Poros dilatados no verão

Os poros estão entre as principais reclamações de quem tem pele oleosa. No verão, eles tendem a ficar mais dilatados devido ao aumento na produção de sebo, calor e suor. O Beleza com Saúde da ADCOS preparou algumas dicas para tratar a pele com essas características e evitar os poros dilatados nos dias mais quentes.

O que são poros?

Os poros são aberturas na pele por onde ocorre a secreção do óleo produzido pelas glândulas sebáceas bem como suor produzida pelas glândulas sudoríparas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as pessoas que têm pele oleosa são as mais propensas a apresentarem poros dilatados e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas, principalmente no verão. Só no rosto, existem mais de 300 mil poros, que geralmente são maiores em áreas mais oleosas e com pelos mais finos, como a zona T (que abrange a testa, o nariz e o queixo).

Os poros podem causar incômodos quando obstruídos, uma vez que quando isso acontece, é possível que apareçam os temidos cravos e a evolução para um quadro de acne, que é a sua inflamação.

Poros obstruídos e dilatados: entenda as causas

Os poros se dilatam devido ao aumento da produção do sebo na pele. Quem tem a pele oleosa possui uma maior atividade das glândulas sebáceas. Por isso, eles costumam ser mais visíveis nesses casos. Outro motivo pode ser o acúmulo de resíduos na superfície da pele, como restos de células epidérmicas, produtos tópicos e até mesmo a poluição.

Fatores como a falta de higienização do rosto – completa e adequada para seu tipo de pele – e dormir de maquiagem contribuem para a dilatação e obstrução dos poros, o que resulta em uma pele ainda mais oleosa e com a aparência menos uniforme. Vale ressaltar que a falta de hidratação da pele e a ingestão de comidas com alto índice glicêmico deixam os poros mais aparentes, pois estimulam a produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

Você tem poros dilatados? Descubra como tratar e prevenir

Você deve consultar um dermatologista regularmente para que ele indique os melhores tratamentos para seu tipo de pele. No tratamento da pele com poros dilatados, geralmente são utilizados dermocosméticos com alfa-hidroxiácidos, Ácido Glicólico e derivados do Ácido Retinóico, assim como a Vitamina A (Retinol) em sua composição. Além disso, podem ser realizados procedimentos como lasers e peelings químicos, sempre aliados a cuidados diários feitos em casa.

Para prevenir os poros dilatados, é necessário evitar alimentos com alto índice glicêmico e caprichar na ingestão de água e frutas, que auxiliarão na hidratação da pele. Além disso, adote uma rotina de cuidados que inclua a higienização, a fotoproteção e o controle da oleosidade, para evitar que os poros fiquem entupidos e aparentes.

Cuidados diários para quem tem poros dilatados

Quem tem poros evidentes deve ter uma rotina regrada de cuidados específicos. A ADCOS tem uma linha de tratamento para peles oleosas, que deixa a pele livre de imperfeições. A higienização é o primeiro passo e deve ser feita com sabonetes seborreguladores, no máximo duas vezes ao dia para evitar o efeito rebote. Em seguida você deve utilizar um tônico que complementa a limpeza da pele e ajuda a desobstruir os poros.

Capaz de minimizar as irregularidades da pele oleosa sem ressecar ou causar efeito rebote, o Oily Solution Sabonete Equilibrante limpa profundamente sem agredir e auxilia no controle da oleosidade excessiva da pele. Livre de óleo e perfume, higieniza e deixa sensação de frescor e pureza. Com argila e zinco, atua no controle das imperfeições da pele oleosa e reduz a formação de radicais livres.

O Oily Solution Tônico Equilibrante reequilibra o pH da pele oleosa, complementa a limpeza e remove impurezas sem ressecar. Sua fórmula com Argila, Zinco e Extrato de Aloe Vera auxilia no controle da oleosidade excessiva e na redução dos poros dilatados. Confere efeito mate imediato e deixa a pele com toque seco, sedoso e sem brilho.

Um outro importante passo é a hidratação da pele, que ajuda a evitar seu ressecamento. Com toque seco, textura leve, livre de óleo e de rápida absorção, o Oily Solution Hidratante FPS 20 controla a oleosidade por 8 horas enquanto protege a pele contra os raios UVA e UVB. Além disso, estimula a renovação celular, uniformiza a textura e o relevo da pele e reduz as imperfeições comuns das peles oleosas.

O Oily Solution Redutor de Poros possui o complexo PORE-MAT, que diminui as imperfeições, desobstrui os poros e confere efeito mate duradouro. Isso significa que, além de reduzir visivelmente os poros dilatados, melhora a textura irregular da pele. O dermocosmético também está disponível na versão tonalizante.

Os benefícios da esfoliação garantem maciez e luminosidade à pele. O Peeling de Hortelã Iluminador promove uma esfoliação intensiva e segura em tratamentos para revitalização e iluminação da pele. Ele permite a remoção de células mortas que dificultam o processo natural de renovação celular.

Vale lembrar que o uso do protetor solar é fundamental para completar a rotina de cuidados com a pele. Uma excelente opção é o Protetor Solar Mousse FPS 50, um protetor solar que contém 100% de filtros minerais, com ação antipoluição e antiglicante. Disfarça imediatamente as imperfeições, tem toque seco, efeito mate, promove a redução de poros aparentes e controla a oleosidade por 10h. Contém Ácido hialurônico, que atua na hidratação e preenchimento de rugas e linhas finas.

Conheça outros conteúdos