Olheiras: veja como a Vitamina C e outros ativos tratam e clareiam a região dos olhos

As olheiras são características que incomodam homens e mulheres de várias idades. Existem quatro tipos delas e é possível clarear alguns. Saiba mais sobre o assunto e conheça os ativos que ajudam a amenizar as olheiras, além de iluminar a área dos olhos, como a Vitamina C.

Saiba mais sobre as olheiras

As olheiras são marcas escurecidas ao redor dos olhos e são comuns em homens e mulheres por, basicamente, dois motivos: concentração de melanina na região e dilatação dos vasos sanguíneos, como explica a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional do Rio de Janeiro. Existem quatro tipos de olheiras: as constitucionais, as sanguíneas, as melânicas e as vasculares (as duas últimas são conhecidas como olheiras pigmentares e podem ser tratadas com procedimentos e dermocosméticos).

Conseguimos enumerar algumas situações que contribuem para a formação de olheiras, como por exemplo a falta de sono, de hidratação, a exposição ao sol, a perda de colágeno e a genética. Além disso, o uso de cigarro e álcool, alergias, carência de vitaminas, medicamentos e alterações hormonais também podem propiciar o surgimento das olheiras.

Procure sempre se alimentar bem, ter boas noites de sono, evitar álcool, hidratar a região e beber bastante água, e não esqueça de proteger a área dos olhos com protetor solar sempre.

Alguns ativos são capazes de clarear e cuidar da região, conheça quais são eles.

Vitamina C para a área dos olhos

A Vitamina C é um potente antioxidante que auxilia na remoção de melanina, ajuda a clarear a região e combate manchas escuras. Não é à toa que a substância está entre os ingredientes clareadores e iluminadores mais usados do momento e é indicada pela maioria dos dermatologistas. Os seus benefícios para a pele são inúmeros, como a inibição da produção de tirosinase, enzima responsável por produzir a melanina. Traz ainda a revitalização da pele, proteção contra os danos causados pelos radicais livres, entre outros.

Por isso, a Vitamina C é um ativo ideal para agir nas olheiras, principalmente a melânica, que são acastanhadas e causadas pelo acúmulo de melanina na região. Além disso, ela também estimula a síntese de colágeno, a produção de elastina, reduz rugas, revitaliza, reforça a sustentação e firmeza da pele, além de clarear, diminuir bolsas e o aspecto de cansaço. Sem dúvidas, a Vitamina C é uma substância eficaz e benéfica para a nossa pele.

Invista no Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico é um ativo bastante indicado por dermatologistas. Ele ajuda a eliminar os radicais livres, que causam o envelhecimento da pele e que, em excesso, podem ser tóxicos ao nosso organismo. Ele é produzido naturalmente pelo nosso corpo, mas com o passar do tempo sua produção diminui e precisa ser reposto. Sua ausência afeta a pele, propicia o surgimento de rugas, de flacidez e a perda do viço. O Ácido Hialurônico é capaz de reter alta quantidade de água e manter a pele hidratada.

Como dissemos anteriormente, manter a hidratação da pele em dia é uma das dicas para evitar que as olheiras surjam. Você também pode realizar um preenchimento com a substância na região dos olhos, completar os espaços entre as células e suavizar tanto as linhas de expressão quanto o olhar cansado (nesse caso nem todos os tipos de olheiras serão amenizados, portanto, converse com seu dermatologista e ele indicará o melhor tratamento para você).

Já o Ácido Tranexâmico, além de diminuir a produção de mediadores inflamatórios que estimulam a síntese de melanina, também inibe a tirosinase, enzima que produz melanina. Todos esses ativos são ótimos para o clareamento de olheiras, portanto, caso os encontre em alguma composição, converse com seu dermatologista e invista no dermocosmético.

Outros ativos importantes

Existem outros ativos que também agem no clareamento das olheiras. O Haloxyl™ ativa a eliminação de pigmentos sanguíneos e é ideal para combater as olheiras vasculares. Ele ilumina os círculos pesados ao redor dos olhos, reduz as olheiras, tem efeito anti-inflamatório e ainda reforça a firmeza e o tônus da região.

A Dermochlorella® é o extrato de uma microalga verde rica em proteínas e é ideal para as olheiras vasculares. A substância reduz a formação dos vasos sanguíneos, melhora a microcirculação vascular comprovadamente, auxilia na redução de olheiras e bolsas e previne a degradação da elastina e do colágeno, estimulando também sua produção.

Derma Complex Vitamina C Área Olhos

Para reduzir as olheiras e bolsas, diminuir o inchaço e o aspecto de cansaço, a Vitamina C Área Olhos é o dermocosmético ideal. Ela também promove ação antirrugas e deixa o contorno dos olhos mais firme, além de combater os radicais livres. Com ação antioxidante, iluminadora, firmante e antifadiga, seus resultados são comprovados a partir de 30 dias de uso contínuo. Em sua composição, você encontra a Vitamina C e o Haloxyl™, que clareiam, possuem efeito anti-inflamatório e eliminam os pigmentos sanguíneos da região.

Melan-Off clareador de olheiras

O Melan-Off Clareador de Olheiras atua no clareamento das olheiras castanhas e azuis, graças à associação de ativos presentes em sua formulação. O produto também estimula a circulação sanguínea do local e possui pigmentos que proporcionam disfarce ótico imediato das olheiras.

Além de você encontrar a Vitamina C, o Haloxyl™, o Ácido Hialurônico e o Ácido Tranexâmico em sua composição, também possui Ginkgo Biloba (estimula a circulação), Cafeína (melhora a circulação), Phe-resorcinol (ação clareadora) e a Niacinamida (ação anti-inflamatória e antiglicante).

Retinol Área Olhos

Se você busca um produto que tenha foco em tratar rugas na área dos olhos, o Retinol Área Olhos é a escolha certa. Ele também ameniza sinais de cansaço, reduz o inchaço da região e firma, perfeito para quem possui bolsas no local. Este dermocosmético ainda tem Ácido Hialurônico, Syn-Ake® e Retinol em sua composição, com potente ação renovadora e hidratante, deixando a pele iluminada.

Ele também possui Dermochlorella® entre seus princípios ativos, que reduz a formação de vasos sanguíneos, melhora a microcirculação vascular e auxilia na redução de bolsas e olheiras, além de ter um aplicador super fácil para essa região sensível. 

Conheça outros conteúdos