Rotina de cuidados com a pele: passo a passo e ativos que você precisa conhecer

Manter uma rotina completa de cuidados é essencial para uma pele saudável e radiante, além de protegida das agressões diárias, do envelhecimento precoce e do câncer da pele. No post de hoje, você tem acesso a um passo a passo para cuidar da sua pele, com dicas de dermocosméticos ADCOS que você pode utilizar diariamente.

Primeiro passo: higienizar a pele

Esse é o primeiro passo e deve ser obrigatório. Higienizar a pele é fundamental para retirar a maquiagem, resíduos de oleosidade, células mortas, poluição e sujeiras que se acumulam ao longo do dia.

Dica ADCOS: para um resultado eficaz, orientamos que o rosto seja higienizado 2x ao dia. Não há necessidade de realizar esse passo mais vezes, já que o excesso de limpeza causa o efeito rebote, que acontece quando há a limpeza exagerada da pele e, consequentemente, ela aumenta a sua oleosidade como forma de proteção. É necessário escolher um sabonete facial para o seu tipo de pele, pois ele terá ativos ideais para as suas necessidades, como por exemplo a pele oleosa, que precisa de ativos que controlem a produção de sebo. Conheça nossa linha completa de higienização aqui.

Nossa sugestão para higienizar a pele em sua rotina de cuidados é o Gel de Limpeza Neutro que limpa, ajuda a remover a oleosidade excessiva, os resíduos de poluição e a maquiagem e todos os tipos de pele podem usá-lo. Ele é totalmente livre de óleo, é formulado com Aloe Vera (que promove ação refrescante e ajuda na reposição de minerais e aminoácidos à pele), Extrato de Chá Verde e Tensoativo Solubilizante. Possui ação antioxidante, combate os radicais livres e auxilia no aumento do sistema de defesa natural da pele.

  • Água Micelar é aliada na etapa de higienização

A Água Micelar é uma água higienizadora que contém micelas, moléculas que limpam e removem impurezas, partículas de oleosidade e também demaquilam e tonificam a pele. As micelas são estruturas esféricas formadas por tensoativos que capturam em seu interior, impurezas da pele e moléculas oleosas sem alterar a barreira cutânea. A Água Micelar ADCOS possui 9 benefícios: demaquila, limpa, tonifica, purifica, reequilibra, hidrata, regenera, acalma e protege. Sua composição não oleosa possui prebióticos que protegem e estimulam as defesas da pele e ajudam na recuperação da proteção imunológica cutânea. Higieniza profundamente sem alterar o pH da pele e não contém álcool, corantes e parabenos em sua composição.

  • Demaquilante Bifásico

O Demaquilante Bifásico remove a maquiagem resistente à água sem esforço. Possui ação hidratante, antioxidante, fórmula suave e não irrita os olhos. Ele é indicado para todos os tipos de pele, não possui parabenos, é oil-free e oftalmologicamente testado, além de prevenir o envelhecimento.

Passo dois: tonificar a pele

Há quem pule a etapa de tonificação da pele. Mas saiba que ela é essencial, assim como as demais. O tônico ajuda a equilibrar o pH da pele, complementa a limpeza, além de ajudar a remover as sujeiras que apenas a água e o sabonete não retiram, como resíduos de maquiagem e o protetor solar.

A ADCOS possui tônicos faciais que atendem à sua necessidade. O Tônico Iluminador com Vitamina C ilumina e revitaliza, estimula o colágeno, previne o envelhecimento e a flacidez. O Tônico Tensor é ideal para peles maduras, promove efeito lifting visível imediato e possui ação firmante. O Tônico Secativo foi feito para pele acneica e tem ação secativa, auxilia também no controle da oleosidade. Para peles sensíveis, há o Tônico Suavizante, que minimiza a sensibilidade e, para peles oleosas, o Tônico Equilibrante, com efeito mate imediato e poder adstringente.

