Como cuidar da pele madura

A pele madura é delicada e necessita de cuidados constantes. A hidratação e o tratamento de rugas, linhas de expressão e manchas são essenciais para manter a pele madura saudável e com aspecto natural. Além disso, há vários problemas que podem afetá-la, por isso, vamos falar sobre eles e dar dicas para evitar cada um.

A importância da hidratação para peles maduras

Quando as mulheres chegam na menopausa, a pele fica mais ressecada e frágil devido ao desequilíbrio hormonal e à queda da produção de colágeno. Assim, as rugas e as manchas começam a aparecer mais. A hidratação é um passo muito importante para manter a saúde da pele em dia. Procure sempre fazer toda a rotina de cuidados, como higienização, tonificação e, inclusive, a hidratação.

Prefira texturas em cremes, que ajudam a hidratar e dar mais luminosidade à pele, e produtos que têm ativos hidratantes em sua composição. Além disso, sua alimentação também pode ajudar a hidratar mais o seu corpo e a sua pele, consequentemente. A cenoura, as frutas cítricas, o azeite de oliva, o tomate, o peixe e o chá verde são exemplos de alimentos bons para a pele, sem falar na água, que deve ser ingerida constantemente, e ao menos 2 litros por dia, como recomenda a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Aqui no Beleza com Saúde você pode saber mais sobre como cuidar da pele durante a menopausa.

Tratamento de rugas e linhas de expressão

As rugas e linhas de expressão surgem com a queda da produção de colágeno e diminuição de Ácido Hialurônico em nosso corpo, que compromete a elasticidade (resposta ao movimento da musculatura) e a plasticidade (habilidade de voltar, novamente, ao estado inicial) da pele, além de favorecer a formação de rugas. Ainda há a contração e o movimento dos músculos do rosto, onde surgem essas marcas, que também influenciam no aparecimento das rugas.

Elas se formam com o tempo e com a falta de proteção e cuidados com a pele. Por isso, é importante se alimentar bem e evitar a exposição solar sem proteção e contínua, o estresse, o consumo de bebida alcoólica, o tabagismo e as noites mal dormidas, como também orienta a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Para evitar que as rugas e linhas de expressão apareçam, você pode utilizar dermocosméticos que previnam o envelhecimento, como protetor solar e produtos que estimulam a produção de colágeno, retinol, Ácido Hialurônico e Vitamina C.

Ativos para a diminuição da flacidez

Com o tempo, a pele perde volume facial e, com isso, a flacidez aparece. Ela é resultado da redução progressiva das fibras de sustentação da pele (colágeno e elastina), que a deixam enfraquecida e sem elasticidade, além da perda do tônus e volume facial. Alguns fatores influenciam essa característica, como tabagismo, alimentação inadequada, sedentarismo, estresse e exposição solar excessiva sem proteção.

Os cremes antienvelhecimento e alguns tratamentos podem ajudar a estimular essa produção de colágeno deficitária. Manter uma boa hidratação e utilizar cremes com ativos que promovam a firmeza do colágeno são indicações essenciais para a pele madura, como dermocosméticos ricos em Vitamina A, que estimulam a renovação celular e suavizam os sinais da idade, Retinol e Vitamina C.

Cuidados com as manchas

Um dos primeiros sintomas que indicam o envelhecimento costumam ser as manchas. Em peles maduras, elas são causadas, em sua maioria, devido à exposição ao sol ao longo da vida sem proteção, chamadas de melanoses solares, e são localizadas em locais mais expostos, como mãos, colo, ombros, braços e rosto. São casos que devem ser acompanhados de perto por um dermatologista.

A melhor forma de prevenir as manchas solares é se proteger sempre com o protetor solar, mesmo em dias de chuva ou nublados. Quanto mais cedo, melhor. Utilizar o protetor solar é um hábito que deve ser diário, pois com essa rotina de cuidados, você previne, além das manchas, o envelhecimento precoce, o ressecamento e protege o colágeno da pele.

Reequilíbrio dos volumes faciais

Para reequilibrar os volumes faciais e ter traços mais harmoniosos, o Filler Up Tônico Tensor e o Filler Up Concentrado Volumizador são os produtos ideais. Juntos, eles regulam o pH, proporcionam efeito lifting visível e imediato e são muito nutritivos, além de recuperarem a densidade e a firmeza da pele.

Hidratação intensa e reestruturação da pele

As peles maduras necessitam constantemente de hidratação, por isso, a Bruma Hidratante é ideal para esse tipo de pele. Ela promove hidratação imediata e duradoura (24h), além de possuir ação detox, refrescante, suavizante e proteger o colágeno. A Máscara de Ouro é um tratamento que preenche e redesenha o contorno facial, reestrutura a pele, melhora a elasticidade e rejuvenesce intensamente. Além disso, também repõe o cálcio, que é fundamental para uma pele mais jovem, ativa e saudável. Ela pode ser usada até duas vezes por semana.

Vitalidade para a pele madura

A linha Golden Care devolve vitalidade à pele madura, tanto para o rosto quanto para o corpo. O Golden Care Creme Anti-aging Corporal possui ureia (10%) e promove hidratação intensiva para peles desvitalizadas, menopausadas e extremamente secas, melhora a densidade, tonicidade e viço. O Golden Care Creme Nutritivo e Hidratante Facial atua na reposição de fito-hormônios na pele e promove hidratação intensiva na região do rosto, além de ajudar a reverter os efeitos da redução de hormônios femininos.

Fotoproteção é fundamental para prevenir o envelhecimento

A proteção solar é essencial para prevenir o envelhecimento e a textura cremosa é ideal para peles maduras. O Protetor Tonalizante FPS 50 Duo Cake é excelente para esse tipo de pele, já que contém Ácido Hialurônico em sua composição e atua na redução de rugas e linhas de expressão.

Novidade no mercado de fotoproteção e feito especialmente para a pele brasileira, o Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80 protege contra radiação UVB, UVA, UVA longo, infravermelho e luz visível, e foi desenvolvido para uso diário e para todos os tipos de pele. Com o dobro de resistência à água das texturas tradicionais, está disponível em cinco cores que se adaptam às diferentes tonalidades da pele, inclusive aquelas extremamente sensíveis a queimaduras solares. Ajuda no clareamento de manchas, tem efeito mate e toque seco. Com Ácido Hialurônico, que hidrata e preenche rugas, além da Vitamina C, que promove ação antioxidante, antienvelhecimento e antiglicante (reduz a destruição do colágeno da pele).

Conheça outros conteúdos