Previna o melasma neste verão com uma rotina de cuidados simples e prática

Uma das queixas mais comuns no verão é o aparecimento ou a piora do melasma. Essas manchas escuras na pele, que geralmente atingem áreas como bochecha, nariz e testa, podem ser evitadas com uma rotina de cuidados simples e prática. Neste post, o Beleza com Saúde da ADCOS selecionou dicas para você prevenir o melasma na estação mais quente do ano. Confira!

O que é melasma?

O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas na pele de tom amarronzado. Ele geralmente aparece na face, mas também pode surgir em outras áreas como o colo e os braços. Segundo o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, não há uma causa definida para o surgimento do melasma, no entanto, o distúrbio geralmente está relacionado ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar.

Entre outros fatores que podem desencadear o melasma estão a exposição ao calor, à luz ultravioleta e, até mesmo, a luz visível, que está presente nos raios solares e também em lâmpadas comuns e aparelhos eletrônicos, como computadores, celulares e tablets. Além disso, a distúrbios hormonais e a predisposição genética também influencia no surgimento do melasma.

Como prevenir o melasma?

A melhor forma de prevenir o aparecimento do melasma é a proteção solar. Como o distúrbio também é causado pela luz visível, uma dica é optar por um protetor solar com cor que, além de proteger contra os raios UVA e UVB e uniformizar o tom da pele, também funciona como barreira para a luz vinda das lâmpadas e aparelhos eletrônicos.

Outra medida importante é a reaplicação do protetor solar. Para manter a proteção adequada durante todo o dia, o ideal é que o fotoprotetor seja reaplicado de duas em duas horas. As pessoas com melasma devem também utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis. Essas medidas de proteção devem ser realizadas diariamente, mesmo que você esteja em um lugar fechado ou o dia esteja nublado ou chuvoso.

Melasma: como escolher o protetor solar ideal?

Para te ajudar a prevenir o melasma durante este verão, selecionamos três protetores solares:

1- Filtro Solar Tonalizante FPS 55 Base Stick: com alta proteção solar contra raios UV e luz visível, o Filtro Solar Tonalizante FPS 55 Base Stick é um protetor solar com cor que une a função de dois produtos em um só: garante cobertura intensa e disfarce imediato de imperfeições da pele. O produto possui embalagem é prática e portátil, que permite a reaplicação, além de estar disponível em 5 tonalidades.

2- Filtro Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto: com fórmula composta por filtros 100% minerais e possui 5 diferentes tonalidades, o Filtro Solar Tonalizante FPS 50 Pó Compacto é um protetor solar em pó que conta com cobertura de maquiagem e proteção dos raios UVA, UVB, IV e da luz visível. É resistente à água, minimiza poros visíveis e linhas finas, previne o envelhecimento e manchas, além de ter embalagem prática e portátil.

3- Protetor Solar Fluid Máxima Proteção FPS 99 Tonalizante: ideal para peles sensíveis ao sol, o Protetor Solar Fluid Máxima Proteção FPS 99 Tonalizante possui altíssima proteção contra os raios solares. Sua composição conta com Ácido Hialurônico de baixo peso molecular, um potente ativo com ação antienvelhecimento e antioxidante, que ainda protege a pele da luz visível. O dermocosmético é resistente à água, possui textura fluida, fácil e com agradável espalhabilidade que evita que a pele fique com o aspecto esbranquiçado.

Conheça outros conteúdos