O que é Retinol? Tire suas dúvidas!

Retinol é um ativo que traz muitos benefícios para a pele, mas ainda causa dúvidas a muitas pessoas. Afinal, ele deixa a pele sensível? Há algum tipo de contraindicação? Dermocosméticos com Retinol podem ser usadas em peles negras? Para solucionar essas e outras questões, o time de dermatologistas consultores da ADCOS respondeu as principais dúvidas dos nossos seguidores.

Retinol: o que é e quais são seus benefícios?

Derivado da Vitamina A, o Retinol atua promovendo a renovação celular da pele. Entre os benefícios do uso estão a redução de linhas e rugas, além da uniformização de textura e tom, luminosidade, aumento da firmeza e redução de poros.

A partir de que idade podemos usar cremes com Retinol? Pode ser para todas as idades ou tem idade mínima? É preventivo ou também é corretivo?

Com o avançar da idade, a renovação celular diminui, deixando a pele opaca, áspera e sem viço. Além disso, o fotoenvelhecimento proporciona o surgimento de linhas, rugas e manchas. O Retinol é indicado para peles maduras, pois atua na correção dessas alterações, mas não há idade mínima para uso, pois o ativo pode ser usado como corretivo ou preventivo.

Há restrições quanto ao uso ou contraindicação para algum tipo de pele? Qualquer pessoa pode usar?

Retinol não deve ser usado por gestantes ou indivíduos com hipersensibilidade ao ativo.

Deixa a pele sensível? Quem tem pele sensível pode usar?

É comum que, nos primeiros dias de uso do ativo, a pele apresente um pouco de vermelhidão e descamação, que cessam com o uso contínuo. Não existe contraindicação formal para pele sensível, porém recomendamos começar o uso em dias alternados e evoluir conforme a tolerância individual.

Derma Complex Retinol + Ácido Hialurônico foi desenvolvido para reduzir ao máximo a possibilidade de irritação.

Ele é aconselhado para pele oleosa?

Sim, ele pode ser utilizado por quem tem pele oleosa.

Posso usar todos os dias? Qual a melhor maneira de ser aplicado?

Recomendamos nos primeiros dias, caso nunca tenha utilizado um dermocosmético semelhante, o uso em noites alternadas e, posteriormente, o aumento da frequência de uso para todos os dias à noite. Não esqueça de sempre higienizar o rosto pela manhã.

Pode causar alergia?

Assim como todo tratamento dermocosmético, ele pode causar alergia em indivíduos sensíveis aos componentes da fórmula. É importante reforçar que a vermelhidão e o leve desconforto nos primeiros usos não são sinônimos de alergia. No início do uso, essas reações podem eventualmente ocorrer, e, caso ocorram, é importante espaçar o uso e hidratar a pele.

Quem tem rosácea pode usar?

Não existe contraindicação formal ao uso de Retinol em pacientes com rosácea. Porém, como esses indivíduos tendem a uma pele mais sensível, é sempre recomendável procurar um especialista antes de qualquer tratamento.

Qual a concentração de ácido tem no Retinol + Ácido Hialurônico?

Derma Complex Retinol + Ácido Hialurônico tem 0,3% de Retinol, concentração máxima do mercado para uma maior eficácia.

Em quanto tempo dá para ver os resultados? Após quanto tempo de uso começa a clarear a pele? O retinol ajuda a clarear manchas, como o melasma e manchas de acne?

Os testes do Derma Complex Retinol + Ácido Hialurônico mostraram resultados a partir de 14 dias, com melhora progressiva do mesmo com uso regular. O Retinol pode sim auxiliar na uniformização da pele com manchas, como as causadas por acne e também o melasma.

Pessoas com melasma podem usar produtos com retinol?

Sim, não existe contraindicação do uso de retinol em indivíduos com melasma.

Ele trata peles com muita acne?

Retinol é um ativo aliado no combate a acne e poros dilatados, porém, em indivíduos com muita acne, é recomendável procurar um especialista, já que uma abordagem mais complexa pode ser necessária.

