Clareamento de pele: saiba mais sobre esse tratamento

Clareamento de pele: saiba mais sobre esse tratamento | ADCOS

As manchas na pele incomodam muitas pessoas. Com o verão chegando ao fim, é comum o aumento da procura de tratamentos que as minimizem, como o clareamento de pele. Isso porque, com menos exposição solar, as chances de adquirir novas manchas são diminuídas. Quer entender como funciona todo esse processo? A ADCOS irá explicar, a seguir, sobre os tipos de manchas e tratamentos que existem, além de produtos que podem ajudar você a uniformizar o tom da pele!

Entenda tudo sobre os tipos de manchas

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a mancha (ou hiperpigmentação) é o escurecimento da pele por aumento da produção da melanina, responsável por determinar o tom da pele de cada pessoa.

Elas possuem uma característica em comum, mesmo com a existência de diferentes tipos: todas, se expostas excessivamente ao sol, podem ser agravadas. As manchas também podem surgir por diversas razões, que variam desde a genética, alterações hormonais e até hábitos do cotidiano (como o não uso de protetores solares e o tabagismo). É mais fácil prevenir do que removê-las, por isso, todo cuidado é especial, principalmente em relação à proteção solar.

Existem alguns tipos de manchas que podem ser desenvolvidas graças ao melanócito, célula responsável pela pigmentação da pele, como o melasma (ligadas a alteração hormonal), melanose solar (exposição ao sol), cloasma (geradas na gravidez), sardas e até manchas geradas após processo inflamatório (acne).

Os tipos de tratamento para clarear a pele

As propostas dos tratamentos clareadores visam suavizar o escurecimento da área manchada e também diminuir o seu tamanho. É válido ressaltar que um tratamento de manchas deve ser contínuo, mantendo sempre uma rotina de cuidados com a pele, pois elas possuem a característica de serem recidivas, podendo voltar quando o tratamento é interrompido ou por descuido da própria pessoa. Se você procura um tratamento clareador, deve, também, buscar orientação do seu dermatologista antes de realizar qualquer procedimento.

Além disso, é muito importante ser disciplinado com a aplicação e reaplicação do protetor solar ao longo do dia e manter uma higienização adequada tanto para o dia quanto para a noite. Sempre retirar a maquiagem, resquícios de outros produtos e, principalmente, ter dermocosméticos que tenham efeito prolongado e uniformizam o tom da pele. Você também pode optar por tratamentos mais invasivos, como peelings e lasers.

É verdade que os ácidos podem manchar a pele?

Muitas pessoas têm receio de fazer tratamentos como peeling e fazer o uso de ácidos com medo de manchar mais ainda a pele. A verdade é que, independente do tratamento escolhido, você deve sempre fazer o uso do protetor solar. Afinal, ele é o companheiro essencial para evitar que mais manchas apareçam. Se a utilização do protetor não for feita do modo certo, o tratamento é comprometido e pode até agravar o quadro das manchas.

Os ácidos são recomendados pelos dermatologistas para serem usados durante a noite, já que deixam a pele mais sensibilizada. Existem algumas substâncias que não são fotossensíveis e podem, então, ser utilizadas pela manhã.

Para prevenir manchas quando usar algum ácido, é importante usar um protetor solar com mínimo de FPS 30. Um bom exemplo disso é o Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80, que, além de prevenir os danos dos raios solares, conta com ácido hialurônico em sua fórmula, auxiliando na hidratação e preenchimento de rugas e linhas de expressão. Ele possui ação clareadora, devido a sua máxima cobertura e alta proteção solar, proporcionando assim a diminuição de manchas (inclusive melasma e de acne) e prevenindo, também, o surgimento de outras. É o protetor solar com maior concentração de óxidos de ferro (15%) do mercado, tendo assim o poder de promover máxima proteção contra a luz visível e prevenir a hiperpigmentação.

