Câncer de pele: entenda a doença e como preveni-la

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Precisamos muito cuidar dela e, mesmo assim, existem muitas pessoas que se expõem ao sol sem proteção, ficando mais vulneráveis ao câncer de pele. Saiba o que é a doença, quais os tipos existentes e conheça dicas para evitá-la.

O que é câncer de pele e quais são os tipos?

Segundo dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. No entanto, é o que tem mais baixa mortalidade e altos percentuais de cura, principalmente quando diagnosticado precocemente.

A neoplasia é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, sendo os que geralmente tem letalidade baixa chamados de carcinomas basocelulares e os espinocelulares. O tipo mais agressivo de câncer de pele é o melanoma.

Qualquer pessoa está sujeita a desenvolver câncer de pele, no entanto, existem fatores que se predispõem ao surgimento, entre eles: pessoas com pele, olhos e cabelos claros; com casos na família; que possuem muitos sinais na pele, com diferentes formas, cores e tamanhos; que fizeram sessões de bronzeamento artificial e com exposição ao sol prolongada na infância.

Quais os sintomas do câncer de pele?

O câncer de pele geralmente é assintomático, sendo assim, conhecer bem sua pele e saber em quais regiões existem pintas pode fazer toda a diferença. Além disso, é imprescindível se consultar com um médico regularmente para que ele faça o diagnóstico correto.

É importante ficar de olho na assimetria, bordas, cor, diâmetro e evolução das pintas e manchas, capaz de auxiliar na identificação dos sinais de perigo dos três principais tipos de câncer de pele: carcinoma basocelular, espinocelular e melanoma. Melanomas metásticos podem, ainda, apresentar outros sintomas, como nódulos na pele, inchaço nos gânglios linfáticos, dores abdominais, dores de cabeça, falta de ar ou tosse, por exemplo. Caso você perceba manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram, ou sinais que mudam de tamanho, forma e cor, busque um especialista.

A proteção solar é fundamental para prevenção do câncer de pele

A proteção solar, sem dúvidas, é essencial para prevenir o câncer de pele. A exposição ao sol sem proteção, principalmente nos horários de pico, é uma das causas mais comuns dos diferentes tipos da neoplasia. Para isso existem produtos específicos, como os dermocosméticos da ADCOS. Entre eles está o Filtro Solar FPS 40 Gel Creme, que contém ativos para alta e efetiva proteção UVA e UVB.

O gel creme possui um blend de ativos antioxidantes capazes de combater os radicais livres, auxiliando no rejuvenescimento da pele, bem como reparar os danos do sol. Além da proteção dos raios UVA e UVB estamos expostos à luz visível diariamente, como lâmpadas, computadores e celulares, que também danificam a pele e promovem a formação de radicais livres. Aplicados sobre a pele, os filtros solares da ADCOS protegem da ação desses raios, podendo ser químicos ou físicos.

Outra opção é o Protetor Solar Mousse FPS 50 que, além do alto fator de proteção, tem textura inovadora e promove disfarce imediato de imperfeições, poros e rugas. Indicado para todos os tipos de pele, esse protetor solar também protege dos danos causados pela poluição, luz visível, e tem ação antiglicante. O dermocosmético está disponível em 5 tonalidades adaptáveis e conta com a textura mousse, que é ultraleve.

Já o Fluid Shield Protect FPS 70 protege a pele das agressões da radiação solar e também da poluição, atuando como um verdadeiro escudo protetor! Ele possui toque seco, não deixando a pele com aspecto oleoso, e é indicado para todos os tipos de pele. Sua composição conta com o Symurban®, um ativo antipoluição que blinda a pele.

Para aqueles que precisam de cuidados especiais, como os que têm a pele sensível ao sol ou já tiveram algum tipo de câncer de pele, o Protetor Solar Fluid Máxima Proteção FPS 99 é a indicação perfeita! O dermocosmético possui uma alta proteção UVA e UVB, além de ação anti-idade, antienvelhecimento e antioxidante, que ainda protege a pele da luz visível.

Não precisamos evitar o sol, apenas nos proteger sempre e da maneira correta!

Como evitar o câncer de pele?

Sempre que realizar a prática de esportes ao ar livre, seja em dias nublados ou no sol, quando estiver em frente ao computador, ou outra fonte de radiação, é essencial utilizar a proteção solar. Também é importante que os cuidados sejam tomados com as crianças, pois a ação cumulativa do sol pode provocar o câncer de pele. Quanto mais cedo iniciar a prevenção, melhor!

Evite a exposição solar entre 10h e 16h e lembre-se sempre de retocar o filtro a cada duas horas, após muita transpiração e depois de sair da água. Na loja ADCOS você encontra produtos de diversos fatores de proteção solar (FPS), de 30 a 99, todos dermatologicamente testados, antioxidantes e não comedogênicos.

Lembre-se também de hidratar a pele após a exposição ao sol e de cumprir sua rotina diária de cuidados. Quando for à praia, utilize bloqueadores físicos como chapéus, óculos e sombrinha para reforçar a proteção solar. Além disso, examinar a sua pele com frequência em um médico especializado é muito importante. Conte com a ADCOS para manter sua pele protegida!

Conheça outros conteúdos