O que são prebióticos e probióticos?

Os prebióticos são componentes alimentares não digeríveis que incentivam o desenvolvimento e a proliferação de bactérias boas, beneficiando o hospedeiro delas. Eles servem como alimento para essas bactérias, estimulando-as a crescerem e combaterem as ruins. Além disso, protegem e estimulam as defesas da pele e do cabelo, devolvendo a força e ajudando na recuperação da proteção imunológica cutânea.

Já os probióticos são micro-organismos vivos que, em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro. Ou seja, são as próprias bactérias boas vivas, que fortalecem o sistema imunológico e melhoram a absorção de nutrientes. Ambos, tanto os prebióticos quanto os probióticos, reforçam as nossas defesas, estimulando nosso sistema imunológico.

A importância dos prebióticos para nossa pele

Nossa pele possui bactérias que servem, em sua maioria, para nos defender, deixando a cútis saudável e livre de infecções. Com o hábito de lavar a pele constantemente, por exemplo, acabamos desequilibrando a flora bacteriana dela, precisando a recompor e estimular, além da necessidade de hidratar, combater o estresse, inflamações e infecções.

Os prebióticos estimulam exclusivamente o crescimento da flora benéfica encontrada naturalmente na pele, reduzindo a flora patogênica, composta pelas bactérias que podem gerar e causar doenças. Eles influenciam no metabolismo mineral e estimulam a absorção do cálcio, magnésio, ferro, cobre e zinco.

Benefícios dos alimentos probióticos e prebióticos

Encontramos também probióticos e prebióticos em alimentos, ideais para equilibrar a flora intestinal. Cebola, tomate, banana, mel, amêndoas e chicória são exemplos de alimentos ricos em prebióticos. Já os queijos, kefir, leite e iogurtes são exemplos de produtos ricos em probióticos, que são encontrados em alimentos fermentados e também em pó ou cápsulas, formato que colabora para que cheguem vivos e em alta concentração ao intestino. É importante dizer que esses alimentos fermentados de forma artesanal são os com melhores doses de probióticos, já que se forem industrializados, terão excesso de açúcar, conservantes e aromatizantes artificiais, além de alguns serem pasteurizados, o que diminui a concentração dos micro-organismos.

Os benefícios são grandes com o consumo desses alimentos: fortalecem o sistema imunológico, reduzem o risco de câncer, doenças infecciosas e inflamação crônica, inibe o crescimento de outros micro-organismos maléficos e melhora a absorção e fixação de cálcio e ferro, por exemplo.

Conheça a Aqua Pro.Bio, produto com prebióticos da ADCOS

A ADCOS possui um dermocosmético perfeito com prebióticos em sua composição: o Hidradefense Solution Aqua Pro.Bio, um produto que une ectoína, prebióticos, ácido hialurônico e alantoína para regenerar e reforçar a barreira biológica da pele através da hidratação. Ele deixa a pele forte, luminosa e macia, reforçando defesas naturais, repondo a hidratação e suavizando a pele. O Aqua Pro.Bio é ideal para ser usado em qualquer hora do dia, inclusive por cima da maquiagem. Seu formato, em spray, permite a aplicação fácil sobre o rosto e até cabelos. Você também pode aproveitar seus benefícios enquanto dorme, aplicando antes de deitar e deixando agir durante a noite toda.

Ele também pode ser utilizado após algum procedimento operatório, laser, peeling, depilação e, para os homens, como pós-barba. Além disso, o produto pode ajudar quem possui dermatite atópica e prevenir o envelhecimento precoce, devido à sua composição.