Passo 3: hidratação é indispensável para todos os tipos de pele

A hidratação da pele é essencial para a rotina de cuidados. Ela atua na reposição de água, que representa entre 50% e 65% do corpo. Para que a hidratação da pele seja bem-sucedida, é indispensável que a ingestão de líquidos e o uso de hidratantes faça parte de suas prioridades. Veja as indicações ADCOS a seguir, de acordo com seu tipo de pele.

  • Pele oleosa

Há quem tenha dúvida se é necessário hidratar a pele oleosa, pois é comum confundir a sua aparência brilhosa com hidratação excessiva ou pele umectada. A produção de sebo em excesso ocorre para suprir a ausência de hidratação, por isso há esse desequilíbrio entre água (em falta) e óleo (em excesso). Ao hidratar a pele oleosa com os produtos certos, sua textura melhora e a tolerância a outras substâncias, como os ácidos, aumenta. Além disso, se a pele estiver desidratada, ela fica mais vulnerável a agressões externas, como poluição, frio e calor, o que aumenta a produção de sebo.

Os hidratantes que promovem sensação de toque seco são as melhores opções para a pele oleosa, assim como as texturas leves e não oleosas, como os produtos séruns e fluidos. Outra característica interessante nos produtos para este tipo de pele é o efeito mate, além de uma composição oil-free e que controla a oleosidade ao mesmo tempo que disfarça os poros, como é o caso do Aqua Sérum, uma inovação no mercado de dermocosméticos. Um potente hidratante diário para incluir na rotina de cuidados para pele oleosa. Com hidratação profunda, ele restaura a barreira natural da pele, auxilia na redução de rugas, é oil-free e não obstrui os poros. O principal ativo é o Ácido Hialurônico, que promove uma potente hidratação, de dentro para fora. Este dermocosmético contém também 10 aminoácidos e 9 minerais, além de ações antioxidante e antipoluição.

O Vitamina C 20, indicado para todos os tipos de pele – inclusive a pele oleosa – possui 20% de Vitamina C pura, promove revitalização, melhora a elasticidade e a firmeza, com efeito mate e toque seco. A Vitamina C 20 traz luminosidade, protege e repara o DNA e o colágeno, e pode ser associada a outras linhas de antienvelhecimento e clareamento. Essa Vitamina C para o rosto é um gel-creme oil-free, sem perfume e livre de conservantes, ideal para pele oleosa e para uso diário associado ao protetor solar.

  • Pele seca

A pele seca pede texturas mais cremosas e cremes mais concentrados, com mais componentes hidratantes e ativos nutritivos. Procure produtos com alantoína, manteiga de karité, vaselina ou óleos naturais que conferem maior elasticidade à pele. Indicações ADCOS para você que tem pele seca: Golden Care Creme Nutritivo e Hidratante Facial, que atua na reposição de fitohormônios na pele e é ideal para peles ressecadas e maduras; e o Sérum Intensivo, que hidrata, firma, promove radiância e luminosidade imediata, com Ectoína e Ácido Hialurônico.

  • Pele mista

A pele mista é o encontro de dois tipos de pele em regiões distintas: seca (nas bochechas e laterais) e oleosa (na região T do rosto). Fórmulas sem óleos minerais são ótimas opções, pois evitam o ressecamento da pele e não aumentam a produção de óleo pelas glândulas sebáceas. O Sérum Hidratante é uma ótima opção para peles mistas, pois é totalmente livre de óleo e promove uma hidratação intensiva, profunda, gradativa e prolongada.

  • Pele normal

A pele normal é naturalmente hidratada e equilibrada com a produção de sebo. A Bruma Hidratante é muito prática e vai além de uma água termal, pois promove poderosa hidratação imediata e duradoura por 24h para a pele normal e para todos os tipos de pele.

  • Pele sensível

A pele sensível é mais propensa à irritação, vermelhidão, coceiras e reação a produtos cosméticos. É um tipo de pele intolerante e reativa, imprevisível em suas reações e pode sofrer com ardor, queimação, repuxamento e descamação. O melhor para essa pele é sempre utilizar produtos hipoalergênicos, sem fragrância, com menor número possível de princípios ativos e com propriedades calmantes e descongestionantes. A Emulsão Ultra Suavizante é o produto ideal, pois acalma e suaviza as peles sensíveis ou temporariamente sensibilizadas, além de amenizar a vermelhidão e devolver a hidratação sem deixar a pele oleosa.

