Estimule a produção de colágeno com peeling

Mulher asiática de meia idade observando o rosto no espelho após realizar peeling

O colágeno, substância que garante a sustentação, firmeza e saudabilidade da pele, é uma das proteínas mais abundantes em nosso corpo. No entanto, entre os 25 e 30 anos de idade, é comum que a quantidade produzida comece a cair, ano após ano. O peeling, uma prática muito comum na rotina dos apaixonados por skincare, pode auxiliar este estímulo. Quer saber como funciona? A ADCOS te conta!

Qual o melhor peeling para a pele?

Nós já explicamos como o peeling e os sinais da idade podem ser reduzidos com o peeling nesse post aqui. Mas, se você é novo no Beleza com Saúde, saiba que esse método tem como principal objetivo a renovação celular, promovendo remoção das células mortas para que se dê lugar a um tecido novo e saudável.

De acordo com dermatologistas, as fibras de colágeno e elastina sofrem uma queda da produção quando chegamos na faixa dos 30 anos. Nessa idade, elas se desorganizam, o que causa irregularidade na renovação celular e faz com que a pele acabe perdendo, também, a hidratação.

As alterações hormonais, como no período pré e pós-menopausa, também são fatores que influenciam diretamente na produção de colágeno na pele, uma vez que propicia a perda de volume facial (densidade da pele), firmeza e elasticidade. Com isso, nossa pele acaba tornando-se mais fina e frágil, favorecendo o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Para conseguir tratar esses sinais, o peeling é a forma mais indicada de fazer com que ativos (como a vitamina C, o retinol e o ácido hialurônico) sejam melhor absorvidos. Nesse método, são utilizados, em sua maioria, os ácidos mandélico e glicólico, que potencializam a ação desses agentes químicos e auxiliam na penetração nas camadas mais profundas da pele.

Como incluir o peeling na rotina de cuidados

Ao realizar um peeling, comece pela higienização da pele. Ao lavar o rosto, é possível utilizar de produtos que contenham ativos responsáveis pela descamação das peles mortas, favorecendo a renovação do tecido.

Um exemplo disso é o nosso Sabonete Glico-Ativo, que, de forma multifuncional, age de diferentes maneiras na pele. Ele limpa profundamente, uniformiza a textura, renova e ilumina, além de ser um esfoliante suave para a pele. Somado a isso, esse sabonete prepara o rosto para otimizar todos os outros tratamentos em seguida.

Outra forma é utilizando o Sérum Renovador, que proporciona um tratamento anti-idade. Sua fórmula foi desenvolvida a partir da sinergia de diferentes ativos, como os ácidos mandélico, glicólico, lactobiônico e salicílico. O resultado é uma renovação celular segura, rápida e eficaz, podendo ser utilizada, inclusive, na pele mista e oleosa.

Como estimular a produção de colágeno

É possível repor o colágeno e estimular sua produção pela pele com simples ações no dia a dia e com mudança de hábitos. As carnes vermelhas, frutas ácidas, gelatina e folhas escuras, por exemplo, são ótimas fontes estimulantes da proteína.

No entanto, só a alimentação não é capaz de repor a quantidade suficiente, a fim de garantir uma melhor aparência da pele. Para isso, o uso de produtos tópicos, como os dermocosméticos, é bastante indicado.

A forma mais eficaz de repor o colágeno da pele é por meio de dermocosméticos que ajam com alta performance, como o Concentrado Volumizador. Esse é um gel creme anti-idade como efeito rejuvenescedor, ideal para tratar a flacidez e firmar a pele do rosto.

Desenvolvido com peptídeos, esse creme atua no reequilíbrio dos volumes e na recuperação da densidade da pele, aumentando a produção de proteínas e do colágeno. Além disso, ele auxilia na reparação dos danos do DNA, e, com formulação dos sacarídeos da peônia, recupera os contornos faciais. O resultado é uma pele com textura mais uniforme, com rugas reduzidas, e maior tonicidade.

Cuidados após o peeling

Para conquistar os melhores resultados, é preciso tomar cuidados após o peeling. Um hábito indispensável é usar o protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados ou lugares fechados. Isso porque a pele tende a ficar sensibilizada após o procedimento e os raios solares podem irritá-la ainda mais. Explicamos tudo o que você precisa saber sobre protetores solares nesse post aqui!

Inclua também em sua rotina outros três passos essenciais para uma pele bonita e saudável: higienização, tonificação e o uso de produtos anti-idade. O período da noite é ótimo para cuidar e dar uma atenção especial à pele, utilizando ativos como o retinol (que é fotossensível, podendo reagir de forma indesejada quando há exposição ao sol). Entenda mais sobre a rotina de cuidados noturnos e o papel dos principais ativos clicando aqui.

Conheça outros conteúdos