Cuidados com a pele negra: passo a passo para manter a pele saudável e radiante

A pele negra possui maior quantidade de melanina – proteína que age como protetora natural. No entanto, este tipo de pele também precisa de cuidados diários para mantê-la saudável e radiante. Neste post, o blog Beleza com Saúde da ADCOS vai te ensinar a como cuidar da pele negra.

Quais são as características da pele negra?

Segundo a classificação de fototipos de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele negra é totalmente pigmentada, ou seja, possui altos níveis de melanina.

Neste tipo de pele, a produção de glândulas sudoríparas é maior, o que aumenta a tendência à oleosidade e ao desenvolvimento de acne. Além disso, possuem mais colágeno, assim as peles negras são mais elásticas e resistentes aos sinais da idade, como rugas e linhas de expressão.

Quais são os principais problemas enfrentados pela pele negra?

Por possuir mais melanina, a pele negra tem maior facilidade de sofrer com melasma  e outras manchas, que podem ser agravadas com a exposição solar sem proteção adequada.

A tendência à oleosidade deste tipo de pele favorece o surgimento da acne e da foliculite, uma infecção de pele motivada por bactéria, vírus ou fungo e até mesmo por uma inflamação na raiz do pelo, que geralmente acontece após algum procedimento de depilação, atrito provocado por roupas apertadas ou lesão ao se barbear. Você pode reconhecê-la pela aparência: pequenas espinhas de pontas brancas ao redor de um ou mais folículos pilosos.

Como cuidar da pele negra? Confira o passo a passo!

Como qualquer outro tipo de pele, a negra também precisa de uma rotina de cuidados para mantê-la iluminada e, principalmente, saudável. A seguir listamos produtos para seu protocolo diário.

1)     Higienização

A pele negra, por possuir glândulas sebáceas maiores, produz uma quantidade elevada de sebo e, como consequência, se torna mais oleosa. Por essa razão a limpeza diária é muito importante para evitar a formação da acne.

Para esse passo, recomendamos o sabonete Acne Solution Sabonete Antiacne, que limpa profundamente e possui ação secativa, cicatrizante e anti-inflamatória. Este dermocosmético contém uma poderosa combinação de princípios ativos que possuem ação antimicrobiana e queratolítica, como o Ácido Lático e Ácido Salicílico.

2)     Hidratação

Como a pele negra tem predisposição à oleosidade, é essencial optar por dermocosméticos ideais para esse tipo de pele, como é o caso do Derma Complex Sérum Hidratante da ADCOS. Seus poderosos princípios ativos auxiliam na prevenção dos primeiros sinais do envelhecimento e promovem hidratação intensiva e prolongada. Este dermocosmético é totalmente livre de óleo e, com a presença do Ácido Lactobiônico em sua fórmula, garante efeito rejuvenescedor da pele.

3)    Fotoproteção

Mesmo com mais resistência à exposição solar do que os outros tipos de pele, a negra também necessita de fotoproteção. Quem possui esse fototipo deve usar protetor solar com FPS de no mínimo 30, mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados. Além disso, a SBD indica que a reaplicação seja feita a cada duas horas.

Recomendamos o uso de protetor solar com cor, para também proteger a pele dos danos que podem ser causados pela luz visível – luz proveniente de lâmpadas e telas de aparelhos eletrônicos como celulares e computadores. O Protetor Solar Tonalizante FPS 40 Fluid possui textura fluida e sílicas antibrilho, que ajudam a controlar a oleosidade excessiva da pele, além de proteger o colágeno. Dentre os ativos desse protetor solar estão a Vitamina E, que proporciona ação antioxidante e antienvelhecimento; a Alantoína, que acalma e repara a pele; e o Alistin, que atua na proteção do DNA celular, prevenindo e reparando a pele do processo de glicação. Esse protetor possui tonalidades que se adaptam bem para a pele negra, que são as cores bronze e ebony.

O poder da Vitamina C para a pele negra

O alto nível de melanina da pele negra colabora com o surgimento de manchas na pele, o que pode ser evitado com utilização diária de protetor solar e produtos compostos com Vitamina C.

O Derma Complex Concentrado Vitamina C 20, que possui 20% de Vitamina C, atua com a  uniformização do tom da pele, revela a luminosidade e estimula a produção de colágeno, promovendo ação antienvelhecimento. Além disso, este dermocosmético possui Ácido Ferúlico para completar a associação de antioxidantes que agem na proteção contra os efeitos da poluição e da radiação.

#DicaADCOS: o Retinol é um aliado da pele negra!

O Retinol é um poderoso ativo que atua na renovação celular, redução das linhas de expressão e uniformização da textura e do tom da pele. Também devolve a luminosidade, deixando-a ainda mais radiante.

Com todos os benefícios deste ativo, contamos com o Derma Complex Retinol + Hialurônico, que proporciona os efeitos renovadores do Retinol sem sensibilizar a pele. Esse dermocosmético possui efeito imediato e 12 horas de liberação prolongada. Também promove o rejuvenescimento de dentro para fora, com absorção de grande quantidade de água, que auxilia na hidratação da pele.

Conheça outros conteúdos