Pele Oleosa: como cuidar deste tipo de pele

A pele oleosa é o tipo mais comum entre os brasileiros e afeta pessoas de todas as idades. A oleosidade é resultado da produção do sebo em excesso e esse tipo de pele tem como características poros dilatados, brilho excessivo e até mesmo a acne. Confira algumas informações sobre este tipo de pele aqui no Beleza com Saúde e aproveite dicas para combater a oleosidade com os dermocosméticos da ADCOS.

Quais as características da Pele Oleosa?

A pele oleosa possui características como o brilho intenso, a sensação de pele pesada devido à produção em excesso de sebo, poros dilatados, irregulares e a tendência à acne.

A oleosidade excessiva na pele oleosa pode ser causada por: lavagem excessiva da região, utilização de produtos contraindicados para esse tipo de pele, limpar a pele com as mãos sujas, usar água quente para lavar o rosto, falta de hidratação, alimentos com alto índice glicêmico, desequilíbrio hormonal e exposição ao sol sem proteção.

O que é o efeito rebote?

As glândulas sebáceas produzem sebo em excesso como forma de proteção da pele, devido a um desequilíbrio de água e óleo em sua superfície. Quando não há esse equilíbrio e removemos toda a gordura da região, inclusive a que precisamos para manter a pele protegida e hidratada, o nosso corpo tende a produzir sebo em excesso para repor o que foi retirado, o que chamamos de efeito rebote.

Higienização e Tonificação da Pele Oleosa

Os passos básicos para cuidar da pele e mantê-la saudável são a higienização e a tonificação. Limpar a pele ajuda a controlar a oleosidade e desobstruir os poros, que acabam sendo entupidos por impurezas, como a maquiagem e a poluição. A higienização é recomendada duas vezes ao dia: de manhã e à noite. Quem tem a pele oleosa deve ainda escolher um sabonete e um tônico com ativos que ajudam no controle da oleosidade, como a argila e o zinco.

O Sabonete Equilibrante limpa sem agredir e auxilia no controle da oleosidade excessiva desse tipo de pele. Além de minimizar as irregularidades da pele oleosa sem ressecar ou causar efeito rebote. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, é livre de óleo, perfume, possui ação antioxidante e deixa a sensação de frescor e pureza.

Tonificar a pele é outro passo importante, pois realiza a limpeza profunda da pele, reequilibra o pH e retira as sujeiras resistentes que o sabonete não conseguiu remover, deixando os poros livres e desobstruídos. O Tônico Equilibrante é específico para peles oleosas, atuando no controle da oleosidade e deixando a pele com um toque seco e sedoso, sem ressecar. Ele confere efeito mate imediato, possui poder adstringente e reduz os poros dilatados.

Quer conhecer mais produtos da ADCOS para pele oleosa? Confira em nossa loja virtual aqui!

Pele oleosa precisa de hidratação?

Claro que sim! A aparência da pele oleosa costuma confundir. Devido a existência do brilho, muitos acreditam que ela já está muito hidratada e dispensam esse passo. Mas como falamos antes, esse brilho excessivo não quer dizer que a pele está em dia com a hidratação. Precisamos repor o nível de água da pele para deixá-la equilibrada e para que nosso sistema não produza esse sebo excessivo como forma de proteção.

Portanto, a oleosidade não significa que a pele oleosa não precisa ser hidratada. Pelo contrário, a pele oleosa precisa de hidratação para que as glândulas sebáceas não sejam estimuladas a produzir mais óleo, na tentativa de combater o ressecamento.

A hidratação atua na recuperação da vitalidade da pele e no controle da oleosidade de forma contínua. Os hidratantes ideais para uma pele oleosa devem ter uma composição livre de óleos. O Hidratante FPS 20 controla a oleosidade por 8 horas e protege dos raios UVA e UVB, além de estimular a renovação celular e reduzir as imperfeições comuns das peles oleosas. Ele confere efeito mate duradouro e imediato, reduz a aparência dos poros dilatados e os mantém desobstruídos.

Aqui no Beleza com Saúde temos algumas dicas para sua pele oleosa, como os “Melhores Produtos para a Pele Oleosa” em uma rotina de cuidados e “Como Escolher o Protetor Solar para Pele Oleosa”.

