Adcos

Uma seleção de 4 dicas poderosas para tratar manchas na pele

As manchas incomodam muitas pessoas e surgem a partir de diferentes motivos que, muitas vezes, podem ser prevenidos. Quer conquistar uma pele uniforme? Nós preparamos quatro dicas para tratar manchas e garantir que a cútis fique repleta de beleza e saúde. Confira!

Identifique seu tipo de mancha

As manchas são alterações na pele decorrentes de anormalidades em sua pigmentação, podendo surgir por motivos variados que vão desde a genética até alterações hormonais e hábitos de vida, como a exposição solar sem proteção. Existem diferentes tipos de manchas que afetam a pele e você pode identificá-las por meio de suas características específicas.

As melanoses, também chamadas de manchas senis, são escuras, arredondadas e surgem com o passar dos anos. Enquanto isso as efélides, ou sardas, aparecem no rosto de pessoas geralmente com a pele clara, após a exposição ao sol. Já os melasmas, predominantes nas regiões das maçãs do rosto, buço e testa, manifestam-se, na maioria das vezes, pela combinação da gestação ou uso de pílula anticoncepcional com a exposição solar.

Há ainda as manchas de acne, que são avermelhadas e podem se tornar amarronzadas, devido ao processo inflamatório da acne e a ceratose seborreica, caracterizada pelas lesões ásperas, escuras ou esbranquiçadas, que atingem face, couro cabeludo, membros e tórax.

 

Utilize ativos iluminadores e clareadores

Na hora de escolher o seu tratamento para clarear manchas na pele, aposte em produtos com ativos iluminadores e clareadores. Os ácidos são bastante utilizados com essa finalidade, pois se mostram eficazes até no combate às manchas mais resistentes. O Ácido Retinoico, por exemplo, é ideal para tratar sinais do fotoenvelhecimento, como a hiperpigmentação, as manchas e as sardas. Outra ótima opção para clarear manchas é o Ácido Kójico, que não é fotossensibilizante, podendo ser usado durante o dia.

Entre os ácidos com ação clareadora da pele, há ainda o Ácido Tranexâmico, substância capaz de conter o desenvolvimento das inflamações no tecido cutâneo, reduzindo as manchas e o Ácido Glicólico, que promove renovação celular, deixando a pele mais iluminada, com viço e a preparando para os produtos despigmentantes.

Outro poderoso ativo para clarear manchas, incluindo os meslamas, e ainda potencializar o efeito do filtro solar é a Vitamina C. Por isso, procures estes ativos quando for escolher o seu produto clareador da pele. Além disso, não se esqueça que o uso do protetor solar é indispensável após a utilização de produtos com ácidos.

Aproveite a esfoliação e o peeling no clareamento da pele

Entre os tratamentos aliados no clareamento das manchas estão a esfoliação e o peeling. A esfoliação oferece grandes benefícios à pele por conta da renovação que ela promove, além de auxiliar na eliminação das células mortas da superfície cutânea. Isso ajuda a amenizar a aparências das manchas, pois estimula a produção de novas células. Para aproveitar essa renovação da pele através da esfoliação, escolha um produto ideal para seu tipo de pele e aplique suavemente fazendo movimentos circulares. Depois, enxágue e complete sua rotina de cuidados.

Outro procedimento clareador da pele muito eficaz é o peeling. Ele atua removendo as células epiteliais mortas e que já foram agredidas por fatores intrínsecos e, principalmente, extrínsecos, dando lugar a uma pele mais uniforme, jovem e saudável. Para escolher o tratamento mais adequado para clarear manchas, consulte um médico dermatologista. Ele também pode indicar a emissão de laser, capaz de estimular a produção de colágeno ou a fototerapia, que leva energia para as células da epiderme a fim de remover as manchas.

Previna e disfarce as manchas com protetor solar

É possível evitar as manchas com alguns cuidados diários. A exposição solar é uma das maiores causadoras de manchas na pele, por isso, o uso do protetor é fundamental. A radiação UV penetra profundamente na pele, ocasionando pintas, sardas, manchas a curto ou longo prazo. Além disso, a luz visível, vinda das lâmpadas artificiais, do computador e da televisão, por exemplo, também podem danificar a pele, causando manchas. Desta forma, a proteção solar é necessária, mesmo em ambientes fechados.

Usando um protetor solar com cor, você consegue prevenir as manchas e ainda disfarçá-las. Os filtros tonalizantes estão disponíveis em várias versões, que se adequam às necessidades do seu tipo de pele. Na ADCOS, você encontra cinco tipos de protetores solares com cor e de diferentes veículos, como creme, fluid, pó, bastão e duo cake. Todos eles ajudam na prevenção das manchas, do envelhecimento da pele, são antioxidantes, protegem dos raios solares e da luz visível e o DNA celular. O protetor com base ainda auxilia na cobertura de imperfeições, que varia de natural à alta, basta escolher o melhor produto para você.

Mais dicas

Clareie a pele com segurança

Clareie a pele com segurança

A linha Melan-Off da ADCOS é o que você precisa para garantir o clareamento das manchas de forma gradativa e segura.  O Melan-Off Clareador é um creme clareador com ação anti-idade, que ilumina, uniformiza a tonalidade e melhora a textura cutânea. Ele é indicado para clarear manchas, inclusive melasmas, em qualquer estação. Para quem deseja um produto oil-free, o Sérum Clareador é uma ótima opção. Além de clarear manchas, o produto reduz rugas, com ação de longa duração. Já para áreas específicas, opte pelo Melan-Off Clareador Pontual, que possui fórmula concentrada para ação intensiva e duradoura no clareamento de manchas.

Cuidados diários com Vitamina C

Cuidados diários com Vitamina C

A higienização e tonificação da pele são passos indispensáveis nos cuidados diários com a pele e dão melhores resultados ainda com os benefícios da Vitamina C. O Derma Complex Sabonete Iluminador com Vitamina C é ideal para higiene facial diária. Ele refresca, hidrata e revitaliza, além de proteger e minimizar os efeitos das agressões diárias à pele, iluminar e devolver radiância e vitalidade à cútis. Possui ação antioxidante, antipoluição e anti-idade. Enquanto isso, o Derma Complex Tônico Iluminador com Vitamina C hidrata, protege o colágeno, restaura o equilíbrio cutâneo e auxilia no controle da oleosidade da pele.

Peeling e esfoliação para uma pele renovada

Peeling e esfoliação para uma pele renovada

Com os produtos da ADCOS, sua pele terá uma aparência renovada! O Peeling de Hortelã Iluminador promove uma intensa tonificação e refinamento mais uniforme da pele. Ele possui alto rendimento, aumenta a circulação, o metabolismo, a vitalidade da pele e promove uma esfoliação física com microdermoabrasão, indicada para face, corpo e couro cabeludo. Aproveite também o Neoderm Complex Sabonete Glico-Ativo, capaz de realizar uma esfoliação química, deixando a pele limpa profundamente, mais fina, renovada e iluminada. Utilize os dois produtos em conjunto e depois não se esqueça de aplicar o filtro solar.  

Conheça outros conteúdos