Adcos

Por que usar filtro solar?

A fotoproteção diária te ajuda a ter uma pele jovem e iluminada por muito mais tempo e ainda auxilia no combate ao envelhecimento precoce, ao ressecamento, a oleosidade excessiva, a manchas e até mesmo ao câncer da pele. Saiba mais sobre a importância do filtro solar, a opção mais indicada para o seu tipo de pele e todas as vantagens que você obtém se protegendo com o filtro solar certo.

Adicione o filtro solar à sua lista de produtos diários

Assim como a higienização e a tonificação da pele, o uso do filtro solar também deve ser um hábito diário. Os filtros solares tonalizantes são ideais para o dia a dia, já que protegem seu rosto contra os efeitos nocivos dos raios solares, garantem o disfarce de possíveis imperfeições e ainda previnem da luz visível, unindo a saúde com a beleza de sua pele.

Você pode usar o filtro solar que melhor se adequa ao seu tipo de pele e com a cobertura que deseja. A escolha do produto certo é importante para evitar problemas como espinhas, cravos e ressecamento. Lembre-se de retocar seu protetor solar pelo menos a cada 2 horas, se estiver em exposição direta ao sol ou entrar na água, e sempre aplique o fotoprotetor entre 15 e 30 minutos antes da exposição.

Prevenindo rugas e manchas

O envelhecimento da pele está relacionado a vários fatores como o sono e a exposição solar, por exemplo. Este último causa o ressecamento da pele, o que resulta na flacidez, facilitando o surgimento de rugas e linhas de expressão. Além disso, os raios UVA e UVB tem efeito cumulativo na pele e conseguem penetrá-la profundamente, por isso, acabam ocasionando pintas, sardas e manchas com outras características.

O protetor solar correto, quando utilizado diariamente, ajuda na prevenção desses malefícios. O seu modo de vida também influencia diretamente na saúde da pele, então procure sempre ingerir uma boa quantidade de água por dia e manter uma alimentação saudável. O tabagismo, a má alimentação, a ausência de cuidados (falta de limpeza e hidratação da pele) e o estresse são inimigos gigantes da prevenção de rugas e manchas.

Filtro solar específico para a sua pele

Cada tipo de pele requer produtos especiais que intensifiquem suas características positivas e que não a prejudiquem, por isso escolher o filtro solar ideal também é fundamental. Se sua pele for oleosa, procure utilizar um filtro solar fluido e oil-free, pois a textura é leve, de rápida absorção e sem óleo. Para peles secas, utilize a versão em creme ou loções. Para peles sensíveis, a composição do protetor deve ser livre de ingredientes que possam causar irritações e alergias, por isso escolha produtos com fórmulas minerais ou em pó.

Diferença entre filtros físicos e químicos

Existem dois tipos de filtros solares: os químicos e os físicos. Os primeiros são aqueles que absorvem moléculas altamente energéticas, neste caso as da radiação ultravioleta, e as transformam em radiação de baixa energia. Desta forma, é criada uma camada de proteção na epiderme que, ao reagir com a radiação solar, impede sua penetração nela.

O outro tipo de protetor solar é o físico, também chamado de orgânico, devido à sua composição de minerais, dióxido de titânio e dióxido de zinco. Esses componentes não são absorvidos pela pele e, assim, os raios são refletidos pelo filtro. Isso auxilia na prevenção do envelhecimento da pele pela ação do sol. É um produto ideal para crianças, pessoas alérgicas, grávidas ou que possuem a pele sensível, já que seus ingredientes não se fundem com a pele.

É importante dizer que todos os filtros solares, químicos ou físicos, devem ser reaplicados. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que seja feita a reaplicação de duas em duas horas, principalmente se a pele estiver exposta ao sol por muito tempo e em horários muito quentes. Não esqueça de refazer esse passo!

Mais dicas

Aumente a proteção com a Vitamina C

Aumente a proteção com a Vitamina C

Além do protetor solar, a Vitamina C ajuda a reduzir o impacto do sol sobre a pele, atuando de uma maneira diferente. Os filtros formam uma barreira protetora, já a vitamina recupera a integridade do DNA celular, que pode ter sido danificado pelos raios solares. Um ótimo produto para aplicar de manhã, antes do protetor, é o Derma Complex Vitamina C 20, ideal para peles mistas e oleosas. O Derma Complex Vitamina C ainda promove o clareamento cutâneo, tornando a pele mais uniforme e melhorando a textura. Ele ainda reduz linhas finas, previne rugas, possui ação antioxidante e dá elasticidade e firmeza à pele.

Remova o filtro solar da forma correta

Remova o filtro solar da forma correta

Como outros produtos que você aplica sobre a pele, os filtros solares também devem ser removidos corretamente. O Green Tea Gel de Limpeza Neutro é um demaquilante em forma de gel que atua perfeitamente na remoção dos protetores, resíduos de maquiagem e impurezas. Este produto é totalmente livre de óleos e indicado para todos os tipos de pele. O chá verde, presente no produto, ainda combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

Cuidado com os efeitos do sol nas mãos

Cuidado com os efeitos do sol nas mãos

Ao contrário do que muitos pensam, as manchas senis não são consequências da idade, e sim do efeito cumulativo do sol sobre a epiderme. Além disso, esse tipo de mancha é bastante comum em áreas que ficam muito expostas, como as mãos. Previna-se contra os efeitos dos raios solares e utilize o Specific Creme Revitalizante para Mãos FPS 20, que possui uma fórmula sofisticada com ativos que atuam na redução dos sinais do envelhecimento dessa área e protege contra os raios UVA e UVB.

Conheça outros conteúdos