Prebióticos para a pele: o que são, para que servem e onde encontrar

prebióticos e probióticos

Você conhece os benefícios dos prebióticos para a saúde da pele? Esses componentes estimulam as defesas cutâneas, protegendo e devolvendo a sua homeostase. Atualmente o uso de pré/pro/pós bióticos nas terapias vêm ganhando destaque devido a diferentes benefícios oferecidos por essas substâncias ao organismo. De tratamentos do trato digestivo aos cuidados com a pele, os pré/pro/pós bióticos vem sendo empregados para a manutenção da saúde de diferentes formas, podendo ser utilizados de forma oral ou tópica, aplicando-se diretamente sobre a pele.

O Beleza com Saúde da ADCOS selecionou alguns dermocosméticos com prebióticos que você tem que conhecer. Confira!

O que são prebióticos?

Os prebióticos são componentes alimentares não metabolizados pelo organismo que incentivam o crescimento e a proliferação de bactérias boas. Esse desenvolvimento gera inúmeros benefícios à pele, pois ajuda a controlar os micro-organismos e substâncias prejudiciais, protegendo e estimulando as defesas da pele, devolvendo força e ajudando na recuperação imunológica cutânea. Essas bactérias boas servem para defender a pele e estimular nosso sistema imunológico. Isso porque alguns hábitos, como o de higienizar a pele muitas vezes ao dia, acabam desequilibrando a flora bacteriana. Dessa forma, é necessário recompor e estimular as defesas naturais da pele.

Alguns dermocosméticos com ativos prebióticos são recomendados para tratar a pele, aumentar o poder de hidratação e a proteção cutânea. A ADCOS possui alguns produtos que contam com esses ativos. Nesse post você conhecerá mais sobre alguns deles!

Os prebióticos presentes nos produtos ADCOS são oligossacarídeos que estimulam seletivamente o crescimento da flora microbiana benéfica da pele por meio de bioseletividade e bioestimulação. Protegem e estimulam a primeira barreira de defesa da pele, prevenindo contra a colonização por bactérias indesejáveis, patogênicas ou oportunistas. Além de manter o equilíbrio do microbioma normal, os prebióticos protegem o mecanismo de defesa natural pela estimulação de antimicrobianos naturais na epiderme, ajudando a proteger e fortalecer a integridade da barreira cutânea.

Para saber mais sobre a diferença entre os prebióticos e os probióticos, além dos benefícios de cada um, clique aqui!

Dermocosméticos com prebióticos: praticidade

ADCOS conta com dermocosméticos com prebióticos em sua composição. Um deles, o Aqua Pro.Bio, que é perfeito para o tratamento de recuperação de peles sensíveis e sensibilizadas, além de estimular o crescimento da flora benéfica naturalmente encontrada na pele, reduzindo as bactérias capazes de gerar doenças. Devido à sua concentração de ativos e prebióticos, ela regenera, reforça a barreira biológica e estimula as defesas da pele e do cabelo, deixando-a forte, luminosa e macia.

Aqua Pro.Bio pode ser usada a qualquer hora do dia para repor a hidratação, proteger o corpo e o rosto contra o estresse ambiental e restaurar a imunidade da pele. Seu formato em spray é prático e permite a aplicação fácil em qualquer momento.

Outra opção prática é a Água Micelar, que demaquila, limpa, tonifica, purifica, reequilibra, hidrata, regenera, acalma e protege a pele, além de ser uma solução não oleosa e de rápida absorção. Sua composição conta com prebióticos que protegem e estimulam as defesas da derme.

Invista nessa dupla e tenha uma pele hidratada e protegida!

Loção Corporal Anti- Aging_- prebióticos para a pele

Prebióticos: múltiplos benefícios

Como explicamos nesse post, os prebióticos são essenciais para reforçar as defesas naturais da pele. Mas saiba que não é apenas a face que precisa desses cuidados! Muito pelo contrário: os cuidados corporais também são essenciais para a saúde da pele.

Por isso, aposte na Loção Anti-Aging Corporal, um dermocosmético que também conta com prebióticos em sua formulação, fortalecendo as barreiras naturais de proteção da pele, auxiliando na melhora da hidratação e da elasticidade. Indicado para todos os tipos de pele, especialmente as desvitalizadas, o produto é um anti-idade corporal que conta com Ácido Hialurônico e Vitamina C, prevenindo os sinais do envelhecimento precoce.

Esse dermocosmético promove hidratação contínua e prolongada por até 24 horas, melhorando a elasticidade e a firmeza da pele. A Loção Anti-Aging Corporal é fácil de espalhar, tem rápida absorção e sua fórmula ainda conta com mica, manteiga de karité, cera de soja e glicerina. Ela pode ser usada até duas vezes ao dia: aplique o hidratante anti-idade após o banho, com a pele já seca.

Prebióticos no tratamento da acne

Você sabia que os prebióticos também auxiliam no tratamento da acne? Por proteger e estimular as defesas naturais da pele, esses componentes estimulam a proliferação das bactérias boas que habitam nossa pele, combatendo as bactérias responsáveis pela acne.

Ideal para a higienização, o Sabonete Antiacne é o primeiro sabonete que possui prebióticos. Esse lançamento da ADCOS é perfeito para quem possui pele acneica, pois ele limpa a pele profundamente, enquanto previne e trata a acne, controla a oleosidade, reduz e desobstrui os poros e ainda esfolia a pele suavemente, sem ressecar excessivamente.

O dermocosmético tem em sua composição ácido salicílico, um ativo que ajuda a diminuir as imperfeições, desobstrui os poros e melhora a textura da pele.

O ideal é que ele seja utilizado duas vezes ao dia sobre a pele umedecida. Em seus cuidados diários, aplique o Sabonete Antiacne, massageie suavemente e deixe agir por um minuto. Depois, enxague com água e não deixe de aplicar um filtro solar específico para o seu tipo de pele. Para saber como escolher o protetor solar ideal para pele com acne, clique aqui!

O que são probióticos?

Por definição os probióticos são microrganismos vivos que em equilíbrio e administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro.  Já os prebióticos são substâncias que estimulam seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis, chamadas “bactérias boas”, beneficiando dessa forma o indivíduo hospedeiro e até diminuindo a proliferação das bactérias ruins e patogências. Os pósbióticos por sua vez são substâncias produzidas pelas bactérias “boas” e que trazem benefícios importantes para o organismo.

A pele, como órgão mais exposto do corpo humano, está constantemente exposta a fatores externos que podem impactar em suas funções e na comunidade microbiológica que convive em harmonia, chamado de microbioma cutâneo.

O microbioma cutâneo é vital para que a pele exerça suas funções, principalmente a função barreira de proteção do organismo. Os “bons” mico-organismos produzem substâncias que favorecem a barreira natural cutânea, auxiliando na recuperação da pele quando é danificada, impedindo a proliferação de micro-organismos patogênicos/oportunistas e, consequentemente, auxiliando positivamente nos tratamentos de doenças como dermatite atópica, rosácea e acne vulgar. Quanto maior a diversidade biológica do microbioma, maior o equilíbrio entre os micro-organismos e mais saudável é a pele.

O estado de desequilíbrio desses microrganismos é definido como disbiose, situação que apresenta uma origem multifatorial, podemos destacar a idade, gênero, uso de medicamentos, estilo de vida e os hábitos de alimentação e higiene como alguns dos fatores que favorecem essa desordem.  A disbiose é caracterizada pela baixa diversidade de micro-organismo que leva a uma propensão a doenças de pele.

Assim, para a manutenção das funções vitais da pele, bem como integridade da função barreira cutânea, é fundamental que haja um equilíbrio entre os microrganismos que na pele habitam, além de uma condição favorável para o seu desenvolvimento. Resultando em uma pele saudável, hidratada, fortalecida em plenitude nas suas funções.

O que são pós bióticos?

Os pós bióticos utilizados em dermocosméticos são substâncias extraídas de cultura dessas bactérias do microbioma cutâneo, por biotecnologia. Rico em minerais essenciais para manter a saúde da pele (manganês, ferro, zinco, cobre e silício), o pós biótico restaura o brilho e aparência saudável, hidrata e reforça também a barreira da pele.

Conheça outros conteúdos