Oxidação e o envelhecimento precoce da pele: saiba como minimizar

O envelhecimento da pele é algo natural e acontece quando, além do processo natural provocado pela idade, há uma aceleração da flacidez, rugas e manchas, devido aos hábitos de vida e fatores do ambiente. Alguns dos motivos que podem acelerar o envelhecimento está a oxidação da pele, causada pela exposição excessiva ao sol, poluição, alterações hormonais, alimentação desequilibrada e o estresse. No conteúdo de hoje, o Beleza com Saúde da ADCOS explica o que é e como minimizar os efeitos da oxidação, com os cuidados certos para sua pele.

O que é a oxidação da pele?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a oxidação é um dos principais fenômenos que agem no envelhecimento da pele. A oxidação altera a função das células e danifica o metabolismo celular, o que faz com que a pele tenha o processo de regeneração mais lento. Quando combinada a fatores externos, como a luz solar em excesso sem proteção e até mesmo a má alimentação, pode potencializar o aparecimento de rugas, perda de viço e luminosidade da pele.

É possível evitar o processo de oxidação da pele?

Há maneiras, sim, de retardar a oxidação da pele e, dessa forma, minimizar o aparecimento de rugas, linhas de expressão e manchas, segundo a SBD. O uso diário do protetor solar e de dermocosméticos com ação antienvelhecimento (a partir dos 25 anos), uma alimentação saudável, aliada a exercícios físicos, são algumas das formas.

Como os antioxidantes evitam a oxidação da pele?

Os antioxidantes são essenciais no combate ao envelhecimento da pele. Eles neutralizam os radicais livres (moléculas que oxidam as células), que impulsionam o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Existem dois tipos de antioxidantes: os enzimáticos, produzidos naturalmente pela pele, e os não enzimáticos, como as Vitaminas C e E, o betacaroteno e os flavonoides. Além de agirem no combate ao envelhecimento, essas substâncias protegem a pele de agentes agressores externos, como a poluição, a radiação infravermelha e a fotossensibilidade.

Onde encontrar os antioxidantes?

Você pode encontrar antioxidantes em alguns alimentos, que contribuem para manter sua pele saudável e jovem por muito mais tempo, como explica esse artigo da BBC Brasil. A Vitamina C, por exemplo, pode ser encontrada em frutas cítricas, e protege a pele contra os danos causados pela exposição à radiação solar. Enquanto isso, a Vitamina E, presente em grãos e sementes oleaginosas, pode impedir danos causados pelos radicais livres associados a doenças como artrite ou catarata.

Alguns produtos com antioxidantes para minimizar a oxidação da pele

Produtos com antioxidantes para minimizar a oxidação da pele

O uso de produtos com substâncias antioxidantes em sua composição, junto ao protetor solar, protege a pele e diminui os danos causados pelos raios ultravioletas, como as manchas e o envelhecimento precoce. Aplique o antioxidante sempre antes do protetor solar e mantenha sua pele muito mais protegida.

A Vitamina C é um poderoso antioxidante, porque reduz danos causados pelos radicais livres decorrentes da exposição da pele à poluição, radiação UV e infravermelha. E você pode incluir esse ativo em todas as fases de cuidados da pele, desde a higienização até a proteção solar.

A higienização da pele é uma das etapas fundamentais para uma pele saudável. O Sabonete Iluminador com Vitamina C, promove limpeza equilibrada combinada com ações multifuncionais, como ação antioxidante, detox, antipoluição, rejuvenescedora e iluminadora. Ele ainda estimula e preserva a hidratação natural da pele e contém a consagrada Vitamina C, que repara o envelhecimento da pele desde a etapa da higienização.

O Tônico Iluminador com Vitamina C regula, reestrutura, repara e regenera a pele, além de formar um verdadeiro escudo, que restaura o equilíbrio da pele, a fim de preservar e reparar o colágeno. Experimente utilizar o Tônico Iluminador com Vitamina C durante todo o dia – por ser no formato de spray pode tornar esta prática mais fácil, com um boost de benefícios para sua pele.

O Concentrado Vitamina C 20 é um sérum com agentes que combatem os radicais livres, entre eles, 3 tipos de Vitamina C (a pura, a vetorizada e a glicosilada), além do Ácido Ferúlico que potencializa os efeitos desses ativos. Possui ação antioxidante e é antipoluição, devido aos ativos que trazem luminosidade, reduzem rugas e aumentam a firmeza. Essa Vitamina C possui rápida absorção e fácil espalhabilidade. É ideal para todos os tipos de pele, principalmente as desvitalizadas, secas e normais. Este sérum tem comprovada ação na redução de rugas e melhora da uniformidade da pele.

Já a Vitamina C 20 ADCOS, protege e repara o DNA celular, neutraliza os radicais livres, protege e estimula o colágeno e a elastina, além de clarear e trazer luminosidade. Contém Ácido Ferúlico e Carcinina, que juntos proporcionam alta carga antioxidante, antiglicante e detox, que preservam e previnem o envelhecimento. Possui 20% de Vitamina C pura, que promove revitalização, melhora a elasticidade e a firmeza, com efeito mate e toque seco. Com textura em creme, é indicada para peles oleosas, acneicas e mistas.

Use protetor solar para minimizar a oxidação da pele

Como explicamos, para evitar e minimizar os efeitos da oxidação da pele, a fotoproteção é fundamental. Listamos a seguir alguns protetores solares ADCOS para que você conheça. Caso queira conferir nossa linha completa de protetores solares, basta clicar aqui.

O  Protetor Solar Mousse FPS 50 foi desenvolvido com tecnologia de ponta e pensado para atender às necessidades das peles brasileiras. Sua proposta também é a de reduzir a oxidação, glicação e irritação da pele, graças à fórmula pensada com agentes calmantes e antiglicantes. É o único que alia FPS 50, Efeito Blur e filtros 100% minerais e inorgânicos. Está disponível em cinco tonalidades e garante cobertura natural, disfarce de rugas e poros e pele protegida ao mesmo tempo. Protege o DNA celular contra poluição, responsável principalmente pela pigmentação da pele, raios ultravioletas, luz visível e infravermelho e é resistente à água.

O Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80 contém Vitamina C, que promove ação antioxidante, antienvelhecimento e antiglicante (reduz a destruição do colágeno da pele). Além de Ácido Hialurônico, que hidrata e preenche rugas. Esse protetor protege contra a radiação UVB, UVA, UVA longo, infravermelho e luz visível, e foi desenvolvido para uso diário e para todos os tipos de pele. Com o dobro de resistência à água das texturas tradicionais, está disponível em cinco cores que se adaptam às diferentes tonalidades da pele, inclusive aquelas extremamente sensíveis a queimaduras solares.

O Protetor Solar Shield Protection FPS 70, que está presente em 7 versões (incolor, tonalizante, ivory, peach, nude, beige e bronze). Todas elas possuem rápida absorção, efeito mate e toque seco, e não deixam a pele com aspecto oleoso. A Vitamina C presente na fórmula protege a pele contra as agressões da radiação solar e da poluição. As versões Colors (ivory, peach, nude, beige e bronze) possuem Ácido Hialurônico para ação hidratante e antienvelhecimento. A versão incolor também protege dos danos causados pela radiação devido a um ativo específico que imita a melanina da pele.

Conheça outros conteúdos