Beleza com Saúde

Confira nossas matérias no blog Beleza com Saúde, saiba mais sobre nossos produtos e leia dicas de assuntos importantes para a sua pele!

Qual é a diferença entre cosméticos e dermocosméticos?

diferença entre cosméticos e dermoscométicos

Você sabe qual é a diferença entre cosméticos e dermocosméticos? Cada um deles tem suas funcionalidades e vantagens, por isso é preciso saber quais situações são mais apropriadas para o uso de cada tipo de produto. Continue lendo e entenda melhor!

O que são dermocosméticos?

Os dermocosméticos são produtos que trazem ativos farmacológicos em sua composição, tendo foco na beleza, mas também na saúde da pele. Por causa dessas substâncias presentes na formulação dos dermocosméticos, eles podem ser usados em diferentes tratamentos dermatológicos, como, por exemplo, redução de rugas, manchas e flacidez.

Além disso, os dermocosméticos têm a sua eficácia comprovada em testes clínicos, realizados com a supervisão de um médico dermatologista. 

Outra característica dos dermocosméticos é que, geralmente, eles não trazem corantes, perfumes e conservantes em sua composição. Por isso, têm pouquíssimo risco de causar alergias e irritações na pele.

O que são cosméticos?

Já os cosméticos possuem menor concentração de ativos e não necessariamente têm a sua eficácia comprovada, agindo nas primeiras camadas mais superficiais da pele e provocando mudanças imediatas, mas apenas momentâneas.

Por exemplo: se você possui olheiras e manchas no rosto, ao utilizar uma base e um corretivo você obtém uma aparência muito mais uniforme na região. No entanto, ao retirar os produtos, as marcas escurecidas ainda estarão lá.

Desta forma, enquanto os dermocosméticos faciais tratam a pele a fim de reduzir ou eliminar o problema (como, neste caso, realizando o clareamento gradual de manchas em médio e longo prazo), os cosméticos possuem uma ação instantânea, mas passageira, alterando a aparência da pele do rosto apenas enquanto estão aplicados sobre a pele. 

Além disso, os componentes presentes na formulação de um cosmético não necessitam de comprovação científica.

Qual dos dois escolher?

Quando falamos de dermocosméticos e cosméticos, você não precisa optar por apenas um tipo de produto, pois cada um deles pode ser apropriado em situações diferentes. 

Se você deseja um efeito imediato para um evento especial, por exemplo, pode optar pelos cosméticos, mas sem esquecer que os dermocosméticos são essenciais para tratar o problema, de fato.

Você pode aliar o uso de dermocosméticos e cosméticos, oferecendo os benefícios dos dois tipos de produto para sua pele. Alguns, inclusive, podem ser aplicados sobre a maquiagem, como a Bruma Hidratante, que promove poderosa hidratação imediata e duradoura. 

Além disso, mesmo com o uso de cosméticos diariamente, alguns cuidados são essenciais como o uso diário do protetor solar, a hidratação e a higienização da pele.

Por isso, não dispense o uso de dermocosméticos específicos, como, por exemplo, tratamentos antienvelhecimento e máscaras faciais para manter sua pele bonita e saudável sempre!

Alie os cosméticos aos dermocosméticos

Antes da maquiagem, uma sugestão é usar um dermocosmético de uso contínuo e diário que reduza as imperfeições, e o diâmetro dos poros, além de uniformizar o tom e o relevo, como o Tônico Glico Renovador, formulado com 7% de àcido Glicólico para renovação da pele.

Os cosméticos podem disfarçar muito bem os sinais da idade, mas um produto de tratamento específico para rejuvenescimento irá proporcionar resultados efetivos e duradouros. 

Uma ótima opção é apostar no Fito Retinol + Niacinamida 10% – Sérum Anti-Idade. Formulado com o Fito Retinol de origem vegetal, este dermocosmético de alta tolerância é um poderoso ativo para tratar e prevenir o envelhecimento da pele, diminuir rugas e linhas de expressão e auxiliar no clareamento da pele. Ele pode ser usado durante o ano todo, durante o dia e à noite, sem irritar a pele.

Para complementar o tratamento, aposte em um fotoprotetor com cor como o Protetor Solar Stick Tonalizante FPS 80. Além do seu amplo fator de proteção contra os raios UVA e UVB, este é um dermocosmético formulado com ativos hidratantes como o Ácido Hialurônico encapsulado que penetra profundamente na pele, além de antioxidantes como a Vitamina E, que combate a ação nociva dos radicais livres,  auxilia no clareamento de manchas e previne queimaduras solares. 

Complemente os cuidados com o Protetor Solar Labial FPS 50 que protege os lábios do ressecamento e previne o envelhecimento. Ele pode ser usado diariamente antes da maquiagem e não atrapalha o efeito do batom, além de ser muito resistente à água. 

Conheça os dermocosméticos da ADCOS e aproveite os resultados!

Conheça outros conteúdos