar facial para pele oleosa ajuda nessa função e evita a acne solar, que surge e se intensifica com a exposição aos raios UVA e UVB.
Outro ponto de atenção é que a pele com acne também é mais suscetível a manchas, já que as lesões causadas pelos cravos e espinhas tendem a se intensificar.
Por isso, escolha um protetor solar não comedogênico, oil-free, com controle de produção de sebo, efeito mate e minimizador de poros.
Ideal para pele com acne, a Loção Secativa FPS 30 Tonalizante possui ação cicatrizante, anti-inflamatória e antisséptica, atuando com eficácia na correção da acne e no controle da oleosidade.
Ele contém o acneol em sua fórmula, um complexo concentrado de 9 ativos sinérgicos com alta eficácia, além do ácido lactobiônico, reconhecido por sua ação antioxidante.
Com isso, trata e previne o aparecimento de novas lesões, além de evitar manchas na pele.
Ainda Protetor Solar Aqua Fluid FPS 50 é o protetor solar ideal para as peles oleosas e acneicas. Com textura fluida, de fácil aplicação, tem rápida absorção e toque seco, controla a oleosidade por até 12 horas e hidrata a pele sem pesar.
Já a pele seca precisa de um protetor solar facial com textura cremosa e alto poder de hidratação. Peles maduras também se beneficiam da hidratação, já que o envelhecimento e desequilíbrio hormonal podem levar ao ressecamento da pele.
Nessas condições, o Protetor Solar Pó Compacto co Ácido Hialurônico FPS 50 é uma ótima opção, pois contém ácido hialurônico e cobertura média em textura cremosa, ideal para esse tipo de pele.
Ele reduz rugas e linhas de expressão, é muito resistente à água, tem ação antioxidante, protege o DNA celular, não obstrui os poros e também vem em embalagem portátil fácil de carregar na bolsa e reaplicar ao longo do dia, com 5 tonalidades disponíveis.
O Protetor Solar Gel Creme Tonalizante – FPS 40 – Alta Proteção é outra opção que também é bem-vinda para peles secas e maduras. Possui duplo mecanismo de hidratação e ação antioxidante. É um protetor solar para o rosto com cor disponível em 5 diferentes tonalidades que se adaptam às peles brasileiras.
Tem cobertura média das imperfeições, protege e repara o colágeno, protege o DNA celular, e possui rápida absorção.
A pele sensível ou sensibilizada necessita de um protetor solar facial com ação calmante, hidratante, que não irrite a pele e também favoreçam sua recuperação.
Indicado para esse tipo de pele, o Protetor Solar Fluid FPS 99 – Máxima Proteção, além de possuir altíssima proteção solar, contém ácido hialurônico de baixo peso molecular, um potente hidratante com ação antienvelhecimento.
Com o princípio ativo Bisabolol, tem ação anti-irritante, auxiliando no conforto para peles sensíveis. Também está disponível na versão incolor e tonalizante.
O protetor solar tonalizante, ou protetor solar para o rosto com cor, é ideal para substituir aquela maquiagem do dia a dia e ainda confere maior proteção à sua pele contra raios solares e luz visível.
Esse tipo de protetor solar facial com cor uniformiza o tom da pele, oferece ótima cobertura para o dia a dia e a protege dos efeitos nocivos da radiação solar, inclusive da luz visível, que é uma das grandes responsáveis por causar danos à pele a longo prazo, como o envelhecimento precoce.
Por isso, recomendamos o Protetor Solar Stick Tonalizante FPS 80 para proteger a pele contra os efeitos da luz visível. Graças a sua alta cobertura, previne e diminui o aparecimento de manchas e melasma.
Ainda, conta com o Ácido Hialurônico, que confere hidratação profunda e preenchimento de linhas e rugas, mantendo-a mais jovem, iluminada e saudável.
Quem sofre com o melasma precisa de um protetor com cor e alto fator de proteção solar.
Dessa forma, é possível realizar uma cobertura uniforme sobre as manchas escurecidas, tratá-las e evitar que as células que produzem melanina sejam impactadas pela radiação UVA e UVB, luz visível e pela luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos.
Para quem precisa se proteger do sol e com máxima resistência à água e alta cobertura, também é recomendado o Protetor Solar Stick Tonalizante FPS 80, produto ideal, com estudos científicos que comprovam sua eficiência.
Com alto fator de proteção, ele auxilia no tratamento de manchas e é um protetor solar para melasma graças a sua alta cobertura tonalizante.
Além disso, contém o Ácido Hialurônico em sua fórmula, que hidrata profundamente a pele e ajuda a preencher rugas e linhas de expressão.
Sim! Ambos os produtos contam com filtros solares para proteger e tratar a pele, mas também têm texturas e ativos diferentes para cada área.
O protetor solar corporal geralmente tem uma textura mais densa para garantir sua aderência em grandes partes do corpo como nossos braços, pernas, costas, peito e abdome.
Já o protetor solar facial está disponível em diferentes texturas e formatos, mais leves e confortáveis, que protegem a pele do rosto e também oferecem ativos específicos para tratá-la, como ativos hidratantes e antioxidantes.
A proteção solar facial e corporal são primordiais para a prevenção ao câncer da pele. Além disso, é o primeiro cuidado antienvelhecimento, pois previne contra sinais precoces como rugas e manchas no rosto e no corpo.