Tipos de Manchas

As manchas são nada mais do que um desequilíbrio da melanina, pigmento produzido pela pele que tem a função de dar cor a ela, gerando demarcações mais claras ou escuras pelo corpo e pelo rosto. Elas possuem uma característica em comum, mesmo com a existência de diferentes tipos: todas, se expostas excessivamente ao sol, podem ser agravadas. As manchas também podem surgir por diversas razões, que variam desde a genética, alterações hormonais e até hábitos de vida. É mais fácil prevenir do que removê-las, por isso, todo cuidado é especial, principalmente em relação à proteção solar.

Existem alguns tipos de manchas que podem ser desenvolvidas graças ao melanócito, célula responsável pela pigmentação da pele, como o melasma (ligadas a alteração hormonal), melanose solar (exposição ao sol), cloasma (geradas na gravidez), sardas e até manchas geradas após processo inflamatório (acne).

Os tipos de tratamento para clarear a pele

As propostas dos tratamentos clareadores visam suavizar o escurecimento da área manchada e também diminuir o seu tamanho. É válido ressaltar que um tratamento de manchas deve ser contínuo e para o resto da vida, mantendo sempre uma rotina de cuidados com a pele, pois elas possuem a característica de serem recidivas, podendo voltar quando o tratamento é interrompido ou por descuido da própria pessoa.

É muito importante ser disciplinado com a aplicação e reaplicação do protetor solar ao longo do dia e, além disso, manter uma higienização adequada tanto para o dia quanto para a noite, sempre retirar a maquiagem e, principalmente, ter produtos clareadores durante sua rotina, que tenham efeito prolongado e uniformizem o tom da pele. Você também pode optar por tratamentos mais invasivos, como peelings e lasers.

Os ácidos mancham a pele?

Muitas pessoas têm receio de fazer tratamentos mais invasivos e com ácidos em sua composição com medo de manchar mais ainda a pele. A verdade é que, quando utilizamos ácidos, temos que alinhá-los com o protetor solar, que é o companheiro essencial para evitar que mais manchas apareçam. Se a utilização do filtro solar não for feita do modo certo, o tratamento é comprometido e pode até agravar o quadro das manchas.

Os ácidos são recomendados pelos dermatologistas para serem usados durante a noite por deixarem a pele mais sensível. Existem alguns ácidos que não são fotossensíveis e podem, assim, ser utilizados pela manhã se combinados a um protetor solar, sempre.

Para prevenir manchas quando utilizar algum ácido, é importante usar um filtro solar com FPS 30, no mínimo, e retocá-lo no decorrer do dia (de 2 em 2 horas de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia). Evite também exposição prolongada ao sol, usar desodorantes com álcool em sua composição e não esprema cravos e espinhas.

Conheça a linha Melan-Off da ADCOS

A linha Melan-Off da ADCOS é feita especialmente para tratamento de manchas e clareamento da pele, unindo eficácia, resultados prolongados e com soluções inovadoras. São três produtos que compõem a linha: o Melan-Off Sérum Clareador, um despigmentante que atua no clareamento das manchas de forma segura e prolongada, além de possuir ação rejuvenescedora e poder ser utilizado em axilas, mãos e virilhas; o Melan-Off Clareador, que clareia, uniformiza o tom e a textura da pele; e o Melan-Off Clareador Pontual, que favorece o clareamento pontual nos locais que sofrem com o escurecimento da pele mais severamente, uniformizando-os.

Os produtos da linha Melan-Off reúnem mais de 10 ativos que agem antes, durante e depois da formação da melanina, além de minimizar seu depósito na superfície da pele. Todos os produtos podem ser usados durante o dia, se complementados com filtro solar para prevenir a irritação da pele.