  • Pele acneica

A pele acneica é aquela que desenvolve cravos e espinhas devido ao aumento de secreção pelas glândulas sebáceas, o que obstrui os poros. A condição pode ser agravada por outros fatores, como estresse e exposição exagerada ao sol. É necessário evitar produtos com óleos em sua composição ou que estimulam a produção de sebo. Texturas que mais se adequam à pele acneica são em gel ou sérum. Também é importante dizer que o processo de hidratação da pele é obrigatório para este tipo de pele e deve ser feito após toda a higienização. O Aqua Pro.Bio oferece diversos benefícios, regenera e reforça a barreira biológica da pele, para deixá-la forte, luminosa e macia. Ele possui prebióticos em sua composição e pode ser usado a qualquer hora do dia.

Passo 4: fotoproteção

A fotoproteção diária é capaz de prevenir problemas provocados pela exposição sem proteção, como o câncer da pele, o envelhecimento precoce, a queimadura solar, pintas e manchas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o protetor solar deve ser aplicado diariamente ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. A aplicação deve ser o equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto, orelhas e pescoço, uniformemente de modo a não deixar nenhuma área desprotegida.

O Protetor Solar Mousse FPS 50 foi formulado especialmente para quem deseja redução do brilho e disfarce de imperfeições, poros e rugas na pele. Com o seu efeito blur, deixa a pele lisa, uniforme, aveludada e controla efetivamente a oleosidade durante 10 horas. Protege dos danos causados pela poluição, luz visível, tem ação antiglicante (reduz a destruição do colágeno da pele) e é indicado para as peles oleosas que desejam uma proteção 100% mineral com disfarce imediato das imperfeições. Também surpreende com sua textura inovadora em mousse que é ultraleve.

Desenvolvido com filtros solares 100% minerais, capazes de garantir alta proteção contra os efeitos imediatos e cumulativos causados pela exposição ao sol, o Protetor Solar Pó Compacto FPS 50 Tonalizante possui toque seco, efeito mate e cobertura natural da pele. Ideal para pele sensível por sua fórmula mineral. Com Vitamina E, que atua como um escudo protetor, com ação antienvelhecimento e antioxidante. É um protetor solar com resistência à água e com embalagem prática, portátil e ideal para reaplicação da fotoproteção ao longo do dia.

O Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80 protege contra radiação UVB, UVA, UVA longo, infravermelho e luz visível, e foi desenvolvido para uso diário e para todos os tipos de pele. Com o dobro de resistência à água das texturas tradicionais, está disponível em cinco cores que se adaptam às diferentes tonalidades da pele, inclusive aquelas extremamente sensíveis a queimaduras solares. Ajuda no clareamento de manchas, tem efeito mate e toque seco. Com Ácido Hialurônico, que hidrata e preenche rugas, além da Vitamina C, que promove ação antioxidante, antienvelhecimento e antiglicante (reduz a destruição do colágeno da pele).

O Protetor Solar Fluid Tonalizante FPS 40 confere efeito mate e protege a pele da luz visível. Proporciona alta cobertura das imperfeições, enquanto protege dos efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. Está disponível em 6 diferentes tonalidades. É indicado para todos os tipos de pele, especialmente as oleosas. Ideal para todos os tipos de peles, em especial as oleosas e mistas, o Protetor Solar Fluid FPS 40 , na versão incolor, protege o DNA celular, absorve a oleosidade da pele e contém Vitamina E, responsável pela ação antioxidante e antienvelhecimento.

Com textura extra fluida e toque imperceptível na pele, o Protetor Solar Fluid FPS 30 é o protetor solar ideal para quem deseja manter a saúde da pele oleosa e acneica. Como é incolor, ele é recomendado para homens com barba. Sua formulação possui sílicas antibrilho e um complexo de ingredientes botânicos e zinco, que auxiliam na redução e no controle da oleosidade por 8 horas, que auxilia a regular a produção de sebo.

Conheça outros conteúdos