Desvende as causas comuns da pele ressecada

pele ressecada_adcos

O ressecamento da pele pode ter motivos variados que englobam o clima, a falta de proteção solar, entre outros hábitos. Saiba como manter a hidratação e evitar os incômodos da pele ressecada. Aproveite para conferir, ainda, dicas de alguns dermocosméticos que podem ser seus grandes aliados na saúde e beleza do corpo e do rosto!

As características da pele do rosto ressecada

O ressecamento pode atingir a pele de parte da população por motivos que vão desde as condições ambientais, climáticas, até o uso de medicamentos e fatores genéticos.

A ressecamento da pele é consequência de uma modificação na barreira cutânea que causa uma diminuição na produção de lipídios e a torna mais irregular. Desta forma, as células tornam-se incapazes de reter água e a aparência e sensação típicas do ressecamento surgem.

Podemos observar que o ressecamento torna a pele áspera, sem brilho, frágil e se irrita facilmente. Além disso, é comum sentir desconforto, repuxamento, coceiras e perceber rachaduras e descamações. Confira como evitar esses sintomas!

Como evitar e tratar pele ressecada

Evitar o ressecamento da pele começa com hábitos bastante simples como evitar banhos quentes que retiram a barreira protetora da pele e usar um sabonete hidratante. Também é muito importante usar outros produtos específicos para a hidratação da pele do corpo e do rosto, capazes de ajudar a prevenir e reverter o ressecamento. Além disso, vale reforçar o consumo mínimo de dois litros de água por dia para manter o organismo e a pele bem hidratados.

Na hora de escolher dermocosméticos para a pele ressecada, invista em veículos mais hidratantes como cremes e loções que não contenham álcool em sua composição. Ao evaporar, o álcool acaba levando um pouco de água consigo. Dermocosméticos com ureia e outros ativadores das aquaporinas, proteínas responsáveis pela captação de água, são ótimas escolhas para driblar o ressecamento. O uso de protetor solar é essencial para evitar que a pele fique ressecada.

Porque joelhos e cotovelos ficam ressecados?

É comum perceber que os joelhos e cotovelos são algumas das áreas mais ressecadas do nosso corpo. Sem o devido cuidado, essas regiões podem ainda adquirir manchas. Isso tudo acontece, principalmente, em decorrência da exposição solar excessiva sem proteção, de predisposições genéticas e do atrito com os tecidos das roupas. Os fatores climáticos ainda podem piorar essa condição. Por isso, é importante não deixar os joelhos e cotovelos de lado na hora dos cuidados diários.

Para evitar o ressecamento e as manchas nessas áreas, aposte em banhos mornos ou frios, prefira roupas leves e soltas e não deixe de protegê-las com um protetor solar que tenha FPS mínimo 30. A esfoliação dos joelhos e cotovelos durante o banho uma vez por semana também ajuda a renovação da pele e facilita o clareamento das regiões. Além disso, os hidratantes corporais sempre são grandes aliados da pele ressecada.

Cuidados especiais com a pele ressecada no inverno

É mais comum sentir o ressecamento da pele durante o inverno, principalmente em áreas com uma menor concentração de glândulas sebáceas, a exemplo das pernas e ao redor da boca. Nesta época, há uma redução da transpiração corporal e também da umidade do ar, fatores que diminuem a hidratação da pele. Além disso, os banhos quentes tornam-se mais comuns, prejudicando a barreira protetora da pele. Esta barreira é responsável pela redução da perda de água e também pela proteção contra os fatores ambientais que afetam a pele. Por isso, é importante não prejudicá-la.

Caso esteja com a pele do rosto ressecada e descamando no inverno, reduza o tempo nos banhos quentes, dispense o uso de esponjas e aumente o consumo de líquidos. Além disso, é importante repor a hidratação da pele através do uso de produtos hidratantes. Para o corpo, opte por aqueles com texturas mais emolientes, enquanto para o rosto é necessário escolher de acordo com o seu tipo de pele, a fim de evitar que ele fique oleoso.

O que é bom para pele ressecada?

A ADCOS desenvolveu dermocosméticos com alto poder de hidratação para todos os tipos de pele. Os produtos da linha Hidradefense Solution possuem Ectoína em sua formulação, ativo revolucionário que revitaliza e rejuvenesce a pele. Para hidratação a qualquer hora, escolha a Bruma Hidratante. Com ação detox, refrescante, suavizante e proteção ao colágeno, ela é rapidamente absorvida e pode ser usada sobre a maquiagem. Já a Aqua Pro. Bio conta com prebióticos e ativos que restauram e protegem a barreira de proteção cutânea enquanto hidrata e reforça o sistema imunológico da pele.

Cuidados específicos para o rosto e corpo

O Protetor Solar Duo Cake FPS 50 é um protetor solar com base compacta, ação anti-idade e poder de cobertura de maquiagem. Sua fórmula possui Ácido Hialurônico que promove hidratação e preenchimento de rugas e linhas de expressão. Ele é hipoalergênico e não comedogênico, oil-free e possui toque seco, tornando-o indicado para todos os tipos de pele. Para o corpo, o Leite Hidratante Peles Secas é uma ótima opção. O produto é um creme de hidratação com alto poder de nutrição que atua na devolução maciez e suavidade, além de favorecer a reposição da barreira natural da pele.

Pele ressecada madura e desvitalizada

As peles maduras precisam de uma atenção extra na hora da hidratação. Isso porque nosso corpo perde água com o passar dos anos, uma das grandes causas do surgimento de rugas e linhas de expressão, característicos do envelhecimento. A linha Golden Care, da ADCOS, é ideal para revitalizar este tipo de pele. O Creme Nutritivo e Hidratante Facial garante hidratação intensiva, ajudando a reverter os efeitos da redução de hormônios femininos na pele. Enquanto isso, o Creme Revitalizante Corporal deixa a pele do corpo muito mais hidratada graças a sua composição com 10% de ureia e isoflavonas de soja.

Conheça outros conteúdos