Adcos

Pele sensível: conheça os cuidados que esse tipo de pele requer

Vermelhidão, manchas e coceiras são sinais típicos da pele sensível, que exige muitos cuidados, pois é mais fina e frágil do que as demais. Uma pele torna-se sensível quando sua barreira protetora é comprometida, tornando-a mais suscetível à ação de fatores externos, que podem causar irritação ou alergias. Leia mais sobre o assunto e descubra como cuidar da pele sensível e mantê-la saudável e livre de irritações. Confira!

Como amenizar a vermelhidão

Um sintoma comum em pessoas que possuem peles sensíveis é a vermelhidão aparente da epiderme. Usar uma máscara que possui propriedades anti-irritantes, anti-inflamatórias e que reduzem a vermelhidão da pele pode ser uma ótima ideia, principalmente se ela possuir ação descongestionante e refrescante.

A Clean Solution Máscara Ultra Suavizante possui ação calmante e anti-irritante enquanto hidrata e suaviza a pele. Ajuda a disfarçar e diminui a vermelhidão devido ao extrato de clorofila, que promove contraposição óptica ao tom avermelhado, característico de peles sensibilizadas.

Use produtos que não agridem a pele

Na hora de higienizar a pele, evite sabonetes comuns, já que peles sensíveis precisam de cuidados especiais em todas as etapas, desde a limpeza. Os produtos devem ser livres de substâncias irritantes e conter ingredientes calmantes que reforcem a barreira de defesa natural da pele, estimulem a renovação celular e equilibrem os níveis de umidade. Quaisquer produtos que causem irritação, desconforto, coceiras, vermelhidão ou outros sintomas anormais devem ter seu uso suspenso. Por isso, opte por formulações suaves e livres de parabenos, fragrância, álcool e corantes.

Procure suavizar a pele e reequilibrar o seu pH natural com um tônico que conforte, alivie e hidrate, promovendo maciez da mesma. O Tônico Suavizante, da linha Sensi Solution, por exemplo, foi desenvolvido especialmente para esse tipo de pele e possui ação calmante. Opção ideal para peles sensibilizadas e delicadas.

Hidratantes

Para peles sensíveis, hidratantes à base de água ou específicos para este tipo de pele são os mais recomendados. Hidratar a pele, principalmente pela manhã, é essencial para fortalecê-la contra os agentes externos com os quais terá contato durante todo o dia.

Você pode usar o Aqua Pro.Bio, que regenera e reforça a barreira biológica de bactérias probióticas, que formam o sistema imunológico da pele. Além disso, contém Ectoína, que promove proteção contra o stress ambiental e garante uma pele suave, hidratada, iluminada e energizada.

Filtro solar adequado

Peles sensíveis não devem ser expostas ao sol durante muito tempo, principalmente sem a utilização de protetor solar. A luz do sol pode ser nociva e causar efeitos ainda mais graves em peles sensíveis, como queimaduras e alergias solares, além do envelhecimento e ressecamento da pele. Como todos os outros produtos, o filtro solar também tem que ser livre de compostos que possam causar irritação e alergias. As versões mais indicadas são as minerais ou em pó.

O Filtro Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto é uma ótima opção se maquiar-se é um hábito presente no seu dia a dia. O produto tem ação antioxidante, previne manchas e promove uma cobertura natural, disfarçando as linhas finas. O Filtro Solar Mineral FPS 50 promove ampla proteção contra os raios UVA e UVB, além de ser hipoalergênico, de rápida absorção e não provocar cravos e espinhas. Ele é um filtro solar 100% físico, composto por minerais que atuam refletindo os raios solares e que não são absorvidos pela pele, proporcionando mais segurança e alta proteção para esse tipo de pele.

Mais dicas

Reveja seus hábitos

Reveja seus hábitos

A escolha dos produtos certos e próprios para peles sensíveis é superimportante, no entanto, hábitos do seu dia a dia podem estar deixando sua pele ainda mais sensível e, por isso, precisam ser mudados. O banho quente, por exemplo, pode causar ressecamento, pois a pele acaba perdendo fatores de hidratação naturais, gorduras protetoras da epiderme e dos pelos com a alta temperatura da água.

Cuide dos lábios

Cuide dos lábios

Os lábios são recobertos por uma pele naturalmente mais sensível. Com a ação solar, do vento, da água salgada do mar, do frio e até mesmo do ar refrigerado, eles ficam ressecados e feridos. É importante proteger essa área com um Filtro Solar Labial que previna do fotoenvelhecimento, tenha um bom fator de proteção solar, hidrate e defenda a boca das ações externas que provocam o ressecamento.

Compressas Geladas

Compressas Geladas

Peles sensíveis sofrem com coceiras, irritações e vermelhidão. Compressas geladas de chá verde ou de soro fisiológico atuam como anti-inflamatório, reduzindo esses sintomas e a coceira. A água gelada causa a vasoconstrição – fechamento dos vasos –, reduzindo a vermelhidão do rosto. Evite banhos quentes, esfoliações, produtos com álcool e esfregar o rosto com agressividade. Para completar, utilizes máscaras calmantes e descongestionantes.

Conheça outros conteúdos