O Retinol causa manchas na pele se não usar com protetor solar? Ele mancha a pele se expor ao sol?

Retinol aumenta a sensibilidade aos raios solares, logo, o uso seguido de exposição solar sem proteção pode causar irritação e, eventualmente, manchas na pele. Para evitar o problema, é indispensável utilizar um protetor solar específico para seu tipo de pele.

A pele negra se adapta bem ao retinol? Funciona bem nesse tipo de pele?

Sim! O Retinol pode ser utilizado por pessoas de pele negra. Funciona muito bem para quem possui este fototipo.

Qual a diferença entre o Retinol e a Tretinoína?

Retinol e a Tretinoína são diferentes ativos dentro do grupo dos retinóides, substâncias derivadas da Vitamina A. O Retinol, após aplicado na pele, é transformado em ácido retinóico, sua forma ativa que proporciona os efeitos desejados. Já a Tretinoína é o ácido retinóico na forma ativa, que tem como desvantagem o maior potencial de irritação.

O ativo pode ser usado na área dos olhos? Melhora a flacidez nas pálpebras?

Derma Complex Retinol Área Olhos combate a flacidez na região das pálpebras, resultando em firmeza e redução de rugas.

O Retinol serve para fazer peeling? Ele clareia a pele? Descama?

Retinol promove aumento da renovação celular, como consequência reduz rugas, uniformiza a pele e pode causar leve descamação, principalmente no início do tratamento.

Pode ser associado ao microagulhamento? Quanto tempo depois do microagulhamento posso utilizar o retinol?

Não recomendamos o uso do Retinol associado ao microagulhamento. O uso do mesmo deve ser feito a partir do momento que a pele estiver totalmente recuperada.

Ele pode ser usado junto com algum outro produto para poder potencializar o efeito?

O Retinol pode ser associado a outros produtos em momentos diferentes. As associações possíveis são: Vitamina C pela manhã, para potencializar o aumento de luminosidade da pele; Ácido Hialurônico para potencializar a redução de linhas e rugas; ou dermocosméticos hidratantes, se a intenção for apenas aliviar o ressecamento. Clareadores podem ser usados em associação pela manhã se a intenção for a redução das manchas e uniformização do tom da pele. Lembre-se sempre do protetor solar durante o dia.

Posso usar retinol depois de uma semana de procedimentos estéticos?

Recomendamos o uso do Retinol a partir do momento que a pele estiver totalmente recuperada.

Quem não tem rugas pode usar?

Sim, o Retinol tem outras funções além de combater e prevenir rugas, como a uniformização da pele, redução dos poros, aumento da luminosidade e firmeza.

Qual eu uso primeiro: Melan-Off Concentrado Clareador ou a Vitamina C? Posso usar com a Vitamina C na mesma aplicação?

Neste caso, recomendamos o uso da Vitamina C pela manhã, antes de aplicar protetor solar, pois ela atua como antioxidante e auxilia na proteção contra os raios solares e agressores ambientais como a poluição. Já o Melan-Off Concentrado Clareador deve ser aplicado à noite.

Devo passar o Hyalu 6 antes ou depois do Concentrado Clareador?

Para melhor resultado, sugerimos o uso do Melan-Off Concentrado Clareador e o Derma Complex Hyalu 6 em diferentes momentos do dia. Pode-se aplicar o Concentrado Clareador pela manhã, antes do protetor solar, já que ele possui um ativo que ajuda na proteção contra a luz visível, e o Hyalu 6 à noite.

Pode usar o Derma Complex Retinol junto com o Concentrado Clareador?

Sim, pode-se fazer uso dos dois dermocosméticos. No caso, nossa recomendação seria o uso do Melan-Off Concentrado Clareador pela manhã, antes do protetor solar, e o Derma Complex Retinol Facial à noite.

 

E aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o Retinol? Para ficar sempre por dentro de todas as novidades, continue acompanhando as nossas redes sociais e, claro, o Beleza com Saúde da ADCOS!

Conheça outros conteúdos