Por que higienizar a pele

A higienização é um dos hábitos diários mais importantes para manter uma pele saudável e bonita, por isso deve ser feita ao acordar e ao dormir. Ela é um passo essencial, pois promove limpeza, remove a oleosidade, a maquiagem, além das impurezas e da poluição das cidades às quais nossa pele está exposta todos os dias.

Algumas pessoas acham que a higienização pode ser feita com qualquer sabonete, para qualquer tipo de pele ou até mesmo o que utilizamos no corpo. No entanto, é muito importante escolher o produto ideal de acordo com as necessidades da sua pele para evitar qualquer desequilíbrio ou efeito rebote, como aumento de oleosidade ou acne. Quando nos cuidamos com produtos específicos, damos à pele exatamente o que ela precisa.

Como higienizar peles secas e sensíveis

A pele seca tem tendência a envelhecer mais facilmente, ter menos elasticidade e facilidade em desenvolver rugas e linhas de expressão, por isso precisa de cuidados especiais. É importante hidratar a pele e a enriquecer com Vitamina C, que revitaliza e reforça a sustentação da epiderme. Utilize os produtos com esse ativo sobre a pele umedecida duas vezes ao dia.

Já as peles sensíveis são frágeis e tornam-se irritadas e inflamadas facilmente, desenvolvendo algum tipo de vermelhidão. Higienizar a pele sensível com um sabonete específico minimiza estes problemas e promove sensação de conforto. Se você tem esse tipo de pele, é bom evitar produtos com álcool e maquiagens constantemente.

Higienização de peles oleosas e acneicas

Peles oleosas produzem maior quantidade de óleo, pois as glândulas sebáceas têm maior atividade do que nas outras peles. Elas apresentam, também, poros dilatados e a tendência para desenvolver acne é maior. Higienizar este tipo de pele remove essa oleosidade excessiva e promove o equilíbrio, deixando a sensação de frescor e pureza. Uma dica importante é limpar o rosto ao menos duas vezes ao dia para evitar que esse acúmulo de sebo, suor e impurezas aconteça. E, claro, procure sempre usar produtos oil-free.

A pele acneica é diferente de todas as outras e, então, precisa de produtos e de cuidados bem específicos, sempre orientados por um dermatologista. Para higienizá-la você pode usar dois tipos de sabonete secativo da linha Acne Solution: em barra ou em gel. O Acne Solution Sabonete Secativo em barra elimina espinhas, diminui a inflamação da acne e ameniza a vermelhidão, sendo indicado para quem possui acne do tipo inflamatória. Já o Acne Solution Sabonete Gel Secativo controla a oleosidade excessiva da pele com acne, possui ação antibacteriana e antifúngica e é indicado para acne não-inflamatória.

Cuidados na hora de higienizar a pele mista

A pele mista possui pontos de oleosidade no rosto, geralmente na zona T, que corresponde a testa, nariz e queixo. As demais partes são secas ou normais. Você deve higienizar este tipo de epiderme com um produto específico sobre a pele umedecida duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, antes de dormir. Ele vai limpar, hidratar e revitalizar seu rosto ao mesmo tempo. Além disso, irá atuar minimizando os efeitos das agressões diárias, provocadas pelo sol, vento, poluição e outros.

Já a esfoliação química é feita através de produtos compostos de ácidos, principalmente. Eles fazem com que as células mortas se desprendam, assim, a pele nova, agora em evidência, apresenta mais brilho e uma textura mais macia. Para realizar esse tipo de procedimento é necessário que a pele esteja bem hidratada e não se esquecer da proteção solar.