O que é a acne?

A acne é uma dermatose causada devido ao aumento da produção de secreção pela glândula sebácea e também em virtude da obstrução dos poros e da proliferação de bactérias de forma local. A doença atinge ambos os sexos, possui tendência hereditária e pode ser desenvolvida em qualquer idade, principalmente durante a puberdade, por conta do aumento da produção de hormônios sexuais. Aliás, as alterações hormonais, como as que acontecem durante a gravidez ou em quem possui síndrome do ovário policístico, também podem influenciar no aparecimento da acne.

Ela pode ser agravada, ainda, pelo uso de corticoides, pelo stress ou pela exposição exagerada ao sol, entre outros fatores. Na região da face, a acne é bastante comum nas áreas da testa, do nariz, do queixo, das têmporas e do contorno dos lábios. Já no corpo, as áreas mais atingidas são tórax, pescoço, peito, costas, ombros, braços e pernas.

Tipos de acne e como ela surge

Os tipos mais comuns de acne são os de grau I e II. Estes podem ser tratados em casa com cosméticos ou com limpezas de pele, feitas por um profissional de estética, sem esquecer que sempre devemos consultar um médico dermatologista, que vai indicar o melhor tratamento. A acne de grau I é caracterizada por não ser inflamatória, como os comedões e os cravos; já a de grau II é a forma inflamatória da doença, como as pústulas e as espinhas.

A formação da acne inicia-se quando há uma obstrução dos folículos, locais de onde nascem os pelos corporais ou faciais, o que impede a passagem do sebo para a pele. Isso acontece, normalmente, quando há a uma grande produção de sebo pela glândula sebácea associada às células mortas da pele. A junção destes dois fatores acaba formando uma espécie de tampão sobre o folículo, também conhecido como comedão.

Desta forma, cria-se um ambiente favorável para a proliferação de bactérias. Elas invadem o folículo e alimentam-se das gorduras do sebo, se multiplicando e causando uma infecção na área. A partir disso, temos uma espinha, composta pelo comedão e uma bolsa de pus ao redor.

Cuidados com uma pele acneica

Se sua pele é acneica, o primeiro passo é procurar um dermatologista para tratar as espinhas e cistos inflamados que insistem em aparecer. Um profissional da área fará exames físicos e laboratoriais, caso necessário, assim você consegue evitar cicatrizes, danos à pele e consegue tratar a acne da melhor forma para você.

Desenvolver uma rotina de cuidados com a pele também é essencial para quem possui acne, afinal prevenir o problema é mais simples do que resolvê-lo posteriormente. Então, tenha o hábito diário da higienização, sempre removendo a maquiagem com um demaquilante adequado para seu tipo de pele. Além disso, você pode esfoliá-la uma ou duas vezes por semana e também não se esqueça de hidratá-la. Ainda, invista em um protetor solar com cobertura mate.

Na hora de escolher os produtos para pele acneica, prefira opções com um toque seco e procure ativos anti-acne neles. O poderoso ácido Lactobiônico, por exemplo, compõe nossos produtos e possui ação antioxidante e hidratante, que deixam sua pele mais uniforme e bonita. Outro importante componente anti-acne é o ácido salicílico, que promove esfoliação suave e reduz o processo inflamatório.

Trate sua pele

Além das limpezas de pele, feitas por profissionais de estética e do acompanhamento com um médico dermatologista, complementar o tratamento da acne em casa é muito importante. Para isso, você precisa criar um ritual de cuidados com a sua pele, que vão te ajudar no combate à acne. Como dito anteriormente, os ácidos podem ser grandes aliados atuando, principalmente, sobre a renovação celular, ao removerem as células mortas.

Na hora de higienizar sua pele, conte com produtos específicos para pele acneica. Eles ajudam no controle da oleosidade, uma das grandes vilãs para quem tem esse tipo de pele e possuem ação antisséptica, fundamentais para o tratamento. Os sabonetes específicos para quem tem acne também te ajudam a reduzir o brilho da pele, deixando-a com uma aparência muito mais saudável.

Além disso, use produtos com poder secativo e cicatrizante. Eles ajudam no controle do número de lesões, amenizando as marcas do rosto, e reduzem o processo inflamatório causador da acne.