Área dos olhos: saiba como cuidar dessa região sensível

Área dos olhos: saiba como cuidar dessa região sensível | ADCOS

A pele da área dos olhos é uma das mais sensíveis, finas e delicadas do rosto. Por conta disso, deve ser tratada com cuidados especiais, e isso inclui a necessidade de produtos específicos para essa região. Hoje, a ADCOS irá te contar em detalhes tudo sobre a formação de rugas, olheiras e bolsas para que você possa evitar e manter o olhar com muita beleza e saúde. Confira!

Entenda mais sobre a área dos olhos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a área dos olhos é a região que indica os primeiros sinais de envelhecimento da pele por estar em constante movimento. É também um local bastante sensível e delicado devido a sua espessura. Por ser mais fina, a área dos olhos pode sofrer ainda mais com a exposição solar, resultando no aparecimento de rugas, linhas de expressão, bolsas e olheiras. Além disso, como usamos muitos músculos no rosto (seja para sorrir, falar, mastigar e afins), essa constante movimentação gera impactos a longo prazo.

Devido a essas características, bem como ao sistema linfático e circulatório específico das pálpebras, a pele dessa região também pode apresentar pigmentação escura que varia de azulada/acinzentada, devido ao acúmulo de pigmentos sanguíneos, e marrom, devido ao acúmulo de melanina. Produtos para a região devem conter ativos que melhorem a parte vascular, com o intuito de reduzir os pigmentos e desacelerar o envelhecimento da área dos olhos, sem causar irritações. Além disso, dermocosméticos para a área dos olhos devem ser desenvolvidos sem ativos irritativos, com pH da lágrima e textura adequada para não escorrer e, por estar muito próximo dos olhos, causar irritação ocular. Desta forma, a pele da área dos olhos exige tratamentos específicos, complementares aos dermocosméticos utilizados na pele da face.

Outro ponto importante é a higienização da região dos olhos. É preciso remover todas as impurezas, principalmente resíduos da região, no final do dia. Assim, a pele fica pronta para receber o tratamento dermocosmético. Com esse hábito, é evitado o acúmulo de impurezas que favorecem a irritação e o risco de desenvolver infecções oculares. Sabonetes neutros, demaquilantes e soluções micelares são as melhores opções para a remoção.

Um exemplo para isso é o Sabonete Neutro de Aloe Vera, que higieniza a pele sem agredir, deixando uma sensação suave e levemente perfumada. É ideal para a higiene facial diária, formando uma espuma densa e cremosa e mantendo a hidratação natural da pele. Já o Demaquilante Bifásico é ideal para remover maquiagem resistente à água, de forma não agressiva, mantendo o cuidado com a pele do rosto. Livre de parabenos e com ação antioxidante, ele pode ser usado na região dos olhos sem medo, já que não causa ardência ou irritação.

A Água Micelar também pode ser incluída na rotina de cuidados da área dos olhos, ajudando a retirar a maquiagem (especialmente máscara de cílios, sombras e lápis). A água micelar da ADCOS possui 9 benefícios para a pele: demaquila, limpa, tonifica, purifica, reequilibra, hidrata, regenera, acalma e protege, além de ser uma solução não oleosa e de rápida absorção. Com isso, ela deixa a pele pronta para seguir com a sua rotina de cuidados, bem cuidada e saudável.

Como surgem as rugas, as olheiras e as bolsas na área dos olhos?

A região dos olhos está em constante movimentação, a musculatura das pálpebras realiza movimentos de contração rápida tanto para piscar como para lacrimejar. Devido a essa movimentação e a influência dos fatores externos, a área dos olhos é responsável por grandes números de rugas e linhas de expressão.

Para tratar e combater esse envelhecimento ao redor dos olhos, é importante manter uma rotina de tratamento com antioxidantes que evitam o surgimento precoce de rugas, flacidez e manchas, bem como tratamentos que estimulem a síntese de colágeno, a renovação celular e a aparência cansada. Os antioxidantes, como a vitamina C, neutralizam os radicais livres, além de firmar e clarear, combatendo a oxidação celular. Outro produto indicado para melhorar a textura da região é o retinol, derivado da vitamina A capaz de estimular a renovação celular, diminuir as rugas profundas e amenizar a flacidez.

A SBD define a olheira como colorações marrom ou arroxeadas na pele, na região periocular. No entanto, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, é indicado buscar um dermatologista para entender a principal causa do problema. Podendo ser até mesmo por histórico familiar, elas causam desconforto e deixam a pele sem uniformidade, com aparência de cansaço em evidência.

Existem quatro tipos de olheiras:

> Constitucionais: onde há pigmento na pele, geralmente marrom;

> Vasculares: excesso de retenção de líquidos, geralmente azuladas,

> Sanguíneas: coloração arroxeada, acúmulo de hemoglobina; e

> Melânicas: acúmulo de melanina por fatores hormonais e exposição excessiva ao sol.

As bolsas são consequências do acúmulo de líquido ou gordura, e proporcionam um efeito visual de uma sombra abaixo dos olhos. Alguns fatores influenciam no agravamento das bolsas. Alguns exemplos mais conhecidos são a privação do sono, a má alimentação, ingestão de muito sal, bebidas alcoólicas, além do tabagismo. No caso do acúmulo de gordura, o processo de envelhecimento, a flacidez, o comprometimento dos músculos e ligamentos que sustentam a face são os influenciadores.

Entenda como proteger e cuidar da área dos olhos

Uma dúvida muito comum em relação aos produtos é a quantidade ideal para aplicação deles. Não é recomendado aplicar uma quantidade muito grande de produto para área dos olhos. Afinal, a pele na região é bem fina e, quanto menor a quantidade, maior a absorção. Utilize pequenas gotas e espalhe de fora para dentro, massageando de forma circular em volta dos olhos para estimular o sistema linfático.

Saiba como cuidar da área dos olhos da forma ideal | ADCOS

Saiba como cuidar da área dos olhos da forma ideal | ADCOS

Outra dica importante é não esquecer de passar protetor solar na região logo após utilizar seus produtos de tratamento. Escolha um protetor oftalmologicamente testado, pois eles protegerão a região sem risco de reação.

Não esqueça de remover adequadamente a maquiagem e os produtos utilizados na área dos olhos. Utilize produtos específicos para a região. Mantenha sempre cuidados específicos para a área, a hidratação em dia e a higienização certa. Dessa forma, você protegerá a área dos olhos e a deixará mais bonita e bem cuidada.

Vitamina C para os olhos

Para ajudar com as olheiras, o Derma Complex Vitamina C Área Olhos é capaz de reduzir bolsas e olheiras, diminuindo o aspecto de cansaço e o inchaço. O produto promove ação antirrugas e deixa o contorno dos olhos mais firme. Além disso, combate os radicais livres, hidrata, devolve maciez e suavidade à área. Ele é hipoalergênico e oftalmologicamente testado, cruelty-free, vegano e sem perfume.

Ação renovadora

Para tratar as linhas de expressão e rugas na área dos olhos, além de hidratar, iluminar e amenizar os sinais de cansaço, utilize o Derma Complex Retinol Área Olhos. Ele combina o ácido hialurônico com o retinol em sua máxima concentração, renovando a pele da região, firmando e reduzindo o inchaço do local. Outro benefício desse dermocosmético é que ele promove a produção de colágeno. Além disso, age na microcirculação sanguínea, favorecendo a drenagem, uniformizando o tom da pele, melhorando a textura e seu viço.

Um produto que é novidade no portfólio da ADCOS é o Hyalu 6 Área Olhos, que possui quatro tipos de ácido hialurônico e dois bioestimuladores. Com ação antirrugas, é o produto perfeito para hidratação intensa na região dos olhos. Ele promove o disfarce imediato das imperfeições da pele, preenchendo as rugas e linhas finas, com um efeito iluminador para a região. Você pode conferir detalhes sobre essa novidade clicando aqui, com um post exclusivo sanando todas as dúvidas e explicando toda a sua ação na pele!

Células-tronco para a área dos olhos

Um creme anti-idade indicado para combater os efeitos do envelhecimento que afetam a beleza da pele é o Cell Complex Área Olhos. Ele é um ultraconcentrado que atenua rugas e devolve o aspecto jovial à pele desvitalizada, promove o efeito lifting na região, renova e firma a área dos olhos. Ele protege as células-tronco da pele fina ao redor da área e estimula sua capacidade de divisão atuando, também, como creme para tratamento de olheiras. É oftalmologicamente testado e indicado para peles adultas e desvitalizadas, com sinais da idade moderada.

Conheça outros conteúdos