Como cuidar da pele durante a menopausa

Como cuidar da pele durante a menopausa | ADCOS

É possível ter uma pele saudável, hidratada e cheia de vitalidade, mesmo na menopausa. Durante este período, ocorre uma brusca diminuição das fibras elásticas (colágeno e elastina), levando a uma flacidez excessiva da pele. Também é comum a pele ficar mais ressecada e sensível, tornando-se propícia a irritação, rugas e manchas.

Por isso, é necessário tomar alguns cuidados especiais com seus hábitos, como estabelecer uma boa alimentação, uma rotina de exercícios físicos e ter atenção com a pele e os produtos que utiliza. A ADCOS foi pioneira no desenvolvimento de produtos para tratar a pele menopausada, com o desenvolvimento em 2012 da linha Golden Care, que traz os cuidados essenciais para manter a pele bonita e saudável, combatendo todos os sinais cutâneos da menopausa. Confira dicas da ADCOS para obter uma pele madura radiante!

O que é a menopausa e quais são os sinais?

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, a menopausa ocorre por volta dos 50 anos de idade, caracterizada pela suspensão definitiva da menstruação. Os principais sintomas dessa fase, também conhecida como “período do climatério”, costumam ser as ondas de calor e sudorese noturna, alteração no padrão do sono e diminuição da libido.

Isso ocorre uma vez que, a partir desse momento, os ovários param de produzir os hormônios do ciclo menstrual (estrogênio e progesterona). Com isso, algumas mulheres podem recorrer a tratamentos para auxiliar essa fase. Muitas pacientes se beneficiam com mudanças de hábitos e estilo de vida, como uma melhor alimentação, prática regular de exercícios físicos, a redução do peso ou interrupção do tabagismo e consumo de álcool.

As consequências da menopausa são sentidas também na pele, que acaba ficando mais ressecada. Durante essa fase, em conjunto com o processo natural de envelhecimento, também ocorre a perda das fibras elásticas e a diminuição na produção de colágeno. Isso provoca a perda de elasticidade e do tônus da pele, além do aumento da flacidez, ficando mais fina, frágil, e propensa a rugas e linhas de expressão.

Qual é o efeito da menopausa na pele?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma das principais alterações hormonais da menopausa é a diminuição da produção de estrogênio. Com isso, é ocasionado a queda na síntese de elastina, responsável pela elasticidade da pele, e do colágeno, que assegura firmeza.

No período que segue a menopausa, a mulher passa por uma redução significativa da produção de colágeno para a pele, chegando a um ritmo de cerca de 2% ao ano. Porém, a velocidade desse processo também irá depender de outros fatores, como exposição à poluição e raios solares, má alimentação, fatores genéticos e metabolismo.

A SBD ainda explica que, por conta desse desequilíbrio hormonal característico dessa fase, o rosto tende a ficar mais oleoso e sujeito à acne, além de ser a causa do aparecimento de pêlos grossos sob o queixo e nas laterais da face.

Em um estudo apresentado pela Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, mulheres podem sentir sintomas distintos, como fadiga, irritação, insônia, formigamento pelo corpo e dores musculares. Com relação à pele, as queixas mais frequentes envolvem o ressecamento.

Mitos e verdades sobre a menopausa

A menopausa é um assunto rodeado de mitos, então vamos esclarecer alguns deles. O primeiro é de que os sintomas da menopausa ocorrem após os 50 anos. Isso não é verdade, uma vez que os sintomas podem se adiantar, surgindo alguns anos antes da menopausa em si.

Além disso, o que nem todos sabem é que a queda de cabelo e o enfraquecimento das unhas podem ser efeitos da menopausa sobre seu organismo, por conta da redução do nível de estrogênio. Por isso, em alguns casos, pode ser recomendado por um médico especialista a reposição hormonal.

Também engana-se quem pensa que fazer exercícios físicos pode atrapalhar nesse momento. Pelo contrário: exercitar-se de duas a três vezes por semana irá ajudar a fortalecer os músculos, os ossos, o sistema cardiorrespiratório e controlar o peso, além de contribuir para um bom humor e uma boa noite de sono.

Combine os exercícios com uma alimentação balanceada, rica em vitamina C, D3, E, ácido fólico e cálcio. Procure reduzir o consumo de álcool, café e refrigerantes para passar por essa fase da melhor forma.

Como cuidar da pele na menopausa?

Alguns cuidados diários podem ser aliados para cuidar da saúde da sua pele durante a menopausa. A alimentação deve ser rica em ômega-3, vitaminas, minerais e fibras.

Para manter a pele bem hidratada, é recomendado o consumo de, no mínimo, oito copos de água por dia e evitar alimentos muito quentes e condimentados. Além disso, evitar banhos muito quentes e com sabonetes muito perfumados, que possam irritar a pele. Fuja da exposição solar excessiva e não se esqueça de passar protetor solar.

Em adição a tomar bastante água, para hidratar a pele você deve utilizar um creme apropriado para seu tipo de pele. Observe se seus dermocosméticos estão dentro do prazo de validade e opte por produtos para peles sensíveis e maduras.

A ADCOS possui soluções para mulheres que enfrentam o momento da menopausa. Um exemplo é o Creme Nutritivo e Hidratante Facial Golden Care promove a revitalização e melhora do aspecto da pele madura por meio de sua potente formulação. Com isso, é capaz de minimizar os efeitos causados pela diminuição de hormônios na pele menopausada, pela semelhança estrutural de suas moléculas com hormônios naturais. O dermocosmético proporciona hidratação, nutrição, emoliência e equilíbrio hormonal da pele, fortificando-a e ajudando no rejuvenescimento.

Investir no sérum Vitamina C 15 + Ácido Hialurônico também é um dos produtos essenciais para a rotina de cuidados para a pele, especialmente durante e após a menopausa. Com alta tolerância em peles sensíveis e oleosas, esse sérum possui sensorial leve e toque imperceptível. Além disso, sua textura super fluida facilita a absorção rápida. Formulado com 6 antioxidantes, garante ação contra os danos do fotoenvelhecimento, promovendo radiância e luminosidade para a pele.

Outra opção é o Creme Revitalizante Corporal Golden Care, indicado especialmente para peles secas, maduras e mulheres no período da menopausa e após. Ele é um hidratante que promove nutrição intensiva. Sua fórmula possui princípios ativos que previnem e minimizam a perda de elasticidade, tônus e hidratação, garantindo uma pele uniforme, hidratada e revitalizada, inibindo o ressecamento e a descamação.

Somado a isso, tenha boas noites de sono e tente se estressar o mínimo possível. Com o estilo de vida e os produtos certos, você vai conseguir manter uma pele incrível na menopausa!

Conheça outros conteúdos