O que é Ácido Salicílico? Para que serve, como usar e benefícios para a pele!

Ácido Salicílico

O Ácido Salicílico é um dos mais recomendados por dermatologistas para associação ao tratamento de quem possui pele oleosa e com tendência à acne. No conteúdo de hoje, o Beleza com Saúde da ADCOS reuniu mais informações sobre o Ácido Salicílico para o rosto. Aqui, você encontra os principais cuidados e benefícios desse ativo para a pele.

O que é Ácido Salicílico?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) classifica o Ácido Salicílico como um beta-hidroxiácido de ação queratolítica e anti-inflamatória. Em termos simples, o Ácido Salicílico promove uma esfoliação suave e a redução do processo inflamatório (causa descamação suave na pele), auxilia na diminuição da produção de sebo, diminui as imperfeições da acne, desobstrui os poros e melhora a textura da pele.

Como usar o Ácido Salicílico na pele?

Ele pode ser encontrado em diversos dermocosméticos indicados para a rotina de cuidados diários, como em sabonetes e loções secativas (a seguir falaremos mais sobre isso), em menor concentração.

Pode ser utilizado em procedimentos estéticos, como peelings químicos, para melhora do aspecto da pele e controle da acne, redução das rugas finas e manchas. Também pode ser indicado em conjunto com outros tipos de ácidos, como o Retinoico, a depender do caso e a indicação do dermatologista.

Ácido Salicílico para o rosto: pode ser usado por pele oleosa ou acneica?

O Ácido Salicílico, junto ao Retinoico ou Ácido Glicólico está entre os mais recomendados para associação ao tratamento da pele oleosa e com tendência à acne.  Ele esfolia, renova a pele do rosto, remove as células mortas e o excesso de oleosidade. O Ácido Salicílico age contra a formação das lesões de espinhas, inibe a formação dos cravos e ajuda a controlar a produção de sebo.

É importante frisar que antes de escolher os dermocosméticos com Ácido Salicílico, é necessário consultar seu médico dermatologista para uma avaliação completa sobre o seu tipo de pele. Lembre-se também do uso do protetor solar.

– Informação importante para grávidas: produtos com Ácido Salicílico não são recomendados para gestantes.

Alguns dermocosméticos ADCOS com Ácido Salicílico

Se você possui pele acneica, o ideal é finalizar o tratamento da acne para evitar que o processo inflamatório gere novas manchas na pele.

Para a etapa de higienização da pele, sugerimos o Sabonete Antiacne, que limpa profundamente, controla a oleosidade, reduz e desobstrui os poros. Ele contém prebióticos que fortalecem a barreira natural da pele e reforça a proteção contra bactérias da acne, e o Ácido Salicílico, que além de diminuir as imperfeições da acne, garante limpeza profunda da pele. Com ação secativa, cicatrizante, anti-inflamatória e esfoliante, o sabonete pode ser usado duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

O Sabonete Secativo limpa e promove uma suave esfoliação (se usado diariamente), ajuda a eliminar as espinhas e evita o aparecimento de novas lesões. Além do Ácido Salicílico, contém Zinco, que reduz e controla a oleosidade e Ácido Lactobiônico, com poderosa ação antioxidante e cicatrizante da pele. É sem fragrância, o que ajuda a minimizar possíveis irritações.

Loção Secativa FPS 30 Tonalizante é o protetor solar ideal para pele acneica, possui alta proteção contra a radiação UVB e UVA, luz visível, além de ação secativa, cicatrizante e anti-inflamatória da acne, atuando em todos os sintomas da acne. Proporciona efeito mate com toque ultra seco e cobertura natural, atua de forma significativa e eficaz na redução do tamanho e da quantidade de lesões da acne. Também está disponível na versão incolor.

O Gel Secativo Pontual possui ação comprovada na redução do tamanho e da vermelhidão da acne em até 8h. Sua poderosa ação secativa, reduz rapidamente as imperfeições causadas pela acne. O gel é invisível, totalmente oil-free e com rápida secagem, sem fragrância e parabenos, o que reduz o risco de alergias.  O Ácido Salicílico na composição promove ações cicatrizante e anti-inflamatória, além de tratar e prevenir marcas.

Com poderosa ação secativa cicatrizante, o Fluido Ultra Secativo promove renovação celular e melhora a textura da pele, controla a oleosidade e desobstrui os poros. Além disso, reduz a inflamação acneica, protege o colágeno, previne o reaparecimento da acne e contribui para uma pele renovada e iluminada. Com fórmula inovadora, promove um peeling leve que remove a oleosidade excessiva e proporciona renovação celular e auxilia o clareamento das manchas da acne.

O Redutor de Poros tonalizante é um avançado corretor que reduz visivelmente os poros dilatados imediatamente após a aplicação e em longo prazo de uso, melhora a textura irregular da pele e funciona como um primer de tratamento. Possui o complexo PORE-MAT, que desobstrui os poros, reduz as imperfeições e confere efeito mate duradouro. O Ácido Salicílico encapsulado melhora a textura da pele e promove efeito renovador. O dermocosmético possui rápida absorção, textura aveludada e não oleosa. Não contém perfume e parabenos, e é um produto ideal de tratamento para a pele oleosa. Também controla a oleosidade por até 10 horas, promove efeito blur imediato na pele, reduz o brilho e disfarça imediatamente os poros aparentes.  Você também o encontra na versão incolor.

O Ácido Salicílico clareia a pele?

Essa é uma pergunta muito constante em relação a esse ativo. O Ácido Salicílico auxilia no clareamento e na renovação da pele sim! O Glico Renovador é um sérum com ácidos renovadores que possui tripla ação: antienvelhecimento, antioleosidade e antiacne. Ele trata e reduz a acne, poros e oleosidade, promove renovação celular e maior permeabilidade de ativos. Une ácido glicólico, salicílico, mandélico e lactobiônico, além de Niacinamida e Arginina, que juntos rejuvenescem, melhoram a textura da pele, regulam a oleosidade, uniformizam o tom e estimulam a produção de colágeno.

Outro dermocosmético para manter no seu dia a dia que clareia manchas, inclusive de acne e melasma, é o Melan-Off Concentrado Clareador, que pode ser usado todos os dias antes do protetor solar e à noite também. Possui máxima concentração de ativos clareadores, proteção contra a luz visível, previne e trata sinais da hiperpigmentação e ainda atua em todas as etapas do processo de pigmentação da pele: produção, liberação e armazenamento de melanina. Pode ser usado também em virilhas, axilas, colo e mãos.

Conheça os produto com Ácido Salicílico ADCOS e insira em sua rotina diária para uma pele mais renovada, rejuvenescida e uniforme!

Conheça outros conteúdos