Adcos

Qual o melhor protetor solar para a minha pele?

Você sabe qual o melhor protetor solar para o seu tipo de pele? Vamos dar dicas sobre como escolher o filtro solar ideal para o seu biotipo cutâneo e também te ajudar a entender melhor algumas informações contidas no rótulo desses dermocosméticos, como FPS, PPD, raios UVA e UVB.

Escolha a textura perfeita para o seu tipo de pele

Já falamos aqui no Beleza com Saúde sobre o protetor solar para cada tipo de pele, onde te ajudamos a escolher o melhor filtro solar para a sua pele. Escolher a textura ideal é muito importante para evitar efeito rebote, como a obstrução de poros e aumento da oleosidade.

A pele oleosa pede uma textura fluida e sem óleo, evitando o acúmulo do protetor solar nos poros e impedindo a produção de sebo e de espinhas. O toque seco e o efeito mate também ajudam a não deixar aspecto brilhoso. Essas dicas são eficazes para a pele acneica, não esquecendo de não ser comedogênico também. A pele mista pede uma textura gel-creme, oil-free e com toque seco, não deixando a pele com aspecto oleoso, principalmente na região T. Já a pele seca precisa de uma textura cremosa com alto poder de hidratação, dica ideal para a pele madura também, que costuma sofrer com o desequilíbrio hormonal. A pele sensível e sensibilizada necessita de produtos com ação calmante, hidratante e com filtros físicos, evitando assim irritações.

O que é FPS? E raios UVA e UVB?

Para escolher o protetor solar perfeito para a sua pele, precisamos falar sobre o poder de proteção que ele dará a ela. O FPS, que significa fator de proteção solar, indica por quanto tempo o filtro solar manterá a sua pele protegida contra os raios solares. Portanto, o número sequencial a sigla (FPS 30, FPS 60, FPS 70) indica o tempo de proteção e, para descobri-lo, basta multiplicar o número por 10. Por exemplo: se você tem um protetor solar FPS 30, são aproximadamente 5 horas de proteção (300 minutos). Porém, vale ressaltar, que a proteção oferecida pelo dermocosmético vai diminuindo com o passar do tempo, principalmente ao entrar em contato com a água.

O ideal, conforme indicação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é que o protetor solar seja reaplicado a cada 2 horas para máxima proteção, e que seu fator mínimo para qualquer tipo de pele seja FPS 30, inclusive para peles negras. Portanto, o FPS influencia em quanto a sua pele estará protegida dentro do intervalo de 2 horas. Peles claras e sensíveis devem optar por fatores maiores, como o FPS 50.

Entenda o que é UVA, UVB e PPD

Um bom protetor solar deve proteger contra a radiação UVA e UVB. O FPS determina a proteção contra os raios UVB, enquanto o PPD é indicado para verificar a proteção UVA. A radiação UVB é menos profunda, além de ser a principal responsável pelas queimaduras e vermelhidão da pele, sendo mais intensa entre 10h e 16h.

A radiação UVA penetra mais profundamente e é a principal causa do câncer da pele e do fotoenvelhecimento. Portanto, confira o valor do PPD nos protetores solares. Se o número for maior que 9, sua proteção contra os raios UVA é alta. Se estiver em estrelas, a classificação é de 0 a 4, sendo 4 alta proteção. Outro ponto importante é que o PPD, de acordo com a legislação, deve ser sempre, no mínimo, um terço do valor do FPS.

Para aplicação do protetor solar no rosto, a quantidade certa seria equivalente ao tamanho de uma colher de café. Para braços, o ideal é uma colher em cada braço e para as pernas, quatro colheres (duas em cada). Lembrando que o filtro solar demora cerca de 20 minutos para ser absorvido pela pele.

Protetor solar tonalizante

O protetor solar com cor é ideal para substituir aquela maquiagem do dia a dia e ainda confere maior proteção à sua pele, deixando a com cobertura mais natural e bonita. O bom é que você consegue uniformizar o tom da sua pele e ainda mantê-la protegida por mais tempo, sempre retocando entre um intervalo e outro. Esses filtros solares possuem ótima cobertura para o dia a dia e protegem a pele, inclusive, da luz visível, que é uma das grandes responsáveis por causar danos à pele a longo prazo. Muitos protetores solares convencionais não protegem desse tipo de luz, causadora de melasmas, de pigmentações e do aceleramento do envelhecimento da pele.

Já o protetor solar com base e alguns outros especiais, como o Protetor Solar Máxima Proteção FPS 99 Fluid e o Protetor Solar Shield ProtectionFPS 70 Fluid Incolor, são eficazes na proteção da luz visível devido a seus ativos. Os dois citados acima possuem essas características graças ao Melanin®, um ativo inovador que absorve a luz visível, evitando a formação de radicais livres e o envelhecimento precoce.

Mais dicas

Para peles sensíveis

Para peles sensíveis

O Filtro Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto, além de ser composto apenas de filtros físicos, possui efeito mate, FPS alto, tem 6 tonalidades diferentes e é prático de carregar na bolsa (ideal para retoque). É perfeito para pele sensível e pele oleosa também, pois absorve a oleosidade, o suor e ainda minimiza os poros visíveis e as linhas finas. O Protetor Solar Máxima Proteção FPS 99 Fluid é perfeito para peles sensíveis ao sol que precisam de alta proteção UVA e UVB, devido ao seu FPS alto. Além disso, possui Ácido Hialurônico em sua composição, hidratando intensamente.

Para pele oleosa e acneica

Para pele oleosa e acneica

O Filtro Solar Tonalizante FPS 55 Base Stick tem cobertura intensa, disfarce de imperfeições e FPS alto, com 5 cores disponíveis para uniformizar a pele. Tem efeito mate, toque seco, é ideal para quem pratica atividades físicas e já passou por procedimentos estéticos, como peeling e lasers, acalmando a ardência e disfarçando a vermelhidão. Também é perfeito para a pele mista. O Filtro Solar Tonalizante FPS 40 Fluid possui textura líquida e 6 cores disponíveis, entre eles o Ebony, feito para peles negras. Além de ser fluido, possui sílicas antibrilho, que ajudam a controlar a oleosidade excessiva.

Para pele seca e madura

Para pele seca e madura

O Filtro Solar Tonalizante FPS 50 Duo Cake possui ação anti-idade, cobertura de maquiagem, tem 5 cores disponíveis, e Ácido Hialurônico, que hidrata e preenche rugas e linhas de expressão. Ele é muito resistente à água, possui toque seco e é ideal para peles desvitalizadas e maduras. O Filtro Solar Tonalizante FPS 40 Gel Creme possui textura cremosa e tem tripla proteção ativa: ao DNA celular, aos raios UV e às rugas precoces. Ele hidrata, auxilia no combate aos radicais livres e ao fotoenvelhecimento. Com alta absorção, esse protetor solar ainda é fotoestável por 6 horas.

Conheça outros conteúdos