Proteção solar durante atividades físicas: entenda a importância!

Proteção solar durante atividades físicas | ADCOS

A fotoproteção é um cuidado indispensável com a saúde e a beleza da pele e deve ser parte dos nossos hábitos diários, inclusive antes das atividades físicas. A ADCOS vai te ajudar a escolher o produto certo para proteger sua pele contra os efeitos nocivos da luz visível e da radiação solar durante seus exercícios. Saiba também sobre fotoproteção corporal e o que não pode faltar na composição desses produtos!

A importância da fotoproteção contra o sol

Já falamos aqui no Beleza com Saúde sobre como a proteção solar diária é essencial para ter uma pele jovem, saudável e iluminada por muito mais tempo. Além disso, utilizar protetor solar enriquecido com ativos específicos, pode auxiliar o combate ao ressecamento, as manchas, a oleosidade e, também, o câncer da pele. Graças a todos esses benefícios que ele pode proporcionar, é um produto indispensável em sua rotina de cuidados com a pele.

Ainda que o dia esteja nublado ou chuvoso, é essencial manter o uso do protetor solar, uma vez que ainda há incidência dos raios solares em nossa pele. Mesmo ao passar o dia em um ambiente fechado, é possível desenvolver manchas devido à luz de lâmpadas e telas de aparelhos eletrônicos. Vale lembrar que deve ser escolhido um dermocosmético para a fotoproteção corporal e facial ideais para seu tipo de pele, auxiliando no tratamento conforme a necessidade.

#FicaADica: aplicação adequada do protetor solar

Para uma ação efetiva do protetor solar, aplique o produto ao menos 30 minutos antes de sair de casa em todas as partes do corpo expostas ao sol, dando atenção especial a rosto, pescoço e colo. Além disso, a indicação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é reaplicar o protetor a cada duas horas para garantir a proteção da pele e nas seguintes quantidades:

– Rosto: aplicar 1 colher de chá;
– Pescoço: aplicar 1 colher de chá;
– Colo/Busto: aplicar 1 colher de chá;
– Parte de trás do tronco: aplicar 1 colher de chá;
– Braços: aplicar 1 colher de chá em cada um;
– Parte da frente das pernas: aplicar 1 colher de chá;
– Parte de trás da perna: aplicar 1 colher de chá.

Ainda, é muito importante espalhar o protetor de maneira uniforme para ser igualmente absolvido por toda a pele. Isso evita que algumas regiões formem excesso de produto e outras fiquem sem a proteção adequada.

Protetor solar para exercícios físicos

A proteção solar é muito importante durante as atividades físicas. Para facilitar os movimentos dos exercícios, acabamos usando roupas que deixam algumas partes do corpo descobertas e mais expostas às radiações do sol, aos efeitos da poluição e dos raios infravermelhos. Por isso, é muito importante o uso do protetor solar, tanto nos momentos de maior incidência solar (das 9h às 16h), quanto nos horários considerados mais seguros (antes das 9h e após às 16h).

Quando for praticar atividades físicas, é essencial optar por um produto que seja resistente à água e à transpiração. É fundamental que o protetor solar resista à piscina, praia e ao suor entre os intervalos recomendados para sua reaplicação.

Evite protetores com texturas muito pesadas e prefira aqueles com boa espalhabilidade e absorção. Além disso, escolha dermocosméticos com antioxidantes, que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.

Os perigos da luz visível para a pele

Mesmo quando você for a um ambiente fechado, não pode deixar de usar o protetor solar para exercícios . A luz visível, emitida por meio de equipamentos eletrônicos (como televisores, celulares e afins), pode causar manchas e acelerar o envelhecimento da pele. Além disso, ela pode desencadear ou piorar doenças de pele, como a urticária e o melasma.

Ela também é capaz de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células de pigmentação, os melanócitos e nos fibroblastos, produtores de colágenos. Para se proteger da luz visível durante as atividades físicas, opte por um protetor solar com base, que vai te ajudar a combater o envelhecimento precoce e os prejuízos a longo prazo para a pele que esse tipo de luz pode causar.

Quais as soluções ADCOS para fotoproteção?

A ADCOS tem o protetor solar perfeito para você que pratica exercícios e também se preocupa com a saúde da pele: o Protetor Solar Stick Incolor FPS 70. Muito resistente à água e à transpiração, oferece alta proteção e pode ser aplicado no rosto e em tatuagens pelo corpo. Seu formato em bastão permite uma aplicação uniforme e não deixa manchas esbranquiçadas, não escorre e não causa ardência nos olhos. É um protetor solar eficiente e resistente, indicado para todos os tipos de pele e para toda a família.

Além disso, sua fórmula conta com a Vitamina E, um antioxidante que ajuda a proteger as células contra os danos causados por radicais livres, promovendo um efeito antienvelhecimento da pele.

Contamos também com Filtro Solar Ultra FPS 55 Gel Creme. Com sua textura fina, oil-free e de secagem rápida, ele cria uma barreira de resistência à água para proteger a pele da exposição solar direta (UVA e UVB) em piscinas, praias, parques e durante as atividades físicas.

Este protetor é ideal para pessoas que praticam atividades ao ar livre, esportes e para o dia a dia, e para proteger tatuagens, pois, além de se manter fotoestável por até 9 horas de exposição solar, deixa a pele com aspecto natural e hidratada enquanto a protege. Conta com a ação antioxidante da Vitamina C e protege do DNA celular. Versátil, o Filtro Solar Ultra FPS 55 Gel Creme pode ser aplicado no rosto e no corpo e está disponível em dois tamanhos nas embalagens de 50h ou 120g.

Caso sua pele seja mais sensível ao sol ou necessite de cuidados especiais, você pode optar, também, pelo Protetor Solar Fluid Máxima Proteção FPS 99, um protetor com altíssima proteção UVA e UVB e e também contra os contra os danos causados pela radiação infravermelha da luz visível. Disponível tanto na versão incolor quanto na opção tonalizante que uniformiza o tom da pele, o produto é formulado com ativos calmantes e reparadores como o bisabolol e alantoína, além de conter ácido hialurônico para hidratar profundamente a pele e estimular a produção de colágeno.

Com uma textura leve e fluída, Protetor Solar Fluid Máxima Proteção FPS 99 é muito fácil de aplicar e espalhar e não deixa a pele com aquele aspecto esbranquiçado dos protetores solares comuns. Por isso, ele pode ser aplicado em todos os tipos de pele, até mesmo nas oleosas, pois é não comedogênico. Este dermocosmético também é ideal para peles sensibilizadas por algum tipo de tratamento clínico ou estético que precisam de máxima proteção e cuidado.

Não se esqueça: proteger a sua pele usando um bom protetor solar para exercícios é fundamental para evitar doenças de pele e o fotoenvelhecimento precoce. Cuide-se e mantenha a sua beleza com saúde!

Conheça outros conteúdos