Câncer de pele: quais partes do corpo mais precisam de proteção?

Câncer de pele: quais partes do corpo mais precisam de proteção? | ADCOS

No mês de dezembro, inicia-se uma das campanhas mais importantes da dermatologia: o Dezembro Laranja. No mês em que se inicia o verão, a atenção é voltada para a conscientização do câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele não-melanoma (mais comum e menos agressivo) atinge quase 180 mil pessoas ao ano no Brasil. Já com relação ao câncer de pele melanoma (mais raro, mas muito agressivo), foram quase 9 mil pessoas diagnosticadas somente em 2020.

Dados são preocupantes

Em pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em conjunto com o Datafolha, os hábitos de exposição solar do brasileiro são preocupantes. Cerca de 106 milhões de brasileiros se expõem de forma intencional nas atividades de lazer.

Desses, 70% da população possui mais de 16 anos. Em outro grupo, 60% não usa qualquer tipo de proteção solar no seu dia a dia (ou seja, mais de 95 milhões de pessoas que não se protegem de forma regular). E, ainda, seis milhões de brasileiros adultos não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago.

O que favorece o aparecimento do câncer de pele?

A exposição solar excessiva é a principal causadora do câncer de pele. Além disso, o bronzeamento artificial também pode favorecer o surgimento da doença, uma vez que a pessoa se expõe a métodos que envolvam a exposição de raios ultravioleta.

Contudo, pessoas com histórico de câncer de pele na família, pele clara, histórico prévio de outros cânceres e pessoas albinas também estão mais suscetíveis. Segundo a SBD, os números de incidência do câncer de pele são maiores do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago.

Explicamos a diferença entre os tipos de câncer de pele em um post que você pode conferir clicando aqui, além de formas de tratamento e prevenção!

Quais partes do corpo precisam de mais proteção?

O câncer de pele pode atingir qualquer tipo de pessoa, e em qualquer região do corpo, incluindo mãos, plantas dos pés, e sob as unhas. No entanto, as regiões mais comuns para o aparecimento dos dois tipos de carcinoma são as áreas mais expostas ao sol, como o rosto, cabeça, pescoço, nariz, lábios e dorso das mãos. Por isso, é preciso estar atento a qualquer novo sinal, mancha ou pinta na pele.

A ADCOS tem um compromisso com a prevenção do câncer de pele. Desde 1993, pesquisamos e desenvolvemos soluções inovadoras e eficazes em dermocosméticos. Colocamos a tecnologia e o conhecimento adquiridos em anos de estudos científicos sobre cosmética de tratamento na formulação de produtos específicos e adequados às necessidades da pele brasileira. É por conta disso que, hoje, a ADCOS tem a maior linha de fotoproteção do Brasil.

Para a prevenção do câncer de pele, a ADCOS indica o Protetor Solar Mousse FPS 50, com textura inovadora e ultraleve. Esse produto promove o disfarce imediato de imperfeições, poros e rugas, além de contar com um altíssimo fator de proteção. Com cinco tonalidades diferentes, ele se adapta ao seu tom de pele, deixando-a lisa, uniforme, com toque aveludado, e auxiliando na redução do brilho. Ele confere à pele um efeito blur, e contém em sua fórmula os ativos ácido hialurônico de muito baixo peso molecular e bisabolol, que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce e na restauração celular da pele.

Outra opção no extenso portfólio da ADCOS é o Protetor Solar Fluid Shield Protection FPS 70, destaque em congressos internacionais de dermatologia, comprovando sua máxima eficácia e excelência. Esse protetor solar conta com vitamina C em sua fórmula, protegendo a pele das agressões da radiação solar e, também, da poluição. Por possuir toque seco, evita que a pele fique com aspecto oleoso, sendo recomendado especialmente para peles normais e mistas. Seu ativo antipoluição funciona como uma blindagem para pele, tornando esse produto um verdadeiro escudo protetor.

Para quem prefere textura gel creme, o Filtro Solar FPS 40 Gel Creme é o ideal. Ele protege a pele dos efeitos imediatos e cumulativos da exposição ao sol, ajudando no combate ao envelhecimento e na prevenção de manchas. Ele é formulado com princípios ativos como a vitamina E, o extrato de camomila, de pfaffia e de cavalinha, além de conter sílicas e cargas absorvedoras de oleosidade. Dessa forma, garante fotoestabilidade de até seis horas, além de hidratar e auxiliar no combate aos radicais livres e ao fotoenvelhecimento.E, se você busca uma novidade para incluir na sua rotina de cuidados, a ADCOs tem como lançamento o Protetor Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto com Ácido Hialurônico. Esse protetor solar é composto por filtros 100% físicos, com ação anti-idade, indicado para peles normais, mistas e oleosas. Por conter ácido hialurônico em sua composição, proporciona hidratação profunda e prolongada, preenchendo as rugas e linhas de expressão. É ideal para a reaplicação ao longo dia, com cobertura natural, efeito mate, e em um formato prático e que cabe perfeitamente na sua necessaire.

Conheça outros conteúdos