Protetor solar para pele oleosa: como escolher?

Sabemos que a fotoproteção é indispensável para uma pele bonita e saudável. Mas você sabe escolher o melhor protetor solar para pele oleosa? Afinal, encontrar o protetor que se adapte às características deste tipo de pele faz toda a diferença, não é mesmo? Por isso, o Beleza com Saúde da ADCOS separou dicas valiosas para você saber o que evitar na hora de escolher um protetor solar para pele oleosa.

Por que escolher o protetor solar ideal para seu tipo de pele?

Expor-se à luz solar sem nenhum tipo de proteção pode trazer diversos malefícios para sua pele, como o ressecamento, o envelhecimento precoce e até mesmo o câncer da pele. É muito importante evitar esses problemas com o uso do protetor solar, mas neste processo, escolher o protetor solar ideal de acordo com o seu tipo de pele faz toda a diferença para o conforto da pele e performance do protetor solar.

Cada pele tem características específicas e, por isso, é necessário apostar em ativos que se adaptem às necessidades de cada uma delas. A pele oleosa, por exemplo, necessita o uso de dermocosméticos que intensifiquem seus pontos positivos e tenham em sua composição ativos que ajudem a controlar o brilho e a oleosidade excessiva, e que tenham efeito mate, toque seco e sílicas antibrilho. Além disso, é importante que o produto mantenha a pele oleosa mais sequinha, luminosa e bonita durante todo o dia.

Características da pele oleosa

“Como identificar se a minha pele é oleosa?” A pele oleosa possui alguns aspectos que nos permitem identificá-la, como a superfície mais espessa, os poros dilatados e brilho excessivo, principalmente na zona T, que corresponde a testa, nariz e queixo, como explica a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além disso, as peles oleosas estão mais propensas à acne e quem tem esse tipo de pele costuma se queixar da pouca duração da maquiagem, por causa da oleosidade.

A pele oleosa é a mais comum entre as mulheres brasileiras, principalmente por causa do clima quente do nosso país. Homens com pele oleosa não são exceção, já que eles costumam ter mais glândulas sebáceas (produtoras da oleosidade) na pele do que as mulheres. Ter ou não essas características podem depender, além do sexo, de outros fatores, como a genética, a alimentação, o estresse, as alterações hormonais e até mesmo os dermocosméticos que você utiliza. Por isso, escolher o melhor protetor solar para pele oleosa é essencial para disfarçar e tratar essas características que incomodam além da proteção da pele, como também explica a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Protetor solar para pele oleosa: como escolher?

Algumas pessoas se queixam de sentir a pele oleosa ainda mais carregada e pesada após aplicar o protetor solar, mas isso não acontecerá se você escolher o produto ideal para esse tipo de pele. Com o avanço da indústria dermocosmética, existem opções de protetor solar que não só protegem contra a radiação solar e a luz visível, mas também ajudam a segurar a oleosidade da pele e mantê-la seca e bonita durante todo o dia.

Na hora de escolher o melhor protetor para pele oleosa, aposte nos tonalizantes. Além de proteger a pele, o protetor solar com cor uniformiza a tonalidade, evita manchas e as disfarça, o que o torna um produto multifuncional e ótimo para usar diariamente. Já o protetor solar em pó é uma boa opção para ter na bolsa e utilizar na hora do retoque, e pode ser utilizado ao longo do dia e para manter a pele seca e protegida.

A pele oleosa pede protetores solares com texturas fluidas e com ativos capazes de controlar a oleosidade e disfarçar os poros. Portanto, se você tem esse tipo de pele, procure nas embalagens frases como: não comedogênico, livre de óleos (ou oil-free), toque seco e efeito mate, que são características ideais para a pele oleosa.

As consequências de escolher um produto inadequado

Escolher um protetor solar inadequado para pele oleosa pode agravar a oleosidade, entupir os poros e estimular a acne. Entre os cuidados que você deve ter, está a escolha do fator de proteção ideal, que deve ser igual ou acima de 30. Um FPS menor que esse não protege o suficiente e permite que os raios solares deixem sua pele ressecada, além de fazer com que a resposta do seu tipo de pele seja produzir mais óleo como forma de proteção, que é o efeito rebote, como explica a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Não deixe de levar em conta outros produtos em uso na sua pele na hora de escolher o melhor protetor solar para ela. Se você tem feito uso de algum ácido, por exemplo, a pele estará mais sensibilizada do que o normal, e o protetor errado pode causar descamações, manchas, vermelhidão ou não proteger a pele como deveria.

Neste caso, o produto ideal é um com alto fator de proteção solar (FPS). É importante também lembrar de retocá-lo a cada duas horas. Essa dica, aliás, serve para todos os dias e tipos de pele: para manter a efetividade do protetor solar, o protetor solar deve ser reaplicado sempre durante a exposição ao sol, após secar-se com a toalha e banhar-se.

Base compacta moldada em bastão (Base Stick)

Os protetores solares em base moldada em bastão (Base Stick) permitem o transporte e aplicação sempre que necessário, já que o seu uso é muito fácil. Como característica principal proporcionam máxima cobertura das imperfeições e o dobro de resistência à água e ao suor do que os demais protetores.

Novidade no mercado de fotoproteção e feito especialmente para a pele brasileira, o Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80 protege contra radiação UVB, UVA, UVA longo, infravermelho e luz visível, e foi desenvolvido para uso diário e para todos os tipos de pele, inclusive a oleosa. Com o dobro de resistência à água das texturas tradicionais, está disponível em cinco cores que se adaptam às diferentes tonalidades da pele. Ajuda no clareamento de manchas, tem efeito mate e toque seco. Com Ácido Hialurônico, que hidrata e preenche rugas, além da Vitamina C, que promove ação antioxidante, antienvelhecimento e antiglicante (reduz a destruição do colágeno da pele).

O Protetor Solar Tonalizante FPS 55 Base Stick é oil-free e não comedogênico, a opção perfeita para quem tem pele oleosa e quer praticidade. O produto protege o DNA celular, a pele dos raios UV, luz visível e ainda diminui os efeitos do envelhecimento da pele, como as rugas. Além disso, ele também previne o aparecimento de manchas e possui alta cobertura e FPS. É um protetor solar com cor com 5 tonalidades, que disfarça imperfeições e proporciona efeito mate duradouro e toque seco, ideal para a pele oleosa. Clique aqui e adquira o seu. Caso opte por um protetor solar em bastão incolor, você pode ter o Protetor Solar Stick Incolor FPS 70.

Textura fluida e toque seco

Uma dica para escolher o melhor protetor solar para peles oleosas é optar por produtos com texturas fluidas, como o Protetor Solar Tonalizante FPS 40 Fluid, que conta com sílicas antibrilho, que ajudam a controlar a oleosidade excessiva da pele. Ideal para todos os tipos de peles, em especial as oleosas e mistas, o Protetor Solar Fluid FPS 40, na versão incolor, protege o DNA celular, absorve a oleosidade da pele e contém Vitamina E, responsável pela ação antioxidante e antienvelhecimento.

Desenvolvido especialmente para a pele brasileira, o Protetor Solar FPS 30 Fluid é ideal para as peles oleosas e acneicas por conter proteção contra os raios UVA (PPD 16) e UVB, além de duplo mecanismo de controle da oleosidade com sílicas antibrilho. Esse dermocosmético proporciona redução da oleosidade e do brilho por até 8 horas, sua textura extra fluida é de fácil espalhabilidade e de rápida absorção, além de oferecer praticidade em sua aplicação, toque seco e efeito mate. Os homens adoram utilizá-lo, devido a sua textura, que não deixa rastros brancos e, para os que possuem barba, não deixa os pelos brancos.

O Protetor Solar Pó Compacto FPS 50 Tonalizante também é uma ótima opção para quem tem esse tipo de pele, pois tem toque sedoso e efeito mate. Além disso, o produto possui ação hidratante e é resistente à água, ideal para carregar na bolsa e retocar durante o dia. Sua fórmula contém filtros solares 100% minerais, capazes de garantir alta proteção contra os efeitos imediatos e cumulativos causados pela exposição ao sol, além disso é um protetor solar oil-free e minimiza os poros.

Protetor Solar Mousse: textura inovadora para pele oleosa

Ideal para as peles oleosas, mas que pode ser utilizado também em peles sensíveis, que desejam uma proteção 100% mineral com disfarce imediato das imperfeições, o protetor solar com textura mousse é ultraleve. Criado com filtros solares 100% minerais (físicos), o Protetor Solar Mousse FPS 50 é indicado especialmente para quem deseja redução do brilho e disfarce de imperfeições, poros e rugas na pele. Isso porque, como tem efeito blur, deixa a face lisa, uniforme, aveludada e controla efetivamente a oleosidade durante 10 horas. Além disso, protege dos danos causados pela poluição, luz visível, e tem ação antiglicante (reduz a destruição do colágeno da pele).

Conheça outros conteúdos