Para te auxiliar no retoque durante o dia, você pode experimentar o Protetor Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto, que, além de altíssima proteção solar, também possui ácido hialurônico em sua composição. Assim, ele possui ação anti-idade, além de proporcionar hidratação profunda e prolongada. Evite também exposição prolongada ao sol e não esprema cravos e espinhas.

Como a linha Melan-Off pode te ajudar a clarear manchas

A linha Melan-Off da ADCOS é feita especialmente para tratamento de manchas e clareamento da pele. Ela une eficácia, resultados prolongados e soluções inovadoras.

São três produtos indicados para o tratamento de manchas. O primeiro, Melan-Off Concentrado Clareador, é um sérum com ação potente para o clareamento de diversos tipos de manchas, incluindo o melasma e as manchas de acne. Ele uniformiza o tom da pele e também pode ser usado em áreas sensíveis, como colo, virilhas e axilas. Para fazer o uso, você deve estar com a pele higienizada e seca e utilizar o protetor solar após a aplicação (durante o dia).

Já o Melan-Off Clareador é indicado para regiões específicas da pele, podendo ser usado, inclusive, em axilas e virilhas. Ele possui ação anti-idade, e, por possuir vitamina C em sua fórmula, ilumina e uniformiza a tonalidade da pele. Pode ser utilizado em todos os tipos de pele e não é fotossensibilizante. Ainda assim, não esqueça de fazer o uso do protetor solar em conjunto com o tratamento!

Mas se o seu problema são olheiras muito escurecidas e manchas na região dos olhos, o Melan-Off Clareador de Olheiras é perfeito para incluir na sua rotina de cuidados. Esse dermocosmético atua na circulação sanguínea local, favorecendo a diminuição de bolsas e de pigmentos de imediato nas olheiras.

Veja como fazer a aplicação:

Os produtos da linha Melan-Off reúnem mais de 10 ativos que agem antes, durante e depois da formação da melanina, além de minimizar seu depósito na superfície da pele. Todos os produtos podem ser usados durante o dia, se complementados com filtro solar para prevenir a irritação da pele.

Mais dicas

Filtro Solar é essencial no tratamento

Filtro Solar é essencial no tratamento

Durante o tratamento de clareamento, você deve utilizar um protetor solar. Sem ele, a pele fica comprometida e as manchas podem se agravar. O Filtro Solar Tonalizante FPS 40 Fluid possui cinco variedades de tons e, além de proteger dos raios UVA e UVB, também protege da luz visível, combate os radicais livres, é antiglicante e ainda uniformiza o tom da pele. Para retocar durante o dia, o Filtro Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto é ideal. Com uma embalagem versátil, possui efeito mate, é oil-free e minimiza poros visíveis e linhas finas, além de prevenir o envelhecimento e as manchas.

A importância da Vitamina C

A importância da Vitamina C

A Vitamina C é um antioxidante também conhecido por clarear a pele, estimular a produção de colágeno e elastina, amenizar manchas de acne, sol e melasmas. O Derma Complex Vitamina C 20 é ideal para peles oleosas, uniformizando o tom e melhorando a textura da pele, firmando e prevenindo o envelhecimento precoce. O Derma Complex Concentrado Vitamina C 20 é formado por 8 ativos antioxidantes que rejuvenescem e devolvem a luminosidade e o viço à pele, além de combater os danos causados pela poluição e clareá-la.

O poder do peeling químico

O poder do peeling químico

O peeling químico é um tipo de tratamento estético à base de ácidos aplicados na pele para retirar camadas danificadas e peles mortas por meio de descamação. Esse processo se chama renovação celular e tem a finalidade de remover manchas, dando lugar a uma pele mais suave e elástica. O Neoderm Complex Sabonete Glico-Ativo promove limpeza profunda enquanto esfolia a pele, deixando-a mais fina, renovada e com aspecto iluminado. Ele é ideal para fazer limpeza de pele em casa e também a prepara de maneira a otimizar todos os tratamentos que vierem depois, deixando-a uniforme.

Conheça outros conteúdos