Adcos

Acne: tire todas as suas dúvidas!

Independente do sexo e da idade, a acne é um problema que atinge a muitas pessoas. Em estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 2018, esta condição se mostrou como a primeira causa para a busca de atendimento dermatológico no país. Aliás, quem nunca se perguntou se podia espremer uma espinha? Ou se desesperou por conta de uma mancha de acne? Para solucionar essas questões, o time de dermatologistas consultores da ADCOS respondeu as principais dúvidas dos nossos seguidores. Confira!

Afinal, pode espremer espinha? Como tirar manchas de acne?

Uma das dúvidas mais comuns entre os nossos seguidores é em relação a espremer, ou não, as temidas espinhas. Para essa questão, a resposta é não! De acordo com os dermatologistas da ADCOS, não se deve manipular as lesões de acne, já que o ato pode gerar inflamação e, consequentemente, aumentar o risco de cicatrizes e manchas residuais.

Portanto, em vez de espremer as espinhas, aposte em um dermocosmético com ação secativa, que reduza a inflamação da acne e a oleosidade da pele. O Gel Secativo Pontual, por exemplo, é uma ótima opção! Ele possui ação comprovada na redução do tamanho e da vermelhidão da acne em até 8 horas. O produto deve ser aplicado diretamente sobre a acne duas vezes ao dia ou sempre que lavar o rosto.

Para potencializar o tratamento, invista no Tônico Secativo, que aperfeiçoa o processo secativo das espinhas e melhora a penetração dos ativos na pele, promovendo melhores resultados. Ele deve ser utilizado diariamente, pela manhã e à noite, após a higienização sobre a pele limpa e seca.

Agora, se você espremeu uma espinha e ficou com manchas e cicatrizes de acne, é indispensável que procure um dermatologista. Essa condição geralmente necessita do uso de tratamentos específicos, com uso de cremes clareadores, por exemplo, associados a procedimentos estéticos como peelings, radiofrequência, microagulhamento e lasers, dependendo da gravidade das cicatrizes e do tipo de pele do indivíduo.

Pele acneica: quais produtos devo usar?

Ter uma rotina de cuidados é essencial para quem tem pele acneica, afinal, alguns hábitos podem prevenir e tratar a acne. O primeiro passo deve ser a higienização: aposte no Sabonete Antiacne, um lançamento da ADCOS que limpa profundamente, controla a oleosidade, reduz e desobstrui os poros. Ele é o primeiro sabonete antiacne com a presença de prebióticos e ainda possui ação secativa, cicatrizante, anti-inflamatória e esfoliante.

Depois, é hora de tonificar a pele! O Tônico Secativo é o dermocosmético ideal para esse momento, pois ele auxilia no controle da oleosidade, ajudando a minimizar inflamações, promovendo sensação única de refrescância e auxiliando na prevenção das manchas causadas pela acne inflamatória.

Não se esqueça de proteger a pele dos raios solares. Quem tem pele com acne pode utilizar a Loção Secativa FPS 30 Incolor, que protege dos raios UV e previne contra a formação de manchas provocadas pela acne. Outra opção é escolher um filtro solar com toque seco. Para saber como escolher um protetor solar para pele acneica, clique aqui!

À noite, antes de ir dormir, complete o tratamento com o Fluido Ultra Secativo, que promove renovação celular e melhora a textura da pele, controlando a oleosidade e desobstruindo os poros. Sua fórmula possui atividade anti-inflamatória e antimicrobiana, tratando e prevenindo o aparecimento de novas lesões.

Seguindo essa rotina, você terá uma pele bonita, saudável, livre de espinhas e manchas!

Acne: como fazer a higienização e hidratação da pele?

Quando se fala em pele com acne, muitas pessoas têm dúvidas quanto a higienização. Afinal, quantas vezes posso lavar o rosto por dia? Em condições normais, a higienização da pele acneica deve ser feita duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, utilizando sabonetes com ativos secativos e que auxiliam no controle da oleosidade como os da linha Acne Solution.

Por outro lado, o ato de lavar o rosto várias vezes ao dia e o uso de água quente para higiene da face podem desencadear efeito rebote, aumentando a oleosidade da pele.

O Sabonete Antiacne é o produto ideal para a higienização! Além de possuir prebióticos, sua fórmula contém Ácido Salicílico, um ativo clássico que retira as células mortas e estimula a renovação celular. Em seus cuidados diários, aplique o produto sobre a pele umedecida e massageie suavemente.

Outra dúvida comum entre nossos seguidores é sobre a hidratação da pele oleosa. Os dermatologistas da ADCOS explicam que, caso o indivíduo sinta a pele ressecada, pode fazer uso de hidratante. No entanto, é ideal que ele opte por dermocosméticos específicos para a pele oleosa/acneica, ou seja, aqueles que são não comedogênicos e livres de óleo.

O Oily Solution Hidratante FPS 20, por exemplo, hidrata a pele enquanto controla a oleosidade e protege contra os raios UVA e UVB. O produto possui zinco e sílicas antibrilho que controlam a oleosidade por até 8 horas e conferem efeito mate duradouro e imediato.

Qual filtro solar pra quem tem espinha? Vitamina C é indicada?

Usar um protetor solar adequado é um dos cuidados mais indicados para quem possui pele com acne, pois ele previne manchas e podem ajudar a controlar a oleosidade excessiva, auxiliando no tratamento da acne. Por isso, invista em um bom protetor solar para pele com acne: opte por aqueles que não são comedogênicos e possuem toque seco.

Um dos produtos indicados é a Loção Secativa FPS 30, que possui versão tonalizante e incolor, e protege a pele dos raios UV enquanto atua como secativo e cicatrizante. Há também opções como o Filtro Solar FPS 30 Fluid e o Filtro Solar FPS 40 Fluid, ideais para as peles oleosas e acneicas, pois possuem textura fluida e contém sílicas antibrilho. Ambos são incolores, resistentes à água, possuem toque seco e efeito mate.

Para quem busca um protetor solar com cor, o Shield Protection FPS 70 Fluid é perfeito! Desenvolvido para a pele brasileira, o produto possui toque seco, não deixando a pele com aspecto oleoso. Sua fórmula conta com Vitamina C, ativo antioxidante, que protege a pele das agressões ambientais e também da poluição.

Aliás, outra dúvida comum é sobre o uso de Vitamina C em peles com acne. Segundo os dermatologistas da ADCOS, essa substância pode ser utilizada por todos os tipos de pele, inclusive as oleosas e com tendência a acne.

Nesses casos, é essencial que os produtos sejam leves, como a Vitamina C 20, um antioxidante que estimula a síntese de colágeno, clareia, uniformiza o tom da pele, corrige linhas finas e reduz as rugas, além de ser indicada para peles oleosas. Em caso de piora das lesões, orienta-se suspender o uso e procurar um dermatologista.

Continue acompanhando as nossas redes sociais e, claro, o Beleza com Saúde!

Conheça outros conteúdos