Adcos

Qual é a diferença entre cosméticos e dermocosméticos?

Você sabe qual é a diferença entre cosméticos e dermocosméticos? Cada um deles tem suas funcionalidades e vantagens, por isso é preciso saber quais situações são mais apropriadas para o uso de cada tipo de produto. Continue lendo e entenda melhor!

O que são dermocosméticos?

Os dermocosméticos são produtos que trazem ativos farmacológicos em sua composição, tendo foco na beleza, mas também na saúde da pele. Devido a essas substâncias presentes na formulação dos dermocosméticos, eles podem ser usados em diferentes tratamentos dermatológicos, como por exemplo, redução de rugas, manchas e flacidez.

Esta classe de produtos está registrada como grau 2 na Anvisa, o que significa que os dermocosméticos passam por testes e pesquisas que comprovam cientificamente o feito e segurança de suas formulações. Outra característica dos dermocosméticos é que, geralmente, eles não trazem corantes, perfumes e conservantes em sua composição, por isso têm pouquíssimo risco de causar alergias e irritações na pele.

 

O que são cosméticos?

Os cosméticos possuem ação complementar a dos dermocosméticos, agindo nas primeiras camadas pele e provocando mudanças imediatas, mas apenas momentâneas. Por exemplo, se você possui olheiras e manchas no rosto, utilizar uma base e um corretivo pode garantir uma aparência muito mais uniforme, no entanto, ao retirar os produtos, as marcas ainda estarão lá.

Desta forma, enquanto os dermocosméticos tratam a fim de reduzir ou eliminar o problema a longo prazo, os cosméticos possuem uma ação imediata, mas efêmera, alterando a aparência apenas pelo período em que estão aplicados sobre a pele. Além disso, os componentes presentes na formulação de um cosmético não necessitam de comprovação científica.

 

Qual dos dois escolher?

Quando falamos de dermocosméticos e cosméticos, você não precisa optar por apenas um tipo de produto, pois cada um deles pode ser apropriado em situações diferentes. Se você deseja um efeito imediato para um evento especial, por exemplo, pode optar pelos cosméticos, mas sem esquecer que os dermocosméticos são essenciais para tratar o problema, de fato.

Você pode aliar o uso de dermocosméticos e cosméticos, oferecendo os benefícios dos dois tipos de produto para sua pele. Alguns produtos, inclusive, podem ser aplicados sobre a maquiagem, como a Bruma Hidratante, que promove poderosa hidratação imediata e duradoura. Além disso, mesmo com o uso de cosméticos diariamente, alguns cuidados são essenciais como a proteção solar, a hidratação e a higienização da pele, por isso não dispense o uso de dermocosméticos para manter sua pele bonita e saudável sempre!

Alie cosméticos e dermocosméticos

Antes da maquiagem, uma sugestão é usar um produto que funciona como um primer, como o Oily Solution Redutor de Poros, que possui uma seleção de ativos que atuam de forma sinérgica para reduzir as imperfeições da pele, desobstruir os poros e proporcionar efeito mate duradouro. Além de reduzir visivelmente os poros dilatados, ele funciona como um primer de tratamento, controlando a oleosidade e melhorando a textura da pele.

Os cosméticos podem disfarçar muito bem os sinais da idade, mas um produto de tratamento específico para rejuvenescimento irá proporcionar resultados efetivos e duradouros. Uma ótima opção é apostar em tratamentos noturnos como a aplicação de séruns e concentrados com ativos anti-idade, como o Neoderm Complex Sérum Renovador, um peeling diário que uniformiza a textura e o tom da pele através da renovação celular, além de reduzir rugas e linhas de expressão. Conheça os dermocosméticos da ADCOS e aproveite os resultados!

Conheça outros conteúdos