A importância de se proteger contra o sol

Já falamos aqui no Beleza com Saúde sobre como a proteção solar diária é essencial para ter uma pele jovem, saudável e iluminada por muito mais tempo. Além disso, utilizar protetor solar combate o ressecamento, as manchas, a oleosidade e, também, o câncer da pele. Graças a todos esses benefícios que ele pode proporcionar, é um produto indispensável em sua rotina de cuidados com a pele.

A proteção solar no inverno, por exemplo, é essencial para a saúde porque ainda há incidência dos raios solares em nossa pele. Mesmo ao passar o dia em um ambiente fechado, é possível desenvolver manchas devido à luz invisível de lâmpadas e telas de aparelhos eletrônicos.

Geralmente, nas crianças são usados os filtros físicos, já na fase adulta é necessário escolher o dermocosmético ideal para seu tipo de pele, mantendo-a sempre protegida dos danos que a radiação solar pode causar.

Uma dica para uma ação efetiva do filtro solar é aplicar o produto ao menos 30 minutos antes de sair de casa em todas as partes do corpo expostas ao sol, dando atenção especial a rosto, pescoço e colo. Além disso, uma indicação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é reaplicar o protetor a cada duas horas para garantir a proteção da pele.

Proteção solar durante as atividades físicas

A proteção solar é muito importante durante as atividades físicas. Para facilitar os movimentos dos exercícios, acabamos usando roupas que deixam algumas partes do corpo descobertas e mais expostas às radiações do sol, aos efeitos da poluição e dos raios infravermelhos. Por isso, é muito importante se fotoproteger, tanto nos momentos de maior incidência solar, das 9h às 16h, quanto nos horários mais seguros, antes das 9h e depois das 16h.

Quando for praticar atividades físicas, evite protetores com texturas muito pesadas e prefira aqueles com boa espalhabilidade e absorção. Além disso, escolha dermocosméticos com antioxidantes, que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e não se esqueça de reaplicar o produto a cada duas horas.

Os perigos da luz visível para a pele

Mesmo quando você for se exercitar em um ambiente fechado, não pode deixar de usar o protetor solar. Sabe por quê? A luz visível, que vem das lâmpadas, por exemplo, pode causar manchas e acelerar o envelhecimento da pele. Além disso, ela pode desencadear ou piorar doenças de pele, como urticárias ou melasmas.

Ela também é capaz de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células de pigmentação, os melanócitos e nos fibroblastos, produtores de colágenos. Para se proteger da luz visível durante as atividades físicas, opte por protetor solar com base, que vai te ajudar a combater o envelhecimento precoce e os prejuízos a longo prazo para a pele que esse tipo de luz pode causar.

Base Stick: proteção durante os exercícios

A ADCOS tem o protetor solar com base perfeito para você que pratica exercícios e também se preocupa com a saúde da pele: o Filtro Solar Tonalizante FPS 55 Base Stick. Este produto foi desenvolvido com filtros solares fotoestáveis, que garantem proteção muito alta contra os efeitos imediatos e cumulativos causados pela exposição ao sol. Além disso, ele protege o DNA celular contra os efeitos da luz visível e tonaliza a pele com uma alta cobertura de maquiagem, disfarçando imperfeições.

Por ter alta resistência à água e não ser oleoso, esse filtro solar com base é ideal também para pessoas que praticam atividades ao ar livre, esportes e para o dia a dia, pois deixa a pele com aspecto natural e hidratada enquanto a protege. Mesmo com o suor, ele não escorre nos olhos e ainda conta com ação antioxidante e protetora do DNA celular.