Qual é a importância de higienizar a pele nessa época?

A higienização é um dos três passos para manter a pele saudável e bonita e, no verão, esse hábito se torna ainda mais importante, principalmente para quem tem pele oleosa. Com as temperaturas mais elevadas e o clima quente, a pele passa a produzir ainda mais sebo, resultando em mais oleosidade e em um rosto com a indesejada aparência brilhosa. Caso você não realize a limpeza da pele adequada diariamente, os poros podem acabar sendo obstruídos, ocasionando o surgimento da acne.

Escolher um produto específico para o seu tipo de pele é essencial na hora da higienização. Para quem sofre com a oleosidade, principalmente no verão, o mais adequado é contar com dermocosméticos que tenham texturas como o gel. Além disso, não se esqueça que a limpeza da pele excessiva pode acabar aumentando a oleosidade. Por esse motivo a dica para evitar o efeito rebote é realizar a higienização da pele oleosa duas vezes ao dia.

Mantenha a pele protegida e hidratada

Já falamos aqui no Beleza com Saúde sobre como a mudança de clima afeta a pele, então é necessário ter cuidados específicos de acordo com a estação. No verão, a hidratação e a proteção solar merecem atenção especial para sua pele permanecer saudável. Isso porque a exposição solar sem proteção pode causar manchas, câncer da pele e até mesmo acelerar o envelhecimento. Além disso, a cútis pode ficar ressecada, chegando ao ponto de descamar. Esse ressecamento também estimula a pele a produzir mais oleosidade, deixando o rosto com a aparência ainda mais brilhosa.

protetor solar para pele oleosa ajuda a controlar a produção de sebo e deve ter sua composição livre de óleos. O filtro deve ser aplicado diariamente e retocado a cada duas horas, de acordo com recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Pode parecer que a exposição solar, a curto prazo, seca as espinhas, mas o efeito rebote vem logo depois e as glândulas sebáceas começam a produzir mais óleo para evitar o ressecamento, o que piora o quadro de quem tem a pele oleosa e acneica.

Durante o verão, a hidratação é ainda mais importante, já que a cútis tende a ficar mais ressecada, o que pode agravar a oleosidade. Quem tem pele oleosa deve optar por dermocosméticos livres de óleos e com texturas leves, como os séruns. Um grande aliado da estação é a água termal, que é rapidamente absorvida, fácil de usar e pode ser usada para hidratação da pele. Não se esqueça, também, de hidratar os lábios!

Como lidar com o excesso de brilho no verão

Como já citamos, a higienização facial, a proteção solar e a hidratação da pelesão passos bem importantes para lidar com o excesso de brilho no verão. Além disso, quem tem a pele oleosa deve investir em maquiagens mais leves para não obstruir os poros. Uma boa dica é usar um protetor solar com base, que protege a pele enquanto cobre suas imperfeições. Os lencinhos antibrilho também podem ser grandes aliados para remover o excesso de oleosidade sem tirar outros produtos do rosto.

Assim como a exposição solar sem proteção, outros fatores podem deixar sua pele ainda mais oleosa no verão e por isso devem ser evitados, como os banhos quentes e as comidas gordurosas. Ter uma dieta rica em frutas, verduras e fibras, também é excelente.

Dicas para recuperar a pele após o sol e o calor

Durante o verão, a pele acaba sofrendo com todas as agressões causadas pelo sol, calor, sal do mar e cloro da piscina, por exemplo. Por isso, a pele oleosaprecisa de cuidados especiais para recuperar toda sua saúde e beleza. A esfoliação, é um procedimento bastante indicado para essa finalidade, já que remove as células mortas, renovando a pele. Não se esqueça de procurar produtos e métodos adequados ao seu tipo de cútis.

Além disso, alie a hidratação facial à ingestão de ao menos dois litros de água por dia. Manter todo o corpo hidratado é muito importante! Você também pode utilizar máscaras faciais, que geralmente possuem ativos concentrados e são capazes de oferecer resultados mais profundos e prolongados para recuperar sua pele durante e após o verão.