Você sabe o que são poros?

Os poros são aberturas na pele responsáveis pela excreção do óleo produzido pelas glândulas sebáceas. Por isso, as pessoas que têm pele oleosa são as que mais reclamam de poros visíveis e dilatados, que atingem homens e mulheres principalmente no verão. Só no rosto, existem mais de 300 mil poros, que geralmente são maiores em áreas mais oleosas e com pelos mais finos, como a zona T, que abrange a testa, o nariz e o queixo.

Importantes também para liberação de outras substâncias produzidas pelo corpo, como o suor, os poros podem causar incômodos quando obstruídos, principalmente pela aparência que causam. Ainda, quando isso acontece, é possível que apareçam os temidos cravos e a evolução para um quadro de acne.

Porque eles dilatam? O que obstrui os poros?

Os poros se dilatam devido ao aumento da produção de sebo pela cútis e, quem tem a pele oleosa, possui uma maior atividade das glândulas sebáceas. Por isso, eles costumam aparecer mais nestes casos. Outro motivo pode ser também o acúmulo de resíduos na superfície da pele, dentre eles, restos de células epidérmicas, produtos tópicos e até mesmo a poluição.

Não retirar a maquiagem ao fim do dia, bem como a falta de uma higienização do rosto completa e adequada para seu tipo de pele, também contribui para a dilatação e obstrução dos poros, deixando a cútis mais oleosa e com a aparência menos uniforme. Além disso, a falta de hidratação da pele e a ingestão de comidas gordurosas deixam os poros mais aparentes, pois estimulam a produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

Como tratar a pele com poros dilatados e qual a melhor forma de prevenção?

Você deve consultar um dermatologista regularmente para que ele indique os melhores tratamentos para seu tipo de pele. Geralmente, no tratamento da pele com poros dilatados, são utilizados dermocosméticos com alfa-hidroxiácidos, Ácido Glicólico e derivados do Ácido Retinóico, assim como Vitamina A (Retinol) em sua composição. Além disso, podem ser realizados procedimentos como lasers e peelings químicos, sempre aliados a cuidados diários feitos em casa.

Para prevenir os poros dilatados, é necessário evitar alimentos gordurosos e caprichar na ingestão de água e frutas, que auxiliarão na hidratação da pele. Além disso, adote uma rotina de cuidados que inclua a higienização, a fotoproteção e o controle da oleosidade, para evitar que os poros fiquem entupidos e aparentes. Continue lendo e saiba mais sobre como cuidar da pele nessa situação!

Como deve ser a rotina de cuidados de quem tem poros evidentes

Quem tem poros evidentes deve ter uma rotina regrada de cuidados específicos. A ADCOS tem uma linha de tratamento para peles oleosas, que deixa a cútis livre de imperfeições. A higienização é o primeiro passo e deve ser feita com sabonetes seborreguladores, no máximo duas vezes ao dia para evitar o efeito rebote. Logo depois, você deve utilizar um tônico que complementa a limpeza da pele e ajuda a desobstruir os poros.

Existem, ainda, produtos redutores de poros que ajudam a controlar a oleosidade e deixar a pele mais uniforme. Para completar, um importante passo é a hidratação da pele, que ajuda a evitar seu ressecamento. Isso porque, com a cútis desidratada, o corpo aumenta a produção de oleosidade na tentativa de reidratá-la, a deixando mais oleosa e obstruindo os poros. Aproveite também, os benefícios da esfoliação e da água termal e conquiste uma pele mais uniforme!