Saiba como prebióticos e probióticos podem ajudar sua pele

Você sabe o que são prebióticos? E probióticos? No conteúdo de hoje, o Beleza com Saúde da ADCOS, explica as características de cada um desses componentes e micro-organismos, a importância deles para nossa saúde e como podem ajudar sua pele.

O que são prebióticos e probióticos?

Os prebióticos são componentes alimentares  que incentivam o desenvolvimento e a proliferação de bactérias boas, que vivem em harmonia com os seres humanos. Eles estimulam as bactérias boas a crescerem e combaterem as ruins. Além disso, protegem e colaboram com as defesas da pele e do cabelo, devolvem a força e ajudam na recuperação da proteção imunológica cutânea.

Já os probióticos são micro-organismos vivos que, em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro. Ou seja, são as próprias bactérias boas vivas, que fortalecem o sistema imunológico e melhoram a absorção de nutrientes. Ambos, tanto os prebióticos quanto os probióticos, reforçam as nossas defesas e auxiliam nosso sistema imunológico.

De acordo com matéria divulgada pela Forbes Brasil, os prebióticos favorecem o desenvolvimento mais rápido da flora intestinal saudável, quando devidamente consumidos. Segundo artigo, os prebióticos também podem ser encontrados em cremes para a pele. Esses, por sua vez, agem de forma diferente dos probióticos orais porque os cremes têm a capacidade de regular somente a microflora da pele, que é diferente da do intestino. Quando associados a uma rotina de cuidados adequados, tornam-se uma excelente opção para diversos problemas da pele, como a acne, por exemplo.

A importância dos prebióticos para nossa pele

Nossa pele possui bactérias que servem, em sua maioria, para nos defender, e que ajudam a manter a pele saudável e livre de infecções. Com o hábito de lavar a pele constantemente, ocorre um desequilíbrio da microflora bacteriana, com isso surge a necessidade de hidratar, combater o estresse, inflamações e infecções.

Os prebióticos estimulam exclusivamente o crescimento da flora benéfica encontrada naturalmente na pele, e reduzem a flora patogênica, composta pelas bactérias que podem gerar e causar doenças. Eles influenciam no metabolismo mineral e estimulam a absorção do cálcio, magnésio, ferro, cobre e zinco.

Benefícios dos alimentos probióticos e prebióticos

Conforme a matéria publicada pela Forbes, é possível notar o quanto a alimentação pode contribuir para a saúde da pele. Encontramos também probióticos e prebióticos em alimentos, ideais para equilibrar a flora intestinal. Cebola, tomate, banana, mel, amêndoas e chicória são exemplos de alimentos ricos em prebióticos. Já os queijos, kefir, leite e iogurtes são exemplos de produtos ricos em probióticos, que são encontrados em alimentos fermentados e em pó ou cápsulas, formato que colabora para que cheguem vivos e em alta concentração ao intestino. É importante dizer que esses alimentos fermentados de forma artesanal são os com melhores doses de probióticos, já que se forem industrializados, terão excesso de açúcar, conservantes e aromatizantes artificiais, além de alguns serem pasteurizados, o que diminui a concentração dos micro-organismos.

Os prebióticos fortalecem o sistema imunológico, reduzem o risco de câncer, doenças infecciosas e inflamação crônica, inibem o crescimento de outros micro-organismos maléficos e melhoram a absorção e fixação de cálcio e ferro, como destaca o artigo do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj).

Conheça o Aqua Pro.Bio, produto com prebióticos da ADCOS

 cuidados com a pele - mágicaA ADCOS possui um dermocosmético perfeito com prebióticos em sua composição: o Aqua Pro.Bio, um produto que une prebióticos, Ácido Hialurônico e alantoína para regenerar e reforçar a barreira biológica da pele através da hidratação. Ele deixa a pele forte, luminosa e macia, reforça defesas naturais, repõe a hidratação e suaviza a pele. O Aqua Pro.Bio é ideal para ser usado em qualquer hora do dia, inclusive por cima da maquiagem.

Os prebióticos presentes na formulação do Aqua Pro.Bio são alinhados com tecnologias avançadas, como a Ectoína, molécula da sobrevivência que suporta condições extremas do deserto e que promove hidratação imediata e persistente, reduz as micro inflamações e melhora a proteção imunológica da pele.

Seu formato, em spray, permite a aplicação fácil sobre o rosto e até cabelos. Você também pode aproveitar seus benefícios enquanto dorme. Basta aplicar antes de deitar e deixar agir durante a noite toda.Ele também pode ser utilizado após algum procedimento operatório, laser, peeling, depilação e, para os homens, como pós-barba. Além disso, o produto pode ajudar quem possui dermatite atópica e prevenir o envelhecimento precoce, devido à sua composição.

– Dica plus ADCOS: outro produto que funciona como um parceiro na hidratação profunda da pele é a Máscara de Safira, que proporciona máxima nutrição e deixa a pele iluminada, devido às partículas de safira presentes no produto. Ela é rica em Ácido Hialurônico, que confere hidratação intensiva e maciez, além de estimular a produção de colágeno. Outro diferencial dessa máscara é a Ectoína, também presente no Aqua Pro.Bio.

Tecnologia micelar e prebióticos

A Água Micelar ADCOS demaquila, limpa, tonifica, purifica, reequilibra, hidrata, regenera, acalma e protege a pele, além de ser uma solução não oleosa e de rápida absorção. Sua composição conta com prebióticos que protegem e estimulam as defesas da pele.

Nutrição para a pele com a Máscara de Maçã Vermelha

Indicada para todos os tipos de pele, especialmente as desvitalizadas, a Máscara Refrescante de Maçã Vermelha contém tanto prebióticos, quanto probióticos em sua composição. Ela renova, hidrata e nutre, com uma poderosa ação antioxidante que ajuda a proteger as células da pele dos danos causados pelos radicais livres, grandes responsáveis pelo envelhecimento.

Essa máscara promove toque aveludado, devolve a luminosidade e o viço à pele, além de promover uma sensação extremamente refrescante, com delicioso aroma de maçã.  A maçã também está presente por meio de um extrato, que proporciona nutrição para a pele e, por ser rico em vitaminas e minerais, auxilia a reequilibrar as funções básicas, com ação antienvelhecimento.

Prebióticos na Loção Anti-Aging Corporal

A Loção Anti-Aging Corporal, um dermocosmético que contém prebióticos em sua formulação, ajuda a fortalecer as barreiras naturais de proteção da pele e auxilia na melhora da hidratação e da elasticidade. Possui Ácido Hialurônico e Vitamina C, o que ajuda a prevenir os sinais do envelhecimento precoce. Indicada para todos os tipos de pele, especialmente as desvitalizadas.

Esse dermocosmético promove hidratação contínua e prolongada por até 24 horas, além de melhorar a elasticidade e a firmeza da pele. A Loção Anti-Aging Corporal é fácil de espalhar, tem rápida absorção e sua fórmula ainda conta com mica, manteiga de karité, cera de soja e glicerina. Ela pode ser usada até duas vezes ao dia. Aplique após o banho, com a pele já seca.

Prebióticos auxiliam no tratamento da acne?

Prebióticos auxiliam no tratamento da acneComo protegem e estimulam as defesas naturais da pele, esses componentes colaboram com a proliferação das bactérias boas que habitam nossa pele, o que ajuda a combater as bactérias responsáveis pela acne. O Sabonete Antiacne possui prebióticos e é ideal para a pele acneica, já que limpa a pele profundamente, enquanto previne e trata a acne. Controla a oleosidade, reduz e desobstrui os poros e ainda esfolia a pele suavemente, sem ressecar excessivamente. Sua fórmula contém Ácido Salicílico, ativo que ajuda a diminuir as imperfeições e melhora a textura da pele. Importante destacar que produtos com esse ácido são contraindicados para gestantes.

Sabonete em óleo para limpeza corporal com prebióticos

O Óleo de Banho da ADCOS é um sabonete em óleo para limpeza corporal, que promove hidratação e remove as impurezas sem agredir e ressecar a pele. Previne irritações e pode ser usado na face por peles secas e sensíveis. Sua fórmula contém 12 óleos nutrifuncionais de nozes, sementes, ervas e frutos que auxiliam na hidratação. A associação com os prebióticos fortalece as defesas naturais da pele.

Você conhece o Kombucha?

Segundo artigo da Revista Galileu, o Kombucha é uma bebida com probióticos obtida a partir da fermentação do chá ou infusões ricas em cafeína. Inventada pelos chineses e conhecida como “elixir da vida”, possui muitos benefícios para a pele e organismo. O Kombucha melhora a qualidade do sono, da memória, das articulações, ajuda na digestão e na perda de peso, além de auxiliar no combate de inflamações e favorecer a preservação do colágeno. Ele tem um sabor adocicado e é levemente refrescante. Pode ser servido gelado ou quente pela manhã e/ou à noite. É importante lembrar que a bebida não pode ser tomada por lactantes e gestantes.

Conheça outros conteúdos