Melasma: saiba como é o tratamento desse tipo de mancha na pele

O melasma atinge muitas mulheres e pode ser agravado durante a gestação. As manchas de coloração amarronzada acabam incomodando a aparência de quem deseja uma pele uniforme e bem iluminada. Entenda por que os melasmas aparecem e conheça as melhores formas para tratá-los aqui no blog da ADCOS.

O que é o melasma?

O melasma é um distúrbio de pigmentação caracterizado pelo surgimento de manchas na pele de tom amarronzado. Ele geralmente aparece nas bochechas, na testa e no buço, mas também pode surgir em outras áreas como o colo e os braços. Existem três tipos de melasma: epidérmico, quando há depósito exacerbado de pigmento na epiderme (camada mais superficial da pele); dérmico, caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos; misto, quando há excesso de pigmentação na epiderme, na derme e em outras regiões.

Alguns fatores podem desencadear o surgimento dos melasmas, como a exposição ao sol e ao calor, principalmente sem proteção. Isso porque a luz ultravioleta estimula os melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele. Além disso, a exposição solar é responsável pela reincidência dos melasmas. Entre outras causas destas manchas na pele estão as alterações hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais, entre outras condições.

Como tratar o melasma?

Há diversas formas de clarear o melasma. O inverno é a melhor época para fazer procedimentos com seu médico dermatologista. Peelings clareadores e lasers, por exemplo, podem auxiliar no tratamento das manchas na pele. Já ao longo de todo o ano, tenha uma rotina de cuidados preventivos com a pele e adicione produtos clareadores em seu nécessaire.

Você pode usar dermocosméticos com ácido retinoico, glicólico, kójico, ferúlico, além de outras substâncias que ajudam a clarear manchas, como hidroquinona, artbutin e resveratol. Além disso, as vitaminas C e E tópicas também são ótimas opções, por serem poderosos antioxidantes e potencializarem o efeito do protetor solar. Esses ativos não só clareiam e diminuem as manchas na pele, mas também previnem o surgimento de novas marcas.

Conheça o Melan-Off Concentrado Clareador!

O Melan-Off Concentrado Clareador é um sérum clareador incrível para a pele, trabalhando o clareamento de manchas e, inclusive, do melasma. Ele corrige a tonalidade da pele, a deixa mais uniforme, protege da luz visível, previne e trata os sinais de hiperpigmentação.

É um clareador de manchas completo, pois atua em todas as etapas do processo de pigmentação, desde a produção até a liberação e o armazenamento da melanina, o que garante que ele age nos mais diversos tipos de mancha, inclusive as de acne.

Quer saber mais sobre ele? Leia essa resenha que a Juro Valendo produziu sobre o nosso produto! Para comprar, clique aqui!

A importância da prevenção e do protetor solar

É possível prevenir o aparecimento de melasmas com alguns passos. Use filtro solar sempre, com FPS de no mínimo 30, mesmo que for ficar em ambientes fechados. Uma boa dica é optar pelo protetor solar com cor, que além de proteger contra os raios UVA e UVB e uniformizar o tom da pele, também funciona como barreira para a luz visível, vinda das lâmpadas e aparelhos eletrônicos.

Além disso, evite exposição excessiva ao sol, ao calor e resfrie a pele sempre que puder. Para isso, você pode utilizar uma água termal. Ainda, aposte em produtos antioxidantes, que previnem os danos causados pelos radicais livres na pele, e, sempre que puder, use chapéus, que também bloqueiam parte dos raios solares, funcionando como proteção física.

Prevenção de manchas e disfarce das imperfeições

Proteja sua pele dos raios solares e da luz visível com cobertura de maquiagem: use o Filtro Solar Tonalizante FPS 55 Base Stick. Este produto é um filtro solar com base que proporciona toque seco e efeito mate, indicado para todos os tipos de pele e atua como maquiagem. Por ter alta resistência à água, esse protetor solar é ideal para pessoas que praticam atividades ao ar livre e para pós- procedimentos, como laser e peeling, pois acalma, reduz ardência e disfarça a vermelhidão. A Base Stick previne o aparecimento do melasma e é ideal para carregar na bolsa, pois é portátil e de fácil aplicação.

Para tornar sua rotina de cuidados com a pele ainda mais prática e eficaz, utilize produtos dois em um, como o Filtro Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto, que previne o envelhecimento, as manchas e evita a desidratação da pele. O produto está disponível em 6 tons que se adaptam às diversas tonalidades da pele brasileira e tem cobertura de maquiagem.

Melasma na gravidez

Apesar de também acometer homens, o melasma aparece com mais frequência nas mulheres, que representam 90% dos casos. Ele costuma atingir as gestantes com frequência. Esta é uma característica fisiológica do organismo nesse período devido às alterações hormonais que ocorrem. Assim, algumas áreas, como a linha do meio da barriga e as axilas, costumam ficar mais escuras. Além disso, os sinais e manchas na pele que a mulher já possui tendem a aumentar. É possível cuidar dos melasmas com os dermocosméticos corretos. Durante a gravidez, principalmente, é preciso ter atenção aos ativos dos produtos, já que alguns são contraindicados para gestantes, como a cânfora.

Além de tratar as manchas, também é importantíssimo preveni-las no período da gestação, já que o corpo está predisposto à formação delas. O ideal é usar o filtro solar diariamente e começar a utilizar dermocosméticos com Vitamina C em sua composição, após o início do terceiro trimestre. Essa substância potencializa os efeitos de proteção solar e ainda auxilia no clareamento de manchas. Alguns peelings e outros tratamentos também podem ser realizados durante a gravidez, por isso consulte seu dermatologista!

 

Conheça outros conteúdos