Beleza com Saúde

Confira nossas matérias no blog Beleza com Saúde, saiba mais sobre nossos produtos e leia dicas de assuntos importantes para a sua pele!

Você sabe o que é Peeling?

O peeling facial estimula a renovação das células da pele por meio de uma descamação controlada com o uso de substâncias químicas, ou métodos físicos como a dermoabrasão.

O procedimento pode ser utilizado para clarear manchas e cicatrizes de acne, além de atuar no tratamento de rugas e linhas de expressão.

Saiba mais sobre peeling e quais cuidados deve-se ter ao realizar o tratamento aqui no Beleza com Saúde, da ADCOS.

O que peeling?

A palavra peeling é originada do inglês to peel, que significa descamar ou descascar.

O objetivo do procedimento, que é um método seguro e eficaz, é renovar as células da pele por meio da descamação, além de ser um dos procedimentos estéticos mais procurados no Brasil.

O peeling para o rosto e corpo são tratamentos não invasivos muito eficazes para rugas, manchas, marcas de expressão, cicatrizes de acne e até mesmo para controle da oleosidade.

Este protocolo pode, ainda, reverter alguns quadros como perda de elasticidade e sinais de envelhecimento precoce.

Consulte seu dermatologista para saber o tipo de peeling que sua pele necessita.

Quais são os tipos de peeling?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é possível classificar os peelings de duas formas, sendo de acordo com sua profundidade ou com o agente (ativo químico) utilizado para realizar a remoção da camada da pele.

O peeling físico ocorre por meio de agentes que induzem a descamação mecânica, desde pequenos equipamentos e cremes com partículas abrasivas, até aparelhos que realizam uma microabrasão na pele por fluxo de cristais, como o peeling de cristal ou peeling de diamante.

Alguns dos benefícios podem ser observados logo após uma única aplicação.

Já o peeling químico é feito com a aplicação de agentes químicos, como os ácidos Salicílico, Glicólico e Retinoico, por exemplo, que removem as camadas superficiais da pele por meio de uma descamação controlada, para que, depois, ela se regenere com uma aparência melhor.

Para que serve o peeling?

O peeling para o rosto é indicado para remover as células mortas da pele, para desobstrução dos poros (o que melhora a permeação de outros ativos), para a atenuação de rugas, tratamento de manchas hiperpigmentadas e também no tratamento das cicatrizes de acne.

Removendo as células epiteliais mortas e que já foram agredidas por fatores intrínsecos e, principalmente, extrínsecos, o peeling dá lugar a uma pele nova muito mais uniforme, jovem e saudável. Além disso, a reestruturação da pele estimula a produção de colágeno, deixando-a firme, viçosa e rejuvenescida.

Diferentes tipos de peeling para pele podem agir de maneiras distintas. Por isso, se você tiver dúvida do método mais apropriado para você, procure um dermatologista, que é o profissional capaz de identificar sua necessidade e indicar o peeling facial e corporal mais adequado.

Como é feito o peeling?

O peeling pode agir de maneira superficial, média ou profunda.

O peeling superficial atinge apenas a epiderme (camada superficial da pele) e é indicado para o tratamento de manchas e melasma, além de prevenir cravos e espinhas.  Com os dermocosméticos adequados, pode ser feito diariamente na rotina de skincare e é capaz de reduzir manchas, rugas, sinais e lesões, o que melhora a aparência da pele.

Já o peeling médio é indicado para amenizar rugas e marcas mais profundas. É muito eficaz para tratar os sinais do envelhecimento em peles maduras e na correção de sinais de acne. É uma técnica aplicada por profissionais de estética habilitados.

Há ainda o peeling profundo, feito somente sob indicação e execução médica, em clínicas especializadas, com anestesia e o acompanhamento necessário para garantir que o produto utilizado no procedimento não chegue à corrente sanguínea do paciente e cause complicações. 

Vale ressaltar que todo tratamento com peeling deve ser indicado e acompanhado por um dermatologista após avaliação individualizada. 

Os tipos de peeling da ADCOS

A ADCOS possui dermocosméticos específicos para peeling facial e corporal,  que tratam a sua pele diariamente conforme o que ela necessita:

Para tratar manchas

Se você precisa de clareamento para suavizar manchas, marcas e uniformizar a pele do rosto, indicamos o Peeling Clareador de Manchas.

Ele é composto pelo Glico Renovador – Sérum Concentrado (que reúne os ácidos Glicólico, Mandélico, Salicílico e Lactobiônico), junto ao Melan-Off B3 Concentrado Clareador – Sérum para Manchas.

Esses produtos atuam em sinergia na renovação celular, despigmentação, inibição da melanina, tratam manchas e melasma e, também, protegem a pele contra os danos causados pela luz visível.

Peeling Antirrugas

Caso sua pele necessite de um tratamento antienvelhecimento intensivo para linhas e rugas profundas, você precisa conhecer o Peeling Antirrugas.

O Peeling Antirrugas é perfeito para peles maduras, pois apresenta tanto os benefícios renovadores do  Glico Renovador – Sérum Concentrado quanto a ação rejuvenescedora do Derma Complex Retinol + Ácido Hialurônico – Creme Anti-idade.

Este tratamento da ADCOS possui Retinol em sua máxima concentração e uma potente ação hidratante devido ao Ácido Hialurônico de baixo peso molecular presente em sua formulação.

Peeling Iluminador com Vitamina C

Se você busca uma pele mais iluminada, saiba que há um peeling ideal para o seu tipo de pele. O Peeling Iluminador com Vitamina C.

Nele você renova a pele com o Glico Renovador – Sérum Concentrado e a ilumina com o potente Derma Complex Concentrado Vitamina C 20 – Anti-Idade, deixando a sua pele mais renovada, lisa e uniforme.

Seus ativos também combatem a poluição e os radicais livres, tem ação antioxidante e estimula a renovação celular, além de prevenir e atenuar linhas e rugas.

Cuidados importantes pré e pós-peeling

Alguns tipos de peeling para o rosto necessitam de cuidados prévios que, se não realizados, podem interferir diretamente nos resultados do procedimento.

Para aplicar agentes químicos, por exemplo, sua pele deve estar limpa e desengordurada. A ADCOS oferece diferentes produtos para higienizar e demaquilar a pele antes do peeling facial

Durante o tratamento, o uso do protetor solar é mais do que obrigatório. Lembre-se que o peeling vai afinar a pele e deixá-la mais sensível aos raios solares e, por isso, a fotoproteção diária é indispensável.

Para isso, a nossa principal recomendação é o uso diário do Protetor Solar Fluid  FPS 70 – Colors Shield Protection, que além de possuir um altíssimo nível de proteção, ele cria um escudo protetor para a pele, evitando que ela sofra com a ação da poluição e dos radicais livres. Por possuir vitamina E em sua fórmula, ele irá ajudar a reforçar a hidratação e é indicado para todos os tipos de pele.

Após opeeling, utilize sabonetes neutros nos primeiros dias depois do procedimento e não esqueça de manter sua pele hidratada.

O peeling pode sensibilizar a pele. Por isso, observe como ela irá se comportar após o procedimento. Pessoas alérgicas, com a pele mais escura, portadoras de herpes e em tratamento com medicamentos mais fortes, devem conversar com seu médico para verificar as melhores condições de tratamento e evitar efeitos colaterais severos.

Em caso de irritação, recorra a produtos cicatrizantes, hidratantes e calmantes. A Emulsão Suavizante é uma ótima opção, pois acalma e diminui a vermelhidão enquanto hidrata e suaviza. 

Com ceramidas, pantenol e manteiga de karité, esse produto possui alto poder hidratante que, em associação aos probióticos e uma fórmula rica em ômegas, vitaminas e extrato de sálvia vermelha, reduz a vermelhidão e fortalece a barreira natural da pele.

Qual hidratante usar depois do peeling?

Opte por dermocosméticos com ação hidratante profunda e prolongada, com ativos que reequilibram os níveis hídricos da pele e reforçam a integridade da barreira cutânea, como, por exemplo, o Ácido Hialurônico, Aloe Vera, Niacinamida, Esqualeno Vegetal e Prebióticos.

Você encontra esses ativos nas formulações dos hidratantes ADCOS, elaborados para a biocompatibilidade com pele, dermatologicamente testados e com eficácia comprovada em estudos clínicos. 

Como incluir o peeling na rotina de cuidados

Ao realizar um peeling, comece pela higienização da pele. Ao lavar o rosto, é possível utilizar de produtos que contenham ativos responsáveis pela descamação das peles mortas, favorecendo a renovação do tecido.

Um exemplo disso é o Neoderm Complex Sabonete Glico-Ativo, que, de forma multifuncional, age de diferentes maneiras na pele. Ele limpa profundamente, uniformiza a textura, renova e ilumina, além de ser um esfoliante suave para a pele. Somado a isso, esse sabonete prepara o rosto para otimizar todos os outros tratamentos em seguida.

Outra forma é utilizando o Glico Renovador – Sérum Concentrado, que proporciona um tratamento anti-idade. Sua fórmula foi desenvolvida a partir da sinergia de diferentes ativos, como os ácidos mandélico, glicólico, lactobiônico e salicílico. O resultado é uma renovação celular segura, rápida e eficaz, podendo ser utilizada, inclusive, na pele mista e oleosa.

Dica para realizar o peeling químico e físico em casa

A higienização da pele é um dos cuidados diários mais importantes.

O Neoderm Complex Sabonete Glico-Ativo realiza uma limpeza profunda da pele enquanto a esfolia quimicamente, o que promove uma aparência mais fina, renovada e com aspecto iluminado.

Para renovar a pele, utilize juntamente com o Sabonete Glico-Ativo o Peeling de Hortelã Iluminador – Esfoliante, que é fácil de aplicar e retirar.

Ele é um potente esfoliante físico, com partículas ecológicas, e renovador celular, que promove o refinamento da pele. Também é indicado para o corpo e couro cabeludo.

Essa higienização pode ser feita 2 vezes por semana:

1) Utilize o Sabonete Glico-Ativo, espalhe pela pele e o mantenha na região aplicada.

2) Com ele ainda na pele, passe o Peeling de Hortelã Iluminador por cima, sem retirar o sabonete.

3) Esfolie levemente por um tempo e depois retire.

O resultado é imediato: você sentirá a sua pele mais macia, iluminada e com os poros reduzidos.

Estimule a produção de colágeno com peeling

O colágeno, substância que garante a sustentação, firmeza e saudabilidade da pele, é uma das proteínas mais abundantes em nosso corpo. 

No entanto, entre os 25 e 30 anos, é comum que a quantidade produzida comece a cair, ano após ano. 

O peeling, uma etapa da rotina dos apaixonados por skincare, pode auxiliar este estímulo. Esse método tem como principal objetivo a renovação celular, promovendo remoção das células mortas para que se dê lugar a um tecido novo e saudável.

De acordo com dermatologistas, as fibras de colágeno e elastina sofrem uma queda da produção quando chegamos na faixa dos 30 anos. Nessa idade, elas se desorganizam, o que causa irregularidade na renovação celular e faz com que a pele acabe perdendo, também, a hidratação.

As alterações hormonais, como no período pré e pós-menopausa, também são fatores que influenciam diretamente na produção de colágeno na pele, uma vez que propicia a perda de volume facial (densidade da pele), firmeza e elasticidade. 

Com isso, nossa pele acaba tornando-se mais fina e frágil, favorecendo o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Para conseguir tratar esses sinais, o peeling é a forma mais indicada de fazer com que como a Vitamina C, o Retinol e o Ácido Hialurônico e outros agentes antienvelhecimento sejam melhor absorvidos.

Nesse método, são utilizados, em sua maioria, os ácidos mandélico e glicólico, que potencializam a ação desses ativos anti-idade e auxiliam na sua penetração nas camadas mais profundas da pele.

Conheça outros conteúdos