Adcos

4 passos para aumentar a produção de colágeno em sua pele

O colágeno é uma substância importantíssima para a saúde e beleza da pele. Como sua produção acaba diminuindo naturalmente depois dos 25 anos de idade, é necessário manter alguns cuidados que irão garantir que sua pele fique firme e jovem por mais tempo. Descubra alguns passos para aumentar a produção de colágeno!

Cuidados diários: a rotina é importante

O colágeno é responsável por manter a estrutura, a firmeza e a elasticidade da pele, por isso é um grande aliado da saúde e beleza. Sua carência pode ocasionar flacidez e o aparecimento de rugas e linhas finas. Uma rotina de cuidados diários contribui para aumentar a produção da substância e ainda prevenir a queda de sua quantidade na pele.

A higienização promove limpeza, remove a oleosidade e estimula a renovação da pele, por isso deve ser feita duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir, sempre com um sabonete específico para seu tipo de pele. Outro passo importante é a aplicação de um tônico facial, que ajuda a normalizar o pH da pele e também eliminar resíduos não retirados pelo sabonete, além de preparar a pele para receber o hidratante, outro produto indispensável para conquistar um rosto jovial e firme. Continue lendo sobre mais cuidados importantes para sua pele.

Alimentação: cuide-se de dentro para fora

O envelhecimento intrínseco, também chamado de cronológico, é aquele que acontece naturalmente com o passar do tempo, devido às mudanças sofridas por nosso metabolismo. Conforme envelhecemos, as células diminuem sua capacidade de renovação, assim como a produção de colágeno e elastina. Também é possível ter menos colágeno, por exemplo, se você possui uma dieta restritiva, com poucas fontes de proteína, como carnes brancas e vermelhas.

Por isso, para conquistar uma pele mais firme, com menos rugas e linhas de expressão, manter uma alimentação balanceada e consumir alimentos ricos em colágeno são fundamentais. Além das carnes, aposte também em uma alimentação com bastante Vitamina C, encontrada nas frutas cítricas, por exemplo, como laranja e limão, e ainda gelatinas, ovos, castanhas e folhas escuras, alimentos que contêm colágeno. Você pode, também, adquirir outros hábitos para aumentar a produção de colágeno.

Exposição solar e envelhecimento precoce

Outro tipo de envelhecimento é o extrínseco, influenciado por fatores externos, principalmente pela exposição solar sem proteção. Os raios solares destroem as fibras de colágeno por meio de um processo denominado elastose solar, deixando a pele mais fina, amarelada, com vasos e poros dilatados, além de rugas. Além disso, expor-se ao sol sem o uso do protetor solar pode ocasionar manchas e até mesmo câncer da pele.

Inclua o protetor solar na sua rotina de cuidados diários com a pele para evitar o envelhecimento precoce decorrente da destruição das fibras de colágeno, além de todos os outros malefícios que a exposição solar sem proteção pode causar. Lembre-se de escolher um protetor solar adequado ao seu tipo de pele para aproveitar, ao máximo, os benefícios do produto. Você ainda pode escolher um filtro com ativos anti-idade, que irão atuar no tratamento das rugas e linhas de expressão.

Invista nos dermocosméticos e em hábitos saudáveis

Além dos cuidados diários, de uma alimentação saudável e do uso do protetor solar, você ainda pode utilizar dermocosméticos que incentivam a produção de colágeno para cuidar da pele. Os produtos que contêm ativos como o Retinol, alfa-hidroxiácidos, Ácido Hialurônico, antioxidantes e Ácido Glicólico são capazes de impedir a destruição e estimular a produção do colágeno. Isso faz dos dermocosméticos grandes aliados no combate ao envelhecimento, assim como o peeling, que também estimula a síntese dessa substância através da renovação da pele.

Também é muito importante evitar hábitos como o tabagismo e a alta ingestão de açúcar. Isso porque o tabagismo diminui os níveis de Vitamina C e gera radicais livres, capazes de destruir e impedir a formação de novas fibras de colágeno. Já o açúcar em excesso gera o processo de glicação, que quebra as fibras colágenas. Então, invista em novos costumes para levar uma vida mais saudável, influenciando diretamente na beleza da sua pele.

Mais dicas

Alta eficácia firmante para o rosto e para o corpo

Alta eficácia firmante para o rosto e para o corpo

O Nutralift Intensive Emulsão Facial é um moderno tratamento anti-idade. Ideal para peles adultas e maduras com flacidez e que trata profundamente para reduzir as rugas e linhas de expressão. Ele possui alta eficácia firmante pela presença de DMAE (7%) e Raffermine®, em sinergia com a ação protetora do sistema nervoso cutâneo (neurocosmético). Enquanto isso, o Nutralift Creme Corporal Firmante e Anticelulite é um creme para celulite nutritivo também com alta concentração de DMAE (ativo firmante), capaz de combater a flacidez corporal, promover o tônus da pele e dos músculos, minimizando o aspecto celulítico.

Vitamina C: conheça seu poder para a pele

Vitamina C: conheça seu poder para a pele

Você pode aproveitar os benefícios da Vitamina C em várias etapas do cuidado com a pele. O Derma Complex Sabonete Iluminador com Vitamina C é ideal para higiene facial diária. Ele refresca, hidrata e revitaliza, ilumina e ainda devolve radiância e vitalidade à pele. Já o Tônico Iluminador com Vitamina C, forma um verdadeiro escudo ambiental que protege e restaura o equilíbrio da pele, minimizando agressões diárias, devolvendo a radiância e luminosidade da pele. Aproveite também o Derma Complex Concentrado Vitamina C 20, um anti-idade que uniformiza o tom, revela a luminosidade da pele e estimula a produção de colágeno.

Máxima proteção e ação antienvelhecimento

Máxima proteção e ação antienvelhecimento

O Protetor Solar Fluid Máxima Proteção FPS 99 é ideal para peles que precisam de uma alta proteção UVA e UVB. A união da Vitamina E, Alistin e Melanin, presentes na fórmula do produto, estimula a produção de colágeno, tem ação antioxidante, atividade preventiva e reparadora no processo de glicação e ainda auxilia na absorção específica da faixa de luz visível. Outra opção é o Fluid Shield Protection FPS 70, um filtro solar que protege a pele da radiação solar e também da poluição. Ele contém Vitamina C estabilizada, Vitamina E e Alistin®, que juntos atuam na síntese de colágeno, reduzem rugas, linhas de expressão e protegem o DNA.

Conheça outros conteúdos