Niacinamida: veja como incluir este ativo multifuncional em sua rotina de cuidados com a pele

A Niacinamida, forma ativa da Vitamina B3, tem ganhado cada vez mais espaço entre as pessoas que se preocupam em cuidar da pele. O ativo pode ser utilizado em diversos tratamentos como anti-idade e de clareamento de manchas e uniformização do tom da pele. Quer conhecer mais a Niacinamida e saber como incluí-la em sua rotina de cuidados com a pele? O Beleza com Saúde, da ADCOS, vai te ajudar: nossos especialistas responderam as principais dúvidas sobre o ativo. Confira!

Quais são os benefícios da Niacinamida?

Vitamina essencial do complexo B, a Niacinamida possui muitos benefícios para a pele: a substância estimula a renovação celular, favorece a uniformização do tom da pele, é antioxidante, previne o envelhecimento e ajuda a controlar a oleosidade excessiva. Por sua versatilidade, a Niacinamida está presente em diversos dermocosméticos.

Para quem busca um tratamento para clarear manchas ou uniformizar o tom da pele, o ativo é encontrado no Melan-Off Concentrado Clareador, um sérum desenvolvido para clareamento de manchas, inclusive o melasma. Para a área dos olhos, o Melan-Off Clareador de Olheiras, que também possui Niacinamida em sua composição, é a opção indicada para o clareamento e na prevenção das olheiras, tanto as castanhas como as azuis.

Já quem está à procura de um tratamento que reduza a oleosidade excessiva e, consequentemente, a acne, pode apostar em dermocosméticos da linha Acne Solution que contam com Niacinamida: é o caso do Tônico Secativo, do Gel Secativo Pontual e do Fluido Ultra Secativo.

A substância também é encontrada em produtos indicados para tratamentos anti-idade, como o Neoderm Complex Sérum Renovador, que reduz rugas e linhas de expressão, além de uniformizar a textura e o tom da pele; e no Derma Complex Retinol + Hialurônico e Derma Complex Retinol Área Olhos, dois dermocosméticos antienvelhecimento que combinam o Retinol ao Ácido Hialurônico, reduzindo de forma significativa o número e a profundidade das rugas.

O ativo pode ser usado por todos os tipos de pele? Qual é a concentração máxima?

Sim, a Niacinamida pode ser usada em todos os tipos de pele, inclusive por quem possui pele sensível e/ou com melasma. Não existe contraindicação formal quanto ao uso de Niacinamida porém, como qualquer outro dermocosmético, deve ser evitado em quem tem hipersensibilidade ao produto. A concentração máxima do ativo é de 5%.

A Niacinamida é indicada para clarear a pele?

Além de reduzir a hiperpigmentação da pele, a Niacinamida age na prevenção de manchas por inibir a transferência dos melanossomos dos melanócitos para os queratinócitos na epiderme. Como já explicamos, o ativo está presente em dermocosméticos da linha Melan-Off, como o Melan-Off Concentrado Clareador e o Melan-Off Clareador de Olheiras.

Com quais ativos a Niacinamida pode ser combinada e quais são os benefícios dessas associações?

A Niacinamida é um ativo com propriedades hidratantes, iluminadora e clareadora, redutora de rugas e manchas, antiglicante e repositora de barreira epidérmica devido à síntese de ceramidas. Desta forma, a combinação com produtos anti-idade, estimuladores de colágeno, hidratantes, clareadores e antiacne geram potencialização destes benefícios. Veja algumas combinações possíveis e suas vantagens:

Vitamina C: potencializa a síntese de colágeno, redução de rugas, clareamento e antienvelhecimento. A combinação está presente no Derma Complex Tônico Iluminador com Vitamina C.

Ácido Hialurônico: hidratação, preenchimento e ação antirrugas, além de melhora da textura da pele.

Gluconolactona: clareamento, hidratação, reforço da função barreira, efeito antirrugas e anti-manchas.

Ácido Salicílico: renovação celular e ação anti-inflamatória.

Ácido Lactobiônico: potente antioxidante, renovação celular, hidratante e de síntese de colágeno.

Ácido Mandélico: renovação com efeito iluminador e despigmentante, ação antiacne e melasma, minimiza linhas de expressão.

Ácido Tranexâmico: potente clareador.

Ácido Glicólico: renovação celular, ação anti-idade, síntese de colágeno e melhora da textura da pele.

Tem algum efeito colateral ou restrição (gestantes, por exemplo)?

Não existe contraindicação formal quanto ao uso da Niacinamida. No entanto, recomendamos orientação médica em casos de hipersensibilidade ou gestação.


Aqui no Beleza com Saúde, da ADCOS, você fica sempre por dentro de novidades e tratamentos que vão deixar a sua pele sempre bonita, jovem e saudável! Separamos outros conteúdos que podem te interessar:

O que é Retinol? Tire suas dúvidas!

Ácido Glicólico: conheça os benefícios e saiba como usar o ativo!

Acne: conheça as principais causas e saiba como evitar

Conheça outros conteúdos