Por que usar filtro solar?

Você deseja ter uma pele jovem e saudável por muito mais tempo? A fotoproteção diária é o caminho ideal! E mais: utilizar um filtro solar todos os dias ainda auxilia no combate ao envelhecimento precoce, ressecamento, oleosidade excessiva, manchas e até mesmo ao câncer de pele. No post de hoje, você vai entender mais sobre a importância e as vantagens do protetor solar, além de descobrir qual é o mais indicado para o seu tipo de pele. Continue lendo!

Proteja a pele com o filtro solar

O envelhecimento da pele está relacionado a vários fatores como a exposição à poluição e a exposição solar, por exemplo. Este último causa o ressecamento da pele, que resulta na desidratação, flacidez e no surgimento de rugas e linhas de expressão. Além disso, os raios UVA e UVB têm efeito cumulativo na pele e conseguem penetrá-la profundamente, por isso, acabam ocasionando manchas, pintas e sardas.

Para manter a pele protegida, o primeiro passo é adicionar o filtro solar à sua lista de cuidados com a pele, pois, assim como a higienização e a tonificação da pele, ele também deve ser um hábito diário! Escolher o produto certo é importantíssimo para evitar problemas como espinhas, cravos e ressecamento.

Para o dia a dia, por exemplo, o protetor solar com cor é uma ótima opção, já que protege o seu rosto contra os efeitos nocivos dos raios solares, garante o disfarce de possíveis imperfeições e ainda previne os danos da luz visível, unindo a saúde com a beleza de sua pele. O ideal é escolher um filtro solar que melhor se adequa ao seu tipo de pele e com a cobertura que deseja.

Como escolher o filtro solar específico para a minha pele?

Cada tipo de pele requer produtos especiais que intensifiquem suas características positivas e que não a prejudiquem. Por isso, escolher o filtro solar ideal é fundamental. Se sua pele for oleosa, procure utilizar um filtro solar fluido e oil-free, pois a textura é leve, de rápida absorção e sem óleo. Para peles secas, utilize a versão em creme ou loções. Já para peles sensíveis, a composição do protetor deve ser livre de ingredientes que possam causar irritações e alergias, portanto, escolha produtos com fórmulas minerais ou em pó.

Existem dois tipos de filtros solares: os químicos e os físicos. Os primeiros são aqueles que absorvem moléculas altamente energéticas, neste caso, as da radiação ultravioleta, e as transformam em radiação de baixa energia (calor). Desta forma, é criada uma camada de proteção na epiderme que, ao reagir com a radiação solar, impede sua penetração.

O outro tipo de protetor solar é o físico, também chamado de inorgânico, devido à sua composição de minerais, dióxido de titânio e dióxido de zinco. Esses componentes não são absorvidos pela pele e, assim, os raios são refletidos pelo filtro. Isso auxilia na prevenção do envelhecimento da pele pela ação do sol. É um produto ideal para crianças, pessoas alérgicas, grávidas ou que possuem a pele sensível, já que seus ingredientes não se fundem com a pele.

Cuidados para uma pele mais saudável

É importante dizer que todos os filtros solares, químicos ou físicos, devem ser reaplicados. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que seja feita a reaplicação de duas em duas horas, principalmente se a pele estiver exposta ao sol por muito tempo e em horários muito quentes. Não esqueça de refazer esse passo!

Lembre-se também que os hábitos influenciam diretamente na saúde da pele. Portanto, procure sempre ingerir uma boa quantidade de água e manter uma alimentação saudável. O tabagismo, a má alimentação, a ausência de cuidados (falta de limpeza e hidratação da pele) e o estresse são inimigos em potencial da prevenção de rugas e manchas.

Continue acompanhando o Beleza com Saúde, da ADCOS, e tenha uma pele sempre protegida! Confira também a nossa linha completa de fotoproteção solar.

Aumente a proteção com a Vitamina C

Além do protetor solar, a Vitamina C ajuda a reduzir o impacto do sol sobre a pele, atuando de uma maneira diferente. Os filtros formam uma barreira protetora, já a vitamina recupera a integridade do DNA celular, que pode ter sido danificado pelos raios solares. Um ótimo produto para aplicar de manhã, antes do protetor, é o Derma Complex Vitamina C 20, ideal para peles mistas e oleosas. Essa Vitamina C ainda promove o clareamento cutâneo, tornando a pele mais uniforme e melhorando a textura. Ele ainda reduz linhas finas, previne rugas, possui ação antioxidante e dá elasticidade e firmeza à pele.

Remova o filtro solar da forma correta

Como outros produtos que você aplica sobre a pele, os filtros solares também devem ser removidos corretamente. O Clean Solution Gel de Limpeza Neutro higieniza a pele e ajuda a remover as impurezas, resíduos de maquiagem e poluição presentes na pele. Sua textura em gel atua perfeitamente na remoção. É um produto totalmente livre de óleos, tem ação antioxidante e é indicado para todos os tipos de pele.


Conheça outros conteúdos que podem te interessar:

Mitos e verdades sobre o uso do Protetor Solar

Quais os erros mais comuns na utilização do protetor solar?

Qual o melhor protetor solar para a minha pele?

Protetor Solar para cada tipo de pele

Conheça outros conteúdos