Benefícios do Ácido Retinóico e do Retinol para a pele

O Ácido Retinóico é um grande aliado na redução de rugas e linhas de expressão, além de ser reconhecido por sua eficácia na redução de manchas e por seus benefícios para a pele acneica. No conteúdo de hoje, o Beleza com Saúde da ADCOS reuniu mais informações sobre o Ácido Retinóico e sobre o Retinol, ativo derivado desse ácido e que está presente em vários produtos ADCOS. Aqui, você encontra os principais benefícios desse ativo para a pele e como inseri-lo na rotina de cuidados.

Derivados do Ácido Retinóico

O Ácido Retinóico, também conhecido como Tretinoína, é um composto pertencente à classe dos retinóides e da vitamina A. Os retinóides reduzem linhas de expressão e rugas, além de aumentarem a produção de colágeno, o que promove maior firmeza da superfície cutânea. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Ácido Retinóico é um dos mais eficazes ácidos usados na dermatologia há décadas para estimular a renovação celular e melhorar de forma eficaz todos os aspectos da pele envelhecida.

O Retinol, um dos derivados do Ácido Retinóico, aumenta a firmezada pele e aumenta a renovação celular. Alguns dos dermocosméticos da ADCOS contam com a presença do Retinol em suas fórmulas, o que garante a eles resultados comprovados e eficazes na ação antienvelhecimento.

Benefícios do Retinol para a pele

O Retinol atua na renovação celular, diminui manchas, estimula a produção de colágeno, além de agir na uniformização de textura e tom da pele, trazer luminosidade, aumentar a firmeza da pele e reduzir poros. Suas propriedades no combate à acne e ao envelhecimento precoce também são evidentes.

O ativo atua na redução de rugas profundas e linhas de expressão causadas tanto pelo envelhecimento cronológico, quanto pelo fotoenvelhecimento, e estimula as glicosaminoglicanas, componente da matriz extracelular que ajuda na retenção da hidratação. Seu uso é recomendado no tratamento e prevenção do envelhecimento da pele e na recuperação da textura, luminosidade e aparência saudável. É indicado para uso noturno, sempre acompanhado do protetor solar ideal para seu tipo de pele durante o dia.

Passo a passo para a rotina de cuidados com Retinol

Para a higienização da pele, é necessário escolher o sabonete facial mais indicado para o seu tipo de pele, pois ele terá os ativos ideais para as suas necessidades. Nossa sugestão para essa etapa da sua rotina de cuidados é o Gel de Limpeza Neutro que limpa, ajuda a remover a oleosidade excessiva, os resíduos de poluição e a maquiagem e todos os tipos de pele podem usá-lo. Formulado com Aloe Vera, que promove ação refrescante e ajuda na reposição de minerais e aminoácidos à pele, Extrato de Chá Verde e Tensoativo Solubilizante, é totalmente livre de óleo. Possui ação antioxidante, combate os radicais livres e auxilia no aumento do sistema de defesa natural da pele. Conheça nossa linha completa de higienização aqui.

Para tratar rugas na região dos olhos, invista no Retinol Área Olhos, que atua na prevenção e reversão dos sinais do envelhecimento, na redução de rugas profundas, recuperação da firmeza da pele e tem efeito antifadiga. Apresenta em sua composição, além do Retinol, Ácido Hialurônico e Syn-Ake®, que atuam de forma sinérgica na renovação celular e preenchimento da pele. Sua fórmula possui máxima concentração de dois tipos de retinol para garantir efeito imediato e 12h de liberação prolongada. Como todo dermocosmético com Retinol, o mais indicado é começar o tratamento da área dos olhos aplicando em dias alternados até que a pele se adapte à eficácia do ativo.

O poder do Retinol + Ácido Hialurônico

O Retinol + Ácido Hialurônico é um dermocosmético que reduz de forma significativa a quantidade e a profundidade das rugas, além de promover efeito preenchedor. Sua fórmula une esses dois poderosos ativos e, dessa forma, proporciona rejuvenescimento, garante efeito imediato e 12 horas de liberação prolongada. Devido à potente renovação celular promovida pelo Retinol, o dermocosmético promove efeito de redução de rugas a partir da primeira semana de uso. O Ácido Hialurônico, presente na composição, penetra na pele e absorve grande quantidade de água, o que hidrata, reorganiza a estrutura de sustentação e proporciona rejuvenescimento de dentro para fora.

O Retinol Sérum reúne os benefícios do Retinol puro e ativo em sua máxima concentração permitida (0,3%), ao Ácido Hialurônico em uma fórmula estável, que garante uma potente ação antienvelhecimento ao dermocosmético. Promove hidratação, firmeza e elasticidade da pele e melhora na textura, além de deixar a pele mais uniforme e lisa. Apresenta ação antioxidante e, por contar com a presença do ativo Pullulan em sua fórmula, promove efeito lifting. A presença do Ácido Hialurônico permite hidratação das camadas mais profundas do estrato córneo por sua propriedade higroscópica capaz de reter até 10x o seu peso em água, elimina os radicais livres gerados no tecido, tem ação redutora do estresse oxidativo, melhora a integridade da pele e da função de barreira.

Peeling anti-aging com Retinol

O inverno é considerado a temporada dos peelings, uma vez que a baixa incidência dos raios solares nessa estação colabora para a manutenção dos resultados desse tratamento. O Peeling Anti-Aging combina dois potentes dermocosméticos antienvelhecimento: o Retinol + Ácido Hialurônico e o Sérum Renovador, que juntos se complementam e atuam na preparação da pele, através da renovação celular, e também na ação antienvelhecimento com efeito preenchedor e redução de rugas desde a primeira semana de uso. O Peeling Anti-aging contém o Retinol em sua máxima concentração e Ácido Hialurônico, ativo com potente ação de hidratação e preenchimento desde as camadas mais profundas da pele.

Conheça outros conteúdos