Cuidados com a pele oleosa no verão

A pele oleosa precisa de cuidados extras durante o verão para conquistar uma aparência sequinha, iluminada e saudável. Por isso, vamos te explicar alguns cuidados essenciais que você precisa ter nesta época e dar algumas dicas que irão te ajudar a lidar com a oleosidade nos dias quentes.

Qual é a importância de higienizar a pele no verão?

A higienização é um dos três passos para manter a pele saudável e bonita e, no verão, esse hábito se torna ainda mais importante, principalmente para quem tem pele oleosa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com as temperaturas mais elevadas e o clima quente, a pele oleosa passa a produzir ainda mais sebo, resultando em mais oleosidade e em um rosto com a indesejada aparência brilhosa. Caso você não realize a limpeza da pele adequada diariamente, os poros podem acabar sendo obstruídos, ocasionando o surgimento da acne.

Escolher um produto específico para o seu tipo de pele é essencial na hora da higienização. Para quem sofre com a oleosidade, principalmente no verão, o mais adequado é contar com dermocosméticos que tenham texturas leves, como o gel e o sérum. Além disso, não se esqueça que a limpeza da pele excessiva pode acabar aumentando a oleosidade. Por esse motivo, a dica para evitar o efeito rebote é realizar a higienização da pele oleosa duas vezes ao dia.

Mantenha a pele protegida e hidratada

Já falamos aqui no Beleza com Saúde sobre como a mudança de clima afeta a pele, então é necessário ter cuidados específicos de acordo com a estação. No verão, a hidratação e a proteção solar merecem atenção especial para sua pele permanecer saudável. Isso porque a exposição solar sem proteção pode causar manchas, câncer da pele e até mesmo acelerar o envelhecimento. Além disso, a pele pode ficar ressecada, chegando ao ponto de descamar. Esse ressecamento também estimula a pele a produzir mais oleosidade, deixando o rosto com a aparência ainda mais brilhosa.

O protetor solar para pele oleosa ajuda a controlar a produção de sebo e deve ter sua composição livre de óleos. O protetor deve ser aplicado diariamente e retocado a cada duas horas, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Pode parecer que a exposição solar, a curto prazo, seca as espinhas, mas o efeito rebote vem logo depois e as glândulas sebáceas começam a produzir mais óleo para evitar o ressecamento, o que piora o quadro de quem tem a pele acneica e oleosa.

Durante o verão, a hidratação é ainda mais importante, já que a pele tende a ficar mais ressecada, o que pode agravar a oleosidade. Quem tem pele oleosa deve optar por dermocosméticos livres de óleos e com texturas leves, como os séruns. Um grande aliado da estação é a água termal, que é rapidamente absorvida, fácil de aplicar e pode ser usada para hidratação da pele. Não se esqueça também de hidratar os lábios.

Como lidar com o excesso de brilho da pele no verão?

Como já citamos, a higienização facial, a proteção solar e a hidratação da pele são passos bem importantes para lidar com o excesso de brilho no verão. Além disso, quem tem a pele oleosa deve investir em maquiagens mais leves para não obstruir os poros. Uma boa dica é usar um protetor solar com base, que protege a pele enquanto cobre suas imperfeições. Os lencinhos antibrilho também podem ser grandes aliados para remover o excesso de oleosidade sem tirar outros produtos do rosto.

Assim como a exposição solar sem proteção, outros fatores podem deixar sua pele ainda mais oleosa no verão e por isso devem ser evitados, como os banhos quentes e as comidas gordurosas. Ter uma dieta rica em frutas, verduras e fibras também é excelente.

Dicas para recuperar a pele após o sol e o calor

Durante o verão, a pele acaba sofrendo com todas as agressões causadas pelo sol, calor, sal do mar e cloro da piscina, por exemplo. Por isso, a pele oleosa precisa de cuidados especiais para recuperar toda sua saúde e beleza. A esfoliação é um procedimento bastante indicado para essa finalidade, já que remove as células mortas, renovando a pele. Não se esqueça de procurar produtos e métodos adequados ao seu tipo de pele.

Além disso, alie a hidratação facial à ingestão de ao menos dois litros de água por dia. Manter todo o corpo hidratado é muito importante. Você também pode utilizar máscaras faciais, que geralmente possuem ativos concentrados e são capazes de oferecer resultados mais profundos e prolongados para recuperar sua pele durante e após o verão.

Proteção solar para peles oleosas

A proteção solar é indispensável em todas as épocas do ano, principalmente no verão, quando a incidência dos raios UVA e UVB é ainda maior. Para quem tem pele oleosa, o ideal é apostar em dermocosméticos com a textura fluida e efeito mate. O Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80 une a função de dois produtos em um: garante cobertura intensa e disfarce de imperfeições da pele do rosto, além de promover hidratação profunda devido ao ativo hialurônico presente na composição. Outra opção é o Protetor Solar FPS 40 Fluid, que é indicado para peles oleosas e contém sílicas antibrilho, que promovem efeito mate e controlam a oleosidade excessiva da pele.

Rotina que combate à oleosidade

A higienização da pele na medida certa é essencial para combater a oleosidade, mas para isso você precisa de um produto que atenda às necessidades de sua pele. O Sabonete Iluminador com Vitamina C é ideal para limpeza facial diária. Ele refresca, hidrata e revitaliza, além de proteger e minimizar os efeitos das agressões diárias à pele, iluminar e devolver radiância e vitalidade à pele. Também adequado para peles oleosas, o Oily Solution Sabonete Equilibrante limpa profundamente a pele, auxiliando no controle da oleosidade excessiva.

Para manter a face hidratada e ao mesmo tempo tratar, o Derma Complex Hyalu 6 é um sérum ideal para você hidratar e cuidar da pele oleosa no verão. Ele estimula o aumento dos níveis de Ácido Hialurônico da pele, recupera firmeza, contorno facial e hidrata profundamente. Outro dermocosmético muito eficaz é o Hidrat Solution Leite Hidratante FPS 20, um creme de hidratação corporal indicado para uso diário em todos os tipos de pele. Ele ajuda a prevenir o envelhecimento e o ressecamento e possui fotoproteção FPS 20, que previne os danos causados pelos raios UVA e UVB.

Conheça outros conteúdos