Retinol: conheça o ativo e saiba quando usar

Retinol: Mulher vestida de branco olhando através de uma janela

O retinol é um ativo poderoso, e o mais consagrado dermatologicamente, para prevenir e tratar os sinais do envelhecimento da pele. A substância ainda auxilia no tratamento da acne, deixando a pele renovada, uniforme e com mais viço.

Para você não errar durante o tratamento com retinol, a ADCOS reuniu todas as informações que você precisa saber antes de usá-lo no dia a dia. Vamos conferir? Continue lendo!

O que é o retinol e para que serve?

Derivado da vitamina A, o retinol é um ativo que oferece diversas vantagens à pele. O principal benefício é a renovação celular, que contribui para a melhora de sua luminosidade, textura e firmeza e redução de rugas profundas.

Devido a sua potente ação renovadora, o retinol remove a camada mais superficial da pele, o excesso de células mortas, auxiliando na penetração de outros produtos sendo também um grande aliado no tratamento da pele oleosa e acneica.

Quando aplicado sobre a pele, ele é transformado em ácido retinóico, sua forma ativa dentro das células, essa molécula se adere à receptores específicos na superfície das células ativando a renovação celular de forma biológica. Os retinóides, grupo do qual o retinol faz parte, podem ser naturais ou sintéticos e são o grupo de ativos comprovadamente mais eficiente para diversos tratamentos para a pele.

Retinol: entenda os benefícios para a pele

O retinol é um forte aliado na prevenção e combate aos sinais do envelhecimento da pele. Esse ativo age da seguinte forma:

> Aumenta a produção de colágeno e elastina, deixando a pele mais firme e reduzindo rugas e linhas de expressão;

> Aumenta a capacidade de renovação da pele, agindo diretamente no DNA da célula, reduzindo rugas profundas; e

> Deixa a pele mais uniforme, viçosa e iluminada, com aparência iluminada e saudável.

Outra poderosa ação do retinol está no combate à oleosidade da pele e à acne, dada sua capacidade de reduzir a formação de comedões, lesões inflamatórias e ainda suavizar as cicatrizes. A substância também atua na redução do tamanho dos poros, ajuda a controlar a oleosidade e tem efeito clareador de manchas.

Como incluir o retinol na rotina de skincare

Para incluir o retinol na sua rotina de skincare, é necessário ter atenção e bastante cuidado. Devido à sua potente ação renovadora, que pode deixar a pele sensível nos primeiros dias, o ideal no início do tratamento é aplicar dia sim dia não até que a pele se acostume. Além disso, potencialize o tratamento aplicando um hidratante na pele antes do produto com retinol, como o Aqua Sérum ou o Hidratante Intensivo.

É recomendado que seja usado no período da noite, evitando a exposição solar direta durante o dia. O Derma Complex Retinol + Ácido Hialurônico é o produto ideal para quem deseja incluir o ativo na rotina de cuidados. Ele reduz de forma significativa o número e a profundidade das rugas e ainda tem efeito preenchedor de rugas pela presença do ácido hialurônico. Sua fórmula proporciona rejuvenescimento de dentro para fora, garantindo a absorção da água e deixando a pele hidratada por mais tempo.

Se o seu desejo é resolver o problema com rugas e linhas de expressão na região dos olhos, o Derma Complex Retinol Área Olhos é a melhor opção! Com uma combinação de ativos que previnem e revertem os sinais de envelhecimento, esse dermocosmético age na pele ao redor dos olhos e reduz as rugas mais profundas, deixando a região mais firme e iluminada. Seus resultados aparecem desde a primeira semana de uso, devido sua potente ação de renovação celular. É indicado especialmente para peles maduras.

Por fim, é claro que o uso diário do protetor solar é extremamente importante. Para isso, recomendamos o uso do Protetor Solar Fluid Shield Protection FPS 70, que pode ser usado por todos os tipos de pele, inclusive oleosas e maduras. Com altíssimo fator de proteção, esse protetor solar é rico em ácido hialurônico e vitamina C em sua composição, que favorecem a hidratação, o preenchimento e o clareamento da pele. E, ainda, pode ser encontrado em cinco tonalidades diferentes, que se adapta ao seu tom, garantindo cobertura de maquiagem com pigmentos que protegem contra a ação da luz visível, que pode causar manchas.

#FicaADica!

Para dar um boost na hidratação, faça o uso do Hidratante Intensivo, que, além de iluminar e promover radiância imediata com o efeito glow, também protege e estimula o colágeno. Somado a isso, ele fortalece as defesas da pele, nutrindo, energizando e recuperando a vitalidade da pele. O resultado é uma pele mais macia, bastante viçosa e sem textura oleosa!

Conheça outros conteúdos