Cuidados com a pele na gravidez: como prevenir os temidos melasma e estrias

Cuidados com a pele na gravidez: como prevenir os temidos melasma e estrias

A gravidez é um período em que o corpo passa por muitas mudanças visuais e hormonais. Além do crescimento da barriga, a pele fica mais sensível e pode haver o aparecimento do melasma, estrias. Vamos falar de cuidados com a pele durante a gravidez e como prevenir as marcas na pele.

Cuidados necessários com a pele durante a gravidez

A gravidez é uma época de cuidados e muitas mudanças, desde o aumento da barriga, da sensibilidade da pele ao aparecimento de estrias e manchas. Devido a alterações vasculares e ao aumento dos vasos sanguíneos, a pele da gestante fica mais sensível durante a gravidez. Nesse período, a pele fica mais avermelhada e irritada, aumentando a dilatação dos vasos e, com isso, a sensibilidade.

Portanto, todo cuidado é fundamental. Mantenha sempre uma água termal em sua companhia, para manter a pele hidratada, nutrida e também menos irritada. Outro cuidado importante é com a pele dos seios, evitando feridas. Higienize o bico da área apenas com água, preservando a hidratação natural da pele nessa região, não esfregando buchas e nem passando sabonetes no local. Para hidratação da região, procure seu dermatologista, que indicará o melhor produto.

Por que o melasma pode aparecer?

melasma são manchas escuras que surgem na pele da gestante e são muito comuns na gravidez, principalmente no rosto. Há também o escurecimento em regiões como mamilos, a linha do meio da barriga e vulva, pois é uma característica do organismo feminino durante essa fase. Essa tendência do aparecimento de manchas acontece devido ao estímulo de hormônios que ocorre nessa fase. Portanto, o melhor tratamento é a prevenção com a proteção solar.

Como tratar/prevenir o melasma?

protetor solar não pode ser deixado de lado durante a gravidez e deve ser utilizado diariamente, inclusive em lugares fechados, onde você pode optar por usar um protetor solar com cor, protegendo a pele também da luz visível. Para aumentar a proteção, consulte o seu dermatologista sobre quando você pode começar a utilizar a Vitamina C tópica durante a gestação, pois associando a Vitamina C com o Protetor Solar, a proteção da pele é potencializada devido ao poder antioxidante que ela possui, capaz de neutralizar os radicais livres.

Quais os cuidados para prevenir as estrias e por que elas aparecem?

As estrias são formadas com a degradação das fibras de elastina, responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele. Se houver crescimento excessivo, as estrias surgem. Durante a gravidez, é comum as marcas aparecerem devido ao ganho excessivo de peso, à falta de hidratação nas regiões mais suscetíveis às estrias, como seios e barriga, e também à hereditariedade.

Para prevenir o aparecimento das estrias na gravidez, é importante manter a hidratação em dia e todos os cuidados necessários devem se iniciar desde a notícia da gestação. Existem hidratantes específicos para grávidas, com ativos e óleos naturais que auxiliam na prevenção do aparecimento de estrias. A alimentação controlada também é fundamental para não ganhar muito peso. É essencial que o ganho seja controlado e gradual, tomando bastante cuidado no último trimestre, onde a atenção deve ser dobrada devido ao inchaço maior e ao crescimento da criança.

Dicas de beleza e saúde para fazer durante a gestação

Como falamos, a proteção solar e a hidratação são passos fundamentais para a pele da grávida durante a gestação. Outra dica bacana é realizar a drenagem linfática durante o seu período gestacional, pois o procedimento ajuda na redução da retenção de líquidos, melhora a circulação sanguínea, o aparecimento da celulite e combate as varizes, proporcionando também relaxamento. O procedimento pode ser feito após o quarto mês de gestação e com a indicação do seu médico. E não esqueça: beba bastante água e pratique atividades físicas para manter o peso crescendo gradualmente e controladamente.

Também há aquilo que devemos evitar. Dermocosméticos com cânfora são proibidos nesse período, pois este é um ativo com poder de absorção muito alto e pode atravessar a placenta, chegando até o bebê. Outras substâncias contraindicadas são retinol e ureia. Produtos com cafeína em alta concentração podem ser usados apenas com orientação médica. Além disso, evite fazer tatuagens, pois o sistema imunológico da grávida está alterado e o risco de infecções e alergias é bem maior.

Creme para estrias: Elastcream

Elastcream é o dermocosmético ideal para a grávida. O produto é um creme para estrias desenvolvido para prevenir o aparecimento dessas marcas e também possui a hidratação ideal para a pele da gestante. Ele nutre, promove maior elasticidade, fortalece as fibras e contém um complexo antielastase que protege a elastina da enzima elastase, que é a responsável por prejudicar as fibras. O Elastcream deve ser usado desde o início da gravidez, prevenindo o aparecimento das estrias. Pessoas que tiveram variação acentuada de peso, adolescentes, que colocaram prótese de silicone e que malham muito também devem utilizá-lo.

Proteção solar sempre!

Para proteger a pele dos raios solares e da luz visível, o Filtro Solar Tonalizante FPS 55 Base Stick garante cobertura intensa e disfarce de imperfeições. Ele contém alto fator de proteção, é resistente à água, esconde as olheiras e ainda previne o aparecimento de melasma. O produto também reduz ardências e disfarça vermelhidão, ideal para cuidados pós peeling e laser.

Outra boa opção é o Protetor Solar Mousse FPS 50, que protege a pele dos danos causados pela poluição e pela luz visível. Sua fórmula conta com Ácido Hialurônico, que estimula a síntese de colágeno, e Carcinina, com ação antiglicante. Esse protetor solar em mousse foi desenvolvido especialmente para as peles brasileiras e conta com 5 tonalidades adaptáveis. Com textura inovadora, ele promove disfarce imediato de imperfeições, poros e rugas. É indicado para todos os tipos de pele, inclusive e especialmente para as peles sensíveis e oleosas.

Bruma Hidratante

Mantenha a Hidradefense Solution Bruma Hidratante por perto por onde for. Esse spray é super fácil de utilizar, promove poderosa hidratação e vai muito além do que uma água termal propõe. Sua hidratação é imediata e duradoura (24h), possui ação detox, refresca, suaviza e protege o colágeno. Além disso, ele conta com Ectoína em sua composição, que energiza a pele e protege contra o stress ambiental e a poluição, por exemplo. Você pode aplicar a bruma por cima da maquiagem a qualquer hora do dia, pois ela é rapidamente absorvida pela pele.

Conheça outros conteúdos