Acne: um guia rápido sobre como evitar e combatê-la

Acne: um guia rápido sobre como evitar e combatê-la | ADCOS

A acne é um problema recorrente para muitas pessoas, frequente na adolescência, mas que pode ter ocorrências também em adultos. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mulheres, em especial, costumam ser as mais atingidas por essas inflamações na pele.

Ligada à produção de oleosidade em excesso e alterações hormonais, a acne pode piorar com o estresse e também no período menstrual, uma vez que há a alteração nos hormônios (andrógenos e estrógenos), que regulam o funcionamento das glândulas sebáceas.

Além disto, a acne é um incômodo físico e emocional, com lesões na pele e imperfeições visíveis que podem abalar a autoestima de quem sofre desse problema. No entanto, existem alguns truques e dicas que você pode seguir para evitar que o problema se agrave. Ou, melhor ainda, que eles não apareçam. Confira!

Como cuidar da pele acneica?

Quem tem pele acneica, ou com tendência à acne, deve manter uma rotina de higienização e cuidados com a pele, de preferência, orientada pelo seu dermatologista. É primordial escolher produtos certos, com características específicas para esse tipo de pele, que ajudam no controle da oleosidade e previnem inflamações.

Uma boa opção é utilizar o Sabonete Antiacne, que limpa profundamente, previne e trata a acne. Além disso, controla a oleosidade, reduz e desobstrui os poros, possui ação secativa, cicatrizante, anti-inflamatória e esfolia suavemente. Por possuir ácido salicílico em sua composição, diminui as imperfeições da acne, como a vermelhidão e o edema.

Evitando as manchas

Um problema muito comum em quem lida com acne são as manchas de acne causadas pelas inflamações. Por isso, o uso do protetor solar é indispensável para quem tem esse tipo de pele. O produto deve ser adequado para não atrapalhar o tratamento. Dessa forma, opte sempre por produtos oil-free, com controle de oleosidade e com efeito mate, que conferem à pele a proteção necessária sem obstruir (ainda mais) os poros (não comedogênicos).

Para isso, a Loção Secativa FPS 30 é ideal para peles acneicas. Possui ação secativa, cicatrizante e também anti-inflamatória, atuando com eficácia na correção da acne e no controle da oleosidade, tratando e prevenindo novas lesões. Sua fórmula contém um complexo de ácido salicílico, zinco, enxofre e 5 extratos vegetais, que ajuda a reduzir a formação da acne e de comedões, melhorando a textura da pele.

Vale lembrar que o uso do protetor solar na rotina de cuidados com a pele previne, também, a acne solar. Clicando aqui, você pode conferir um post especial com as melhores dicas sobre esse assunto!

Cuidados com a alimentação

Além do tratamento adequado com produtos indicados para a sua pele, é preciso redobrar a atenção quando se trata de comidas e bebidas. Afinal de contas, nosso corpo reflete nossa saúde, que é diretamente impactada pelo que consumimos em nossa rotina diária.

Dessa forma, quem tem pele acneica deve evitar o consumo de pães, massas e biscoitos, além de frituras (alimentos ricos em gorduras), leites, queijos e iogurtes, que podem estimular as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais óleo, resultando nas inflamações da pele.

Mantenha a hidratação em dia

Um fator muito importante para prevenir e tratar a acne é manter a hidratação em dia. A recomendação médica é ingerir de 2 a 3 litros ao longo do dia, mas você já se perguntou o motivo disso?

A água, por atuar nas camadas mais profundas da pele e manter a imunidade do organismo, ajuda a controlar o excesso de oleosidade, contribuindo para uma pele iluminada, evitando a descamação, a sensibilidade, aspereza e coceira (que ocorre quando a pele está ressecada).

Por fim, lembre-se que a hidratação pode e deve ser reforçada com o uso de produtos específicos para o seu tipo de pele. Opte por veículos do tipo gel ou sérum, como o Aqua Sérum, um potente hidratante facial diário que promove hidratação profunda de dentro para fora. Com textura aqua e não oleosa, possui ação antioxidante, antipoluição e restaura a barreira natural da pele. Além disso, contém 9 minerais e 10 aminoácidos hidratantes que mantém a pele mais saudável, resistente e fortalecida.

Por preparar a pele para todos os tipos de tratamento, inclusive para o tratamento da acne, pode ser aplicado de manhã e à noite. Sua fórmula conta, ainda, com o ácido lactobiônico, que promove renovação celular e exerce efeito rejuvenescedor sem irritar a pele, com elevada ação hidratante e antioxidante.

O Hidradefense Solution Aqua Pro.Bio também é uma ótima opção para quem busca iniciar ou fortalecer o tratamento de pele acneica. Com poder regenerador, ele reforça a barreira biológica da pele, deixando-a forte, luminosa e macia. Devido à sua concentração de ativos e prebióticos, ele estimula exclusivamente o crescimento da flora benéfica encontrada naturalmente na pele e reduzem as bactérias capazes de gerar doenças. É ideal para hidratação e para o tratamento de recuperação de peles sensíveis e sensibilizadas.

Outra solução disponível é o Hyalu Water Gel, perfeito para quem tem pele oleosa e acneica por ter textura super leve. Possui como benefício o poder preenchedor do ácido hialurônico, junto com a hidratação profunda da niacinamida, que também auxilia na redução do tamanho dos poros. Além de possuir rápida absorção e toque imperceptível, também confere à pele uma sensação de frescor.

Conheça outros conteúdos