Redução de poros

Uma reclamação constante de quem possui oleosidade na pele são os poros dilatados e visíveis. Os poros são a saída pela qual a glândula sebácea secreta o óleo. A principal causa dos poros dilatados é o excesso de oleosidade na pele. Essa reação ocorre porque o sebo e as células mortas depositam-se ao redor dos poros, fazendo com que essa área fique inchada e os poros pareçam maiores do que são.

O Redutor de Poros da ADCOS é uma solução para a redução de poros em peles oleosas. Este produto pode ser utilizado como um primer que, além de melhorar as imperfeições da pele, desobstrui os poros e diminui o brilho. Ele conta com uma moderna tecnologia que deixa a epiderme com um toque seco, ultra aveludado e não causa cravos e espinhas.

Protetor solar para peles oleosas

A exposição ao sol sem protetor solar resseca a epiderme, além de contribuir para o envelhecimento precoce, formar manchas, rugas e linhas de expressão e aumentar as chances de surgimento do câncer da pele. O ressecamento estimula as glândulas sebáceas, a produzir óleo em maior quantidade na tentativa de reidratar a pele, causando o efeito rebote.

Portanto, escolha um protetor adequado para a sua pele. Uma dica é o Protetor Solar FPS 30 Fluid, específico para peles acneicas e oleosas, que possui fórmula oil-free e dupla ação no controle da oleosidade. Esse protetor garante alta proteção contra os raios UVA e UVB e proporciona efeito mate à pele, além de ser hipoalergênico e resistente à água. Se procura um protetor solar com cor, textura ultraleve, seca e que disfarça poros e rugas, você precisa conhecer o Protetor Solar Mousse FPS 50. Com 5 tonalidades diferentes, esse protetor possui 100% de filtros minerais, reduz o brilho, controla a oleosidade durante 10 horas e ainda aumenta a firmeza e a hidratação, graças a presença de Ácido Hialurônico em sua composição.

Uso de séruns para a pele oleosa

Os séruns são produzidos para serem altamente eficazes e, por isso, apenas algumas gotas do produto contêm uma grande quantidade de princípios ativos. Sua textura aquosa e não gordurosa se adapta muito bem à pele oleosa. O Aqua Sérum é uma ótima opção para quem tem esse tipo de pele. Com Ácido Hialurônico em sua fórmula, ele promove hidratação intensiva e profunda devido à presença de 9 minerais e 10 aminoácidos hidratantes em sua composição, mantendo a pele mais saudável, forte e resistente. Sua textura aqua não é oleosa, o que é ótimo para esse tipo de pele.

Vitamina C para pele oleosa

A Vitamina C é um ativo que todos os tipos de pele devem usar, principalmente antes do protetor solar. Isso porque ela tem um poder incrível de reforçar a proteção da pele ao sol quando utilizado em conjunto com o protetor, possui poder antioxidante e tem grande participação no combate a manchas, rugas, linhas de expressão e flacidez da pele.

Na ADCOS você encontra especificamente uma Vitamina C para pele oleosa. A Vitamina C 20 possui máxima concentração de Vitamina C para o rosto e sua textura é ideal para a pele oleosa. Além de estimular a síntese de colágeno, auxiliar no clareamento de manchas, na redução de rugas e linhas de expressão, melhorar a firmeza e elasticidade e combater os danos causados pelos radicais livres, a textura desse antienvelhecimento é muito favorável para a pele oleosa, promovendo efeito mate, toque seco, sua fórmula é livre de óleos e não possui perfume nem conservantes.

Banhos quentes e alimentação

Quem tem a pele oleosa deve beber bastante água e ter uma alimentação equilibrada. São recomendados alimentos ricos em água como frutas, verduras e legumes. Já os alimentos de alto índice glicêmico devem ser evitados. Deve-se, também, evitar banhos quentes, já que a alta temperatura da água remove a oleosidade natural da pele, incentivando maior produção de sebo pelas glândulas e deixando a pele com a aparência sebosa e brilhosa.

Conheça outros conteúdos