Adicione o filtro solar à sua lista de produtos diários

Assim como a higienização e a tonificação da pele, o uso do filtro solar também deve ser um hábito diário. Os filtros solares tonalizantes são ideais para o dia a dia, já que protegem seu rosto contra os efeitos nocivos dos raios solares, garantem o disfarce de possíveis imperfeições e ainda previnem da luz visível, unindo a saúde com a beleza de sua pele.

Você pode usar o filtro solar que melhor se adequa ao seu tipo de pele e com a cobertura que deseja. A escolha do produto certo é importante para evitar problemas como espinhas, cravos e ressecamento. Lembre-se de retocar seu protetor solar pelo menos a cada 2 horas, se estiver em exposição direta ao sol ou entrar na água, e sempre aplique o fotoprotetor entre 15 e 30 minutos antes da exposição.

Prevenindo rugas e manchas

O envelhecimento da pele está relacionado a vários fatores como o sono e a exposição solar, por exemplo. Este último causa o ressecamento da pele, o que resulta na flacidez, facilitando o surgimento de rugas e linhas de expressão. Além disso, os raios UVA e UVB tem efeito cumulativo na pele e conseguem penetrá-la profundamente, por isso, acabam ocasionando pintas, sardas e manchas com outras características.

O protetor solar correto, quando utilizado diariamente, ajuda na prevenção desses malefícios. O seu modo de vida também influencia diretamente na saúde da pele, então procure sempre ingerir uma boa quantidade de água por dia e manter uma alimentação saudável. O tabagismo, a má alimentação, a ausência de cuidados (falta de limpeza e hidratação da pele) e o estresse são inimigos gigantes da prevenção de rugas e manchas.

Filtro solar específico para a sua pele

Cada tipo de pele requer produtos especiais que intensifiquem suas características positivas e que não a prejudiquem, por isso escolher o filtro solar ideal também é fundamental. Se sua pele for oleosa, procure utilizar um filtro solar fluido e oil-free, pois a textura é leve, de rápida absorção e sem óleo. Para peles secas, utilize a versão em creme ou loções. Para peles sensíveis, a composição do protetor deve ser livre de ingredientes que possam causar irritações e alergias, por isso escolha produtos com fórmulas minerais ou em pó.

Diferença entre filtros físicos e químicos

Existem dois tipos de filtros solares: os químicos e os físicos. Os primeiros são aqueles que absorvem moléculas altamente energéticas, neste caso as da radiação ultravioleta, e as transformam em radiação de baixa energia. Desta forma, é criada uma camada de proteção na epiderme que, ao reagir com a radiação solar, impede sua penetração nela.

O outro tipo de protetor solar é o físico, também chamado de orgânico, devido à sua composição de minerais, dióxido de titânio e dióxido de zinco. Esses componentes não são absorvidos pela pele e, assim, os raios são refletidos pelo filtro. Isso auxilia na prevenção do envelhecimento da pele pela ação do sol. É um produto ideal para crianças, pessoas alérgicas, grávidas ou que possuem a pele sensível, já que seus ingredientes não se fundem com a pele.

É importante dizer que todos os filtros solares, químicos ou físicos, devem ser reaplicados. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que seja feita a reaplicação de duas em duas horas, principalmente se a pele estiver exposta ao sol por muito tempo e em horários muito quentes. Não esqueça de refazer esse passo